Enter your keyword

Saiba como estabelecer metas na empresa que possam ser cumpridas

Saiba como estabelecer metas na empresa que possam ser cumpridas

Saiba como estabelecer metas na empresa que possam ser cumpridas

Saber como estabelecer metas na empresa é fundamental para quem busca se desenvolver e alcançar um lugar de destaque no mercado. No entanto, no momento da elaboração de metas, é fundamental considerar a humanização dos colaboradores, com o intuito de não os sobrecarregar, mantê-los engajados e produtivos.

Por ser uma tarefa desafiadora para alguns gestores, elaboramos este conteúdo para falar sobre algumas dicas de como traçar metas eficientes para o seu negócio. Confira!

Defina um objetivo

É necessário estabelecer um objetivo, já que isso contribui para o comprometimento de todos os envolvidos nos processos da companhia. Uma boa ideia é anotá-lo e deixá-lo em local de destaque, para que todos possam ter acesso fácil e revisá-lo sempre que preciso.

Crie metas de curto, médio e longo prazo

Para manter o engajamento, é primordial que existam metas mais simples de alcançar, enquanto se está na trajetória de um plano mais desafiador. As pequenas conquistas são o combustível ideal para que a equipe continue no caminho do aperfeiçoamento e sucessos contínuos.

Invista no método SMART

A sigla SMART representa as seguintes palavras em inglês: Specific, Mensurable, Achievable, Realistic e Time-based. Veja a seguir o significado de cada uma.

S- Specific (seja específico)

Ao estabelecer as metas para a empresa, é importante ser específico. Os propósitos devem ser claros, por isso, estipule algo como “dentro de 12 meses quero alavancar as vendas do produto X em 20%”. Para que isso aconteça, vamos investir a quantia de “Y” em ações de marketing e estratégias digitais. Dessa forma, o objetivo se torna mais concreto.

M- Measurable (determine objetivos mensuráveis)

Para atingir uma meta, você deve acompanhá-la de perto. Então, mensure os resultados dos esforços feitos com frequência e verifique se está no caminho certo, ou veja se é necessário mudar de estratégia. Vale também ficar atento à situação financeira e patrimonial da organização. Por exemplo, caso deseja abrir uma nova filial, avalie o risco envolvido nessa empreitada e projete cenários ao longo do tempo, no mínimo uma visão otimista dos resultados, uma neutra e outra péssima, deste modo é possível minimizar alguns percalços.

A – Achievable (defina metas atingíveis)

É primordial ser realista. As metas precisam ser factíveis, caso contrário poderão se constituir como fontes de frustrações para a equipe, haja vista que demandaram muito esforço, para quase nenhum resultado.

R – Realistic (seja relevante)

A meta definida gera impacto para o negócio? Está alinhada aos propósitos e valores da organização? Essa relevância é essencial para que em momentos desafiadores a equipe não se desanime e continue a lutar para alcançar os resultados pactuados.

T – Time-based (estipule um prazo)

Qual foi o tempo estabelecido para bater a meta? Sem um período bem definido, a equipe corre o risco de procrastinar e deixar para realizar as tarefas depois. Além disso, objetivos sem prazo acabam se tornando desinteressantes. Mas tenha atenção: caso não consiga atender suas expectativas, não fique prorrogando. Talvez seja a hora de entender o que não deu certo e refazer os planos, com novas medidas e pretensões.

Gestão Estratégica de RH

Estabeleça metas conforme as responsabilidades

Não estipule metas diferentes para funcionários com a mesma função, tendo em vista que isso pode gerar muitos conflitos internos para a companhia. Ou seja, procure estabelecer metas compatíveis com o perfil de cada time e departamento, já que isso fará com que todos trabalhem em conjunto para atingi-la e não como competidores buscando a melhor colocação.

Para que isso ocorra, é necessário promover a atuação em conjunto e a cooperação mútua. Dessa forma, é possível perceber que delegar mais responsabilidade a um colaborador do que a outro da mesma equipe não é a melhor alternativa.

Seja claro ao expor as metas

Uma outra dica para saber como estabelecer metas na empresa é mostrar clareza sobre o que se espera do time. Afinal, isso pode evitar diversos conflitos, já que cada trabalhador vai entender a demanda da forma que deve ser, sem afetar a comunicação.

Então, não há dúvidas de que é preciso ser claro e objetivo ao explicar as metas, dizendo o que espera dos colaboradores e quais são as ações a serem colocadas em prática para se chegar no resultado.

Conte com a participação dos funcionários

É muito importante que os empregados participem do processo de estabelecimento de metas, permitindo que sejam definidos objetivos reais e com boas possibilidades de resposta.

Além disso, é necessário levar em conta que eles são os responsáveis pela realização do projeto, então, nada mais justo que eles participem da criação e que exponham seus potenciais e limites.

Evite conflitos no cumprimento das metas

É preciso estabelecer metas de maneira que não atice a rivalidade entre funcionários e, sim, a colaboração. A competição não saudável acaba fazendo com que cada integrante da equipe procure trabalhar individualmente, sem ajudar os colegas e, muitas vezes, buscando prejudicar o desempenho do outro.

Por este motivo, deixe claro que a vitória de um contribui para o êxito do outro. Assim, todos estarão engajados a se apoiarem e a conquistarem juntos todas as metas propostas.

Controle os prazos

Fique atento ao cronograma criado e não perca o controle do projeto devido à necessidade de execução de outras atividades. Essa fase é essencial, já que é muito comum que um time elabore um ótimo planejamento, no entanto, não o coloca em prática de forma adequada, devido à rotina corrida dentro da empresa.

É preciso tornar efetiva a necessidade de agir e, quem sabe, fazer uma pequena celebração a cada meta cumprida. Dessa forma, os colaboradores ficarão motivados a cumprir os prazos combinados corretamente.


Promova o comprometimento dos funcionários

Interligue o sucesso do negócio ao comprometimento e à atuação do time, incentivando a execução de tarefas em equipe e oferecendo prêmios aos que contribuírem para o alcance de bons resultados para a instituição.

Como é possível analisar os resultados obtidos e propor melhorias por meio deles?

Fazer um acompanhamento dos avanços e vitórias é essencial para a motivação e organização de todos os membros envolvidos no projeto. Sempre que identificar que está perdendo o controle da situação, pare e retorne ao ponto necessário. É primordial estar atento a todos os detalhes, já que são eles que vão proporcionar a força e confiança apropriada para se direcionar às conquistas.

Um outro ponto muito importante é revisar com frequência todas as metas, considerando que no decorrer do processo alguma deixe de fazer sentido e, dessa forma, precise ser redesenhada, conforme os novos desafios.

Nesse caso, é imprescindível que consiga ter equilíbrio para estipular metas grandes, mas com o pé sempre no chão. Os objetivos de uma empresa que busca se destacar precisam ser ousados, mas, também, realistas.

Agora que você já sabe como estabelecer metas, aproveite para colocar as dicas apresentadas em prática junto com a sua equipe, para propiciar um crescimento saudável do negócio, tornando-o muito mais competitivo no mercado.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para seguir nossa página no Facebook e ficar por dentro das nossas publicações e compartilhamentos!

Equipe Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.