Por que utilizar a análise SWOT na gestão de RH? Veja aqui!
Para ser cada vez mais estratégico, o RH da empresa deve passar por constantes melhorias. É preciso identificar gargalos e oportunidades de otimizar os resultados. Nesse sentido, uma das ferramentas mais recomendadas é a análise SWOT.
Prático e capaz de trazer grandes benefícios, o recurso é muito comum na gestão empresarial. Ao usá-lo, também no RH, os efeitos são ainda melhores. Quer entender como isso é feito? Então, saiba como aplicar a análise SWOT no setor!
O que é a análise SWOT?
Conhecido como análise ou matriz FOFA, o método serve para identificar as forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats). Ou seja, trata-se de um recurso qualitativo para verificar quais são as situações que merecem maior atenção.
No RH, ela é usada para resolver problemas específicos, bem como para sustentar mudanças estratégicas.
Quais são os benefícios?
A análise SWOT é capaz de motivar transformações que tornam o setor de RH mais estratégico e gerencial. Na sequência, veja quais são as vantagens de aplicar essa ferramenta.
Identificar cenários de atenção
A análise SWOT permite reconhecer quais são as principais forças e fraquezas do setor de RH. Assim, dá para entender onde o segmento atua melhor (como no recrutamento, por exemplo) e onde precisa ter um desempenho ampliado. Também é um jeito de visualizar oportunidades e riscos, de modo a garantir a preparação para que a atividade seja cada vez mais consistente.
Favorece a tomada de decisão
Na hora de solucionar conflitos entre funcionários ou de realizar um novo treinamento, por exemplo, é fundamental considerar o que vai ajudar o negócio, de fato. Com a análise adequada, a gestão de RH ganha um auxílio importante para decidir qual caminho é o ideal.
Auxilia no crescimento da corporação
Em um cenário em que o RH desempenha um papel estratégico, a sua melhoria reflete na organização. Ter processos otimizados de contratação e de retenção, por exemplo, diminui os custos e aumenta a produtividade. Então, é possível alcançar objetivos específicos e facilitar o crescimento da organização.
O uso desse elemento, portanto, é um jeito de ajudar o negócio a crescer. Com a melhoria estrutural do setor de gestão de recursos humanos, o empreendimento consegue se diferenciar pelas pessoas e explorar o máximo potencial.
Como executar a análise no RH?
Para aplicar essa ferramenta da maneira adequada, é essencial entender que as forças e as fraquezas são internas, enquanto as ameaças e as oportunidades, externas. A partir disso, elabore um mapa, dividido em quatro partes e com cada um desses elementos. No quadrante correspondente, faça um levantamento dos pontos críticos para o RH.
Depois de completar a listagem, priorize quais são os aspectos de destaque. As maiores ameaças devem receber mais atenção, assim como as fraquezas destacáveis. Com esse direcionamento, é possível planejar ações de melhoria.
Pense no recrutamento e seleção. Se a evasão de talentos gerou um aumento da rotatividade, é função do RH entender o que isso indica. Vale a pena verificar, por exemplo, se há um problema em um setor específico ou mesmo em toda a empresa — como na cultura organizacional.
Para investigar o que não vai bem, é possível analisar se há salários defasados, treinamentos insuficientes ou clima hostil, por exemplo. Uma pesquisa de clima, inclusive, ajuda a entender melhor o cenário. Se for o caso, é conveniente investir em uma consultoria para profissionalizar a atividade. Ao final, a análise serve para motivar decisões que geram otimizações.
A análise SWOT é uma ferramenta simples de ser utilizada, mas que traz insights poderosos. Aplicada ao RH, fortalece a atuação estratégica do setor e impacta no crescimento do negócio.
Como esse elemento ajuda a tomar decisões melhores, aproveite para descobrir por que investir no planejamento estratégico de RH e potencialize os efeitos!
Informações sobre a autora:
Bianca Andrade
Psicóloga e Diretora de Recursos Humanos da Sociis RH
Sem Comentários