Enter your keyword

O que é gestão por competência? Entenda mais!

O que é gestão por competência? Entenda mais!

O que é gestão por competência? Entenda mais!

Entender o que é gestão por competência é o primeiro passo para implementar um modelo mais compatível com o mundo de hoje. Isto é, em um contexto no qual o capital humano se tornou um dos principais ativos, priorizá-lo é uma excelente medida de desenvolvimento organizacional.

O conceito, nesse sentido, diz respeito à metodologia ou framework no qual o critério fundamental para tomar decisões é reduzir gaps de competência. Assim, olhamos para os resultados como consequência de um processo, entendendo que desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes é a melhor estratégia para alcançá-los.

Quer entender a gestão por competências mais a fundo? Continue a leitura deste conteúdo para conhecer os principais tópicos e ganhar uma ferramenta importante para o crescimento da sua empresa!

Qual é a importância da gestão por competência?

A importância da gestão por competências pode ser facilmente entendida ao elaborarmos o mapa estratégico da organização. Por meio dele, podemos estabelecer quais são os objetivos e a visão empresarial- sob o prisma do balanced scorecard – e, nesse sentido, definir as competências para concretizarmos tais objetivos.

Grosso modo, a gestão por competências possibilita um melhor desempenho dos processos ligados ao aprendizado e crescimento, e isso repercute nas demais alavancas e perspectivas do negócio

Além disso, na Era da Informação, precisamos enfrentar cenários de mudanças rápidas e constantes. Logo, com a demanda por aprendizado constante, pautar as decisões com base nos efeitos para o capital humano é a medida mais adequada aos tempos de hoje.

Como aplicar a gestão por competência na sua empresa?

A implementação ocorre com o aprofundamento de ações que, em geral, já são atribuições do RH. Logo abaixo, listamos quatro sugestões para colocar em prática imediatamente.

Mude o sistema de incentivos

O primeiro passo é redefinir as formas de recompensas e reconhecimento na empresa. Os benefícios e planos de carreira terão como base os conhecimentos, habilidades e atitudes que o profissional aporta e que a função exige, muito mais do que as realizações internas. É uma forma de pensar no longo prazo, e não apenas em situações pontuais.

Faça um diagnóstico constante

Mapear competências é outro passo importante. Além disso, com uma compreensão mais adequada das necessidades de cada função é mais fácil identificar os gaps de cada colaborador e assim investir mais tempo e recurso nos processos de capacitação e desenvolvimento.

Adote uma postura proativa

A visão do RH também deve estar em constante mudança. Na gestão por competências, o setor assume a dianteira e tem grande autonomia para buscar treinamentos para a equipe, alinhar expectativas, definir metas e contribuir, de forma ativa, para uma agenda estratégica junto aos demais setores.

Forme líderes

Para que a gestão por competências ocorra no nível das equipes, os líderes precisam ser qualificados dentro dessa nova orientação. Serão pessoas responsáveis não apenas por avaliar com base nas competências identificadas, mas por inspirar e apoiar o desenvolvimento de pessoas, inclusive, com habilidades de mentoria e coaching.


Quais são os benefícios?

O modelo coloca as competências como norte para que as empresas alcancem os seus objetivos, dentre os inúmeros benefícios, mencionaremos alguns.

Satisfação dos colaboradores

Novos desafios, líderes adequados e investimentos na carreira deixarão os profissionais mais satisfeitos. Ademais, existirá uma preocupação do RH com o clima organizacional e com a motivação, pois afetam diretamente nos resultados.   

Crescimento do capital humano

Ao promover o aprendizado, haverá redução dos gaps de competências e a criação de uma força de trabalho mais capacitada e eficaz para enfrentar as mudanças e desafios do ambiente laboral e do mercado concorrencial.

Retenção dos colaboradores

O modelo, por fim, torna a proposta de valor para o colaborador mais adequada. Isto é, a empresa oferece uma perspectiva de desenvolvimento profissional, gerando um diferencial para atrair e reter talentos.  

Com este conteúdo você pôde entender o que é gestão por competência, e perceber que é um caminho interessante para promover mudanças no RH. Ao adotá-la, total ou parcialmente, sua empresa estará mais preparada para lidar com os desafios do mundo de hoje.

Se quiser receber outras dicas de gestão de pessoas e de RH, assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos com as melhores práticas do setor!

Equipe Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.