Enter your keyword

Avaliação de competências técnicas: tudo o que você precisa saber

Avaliação de competências técnicas: tudo o que você precisa saber

Avaliação de competências técnicas: tudo o que você precisa saber

A avaliação de competências técnicas é uma ferramenta muito utilizada nas empresas para aumentar a eficiência operacional, proporcionando melhores resultados para o negócio. Ela vai muito além de uma simples forma de verificar o desempenho dos colaboradores e pode ser usada na identificação de pontos fortes e fracos da organização.

Neste artigo, vamos explicar o que é a avaliação por competências técnicas e como fazer para identificar aquelas que são as mais adequadas para o negócio. Também vamos abordar as principais formas de mensuração das competências e as vantagens que essa ferramenta promove, tanto para a empresa quanto para os seus colaboradores.

O que é uma avaliação por competências técnicas?

A avaliação por competências técnicas é uma ferramenta que investiga o desempenho de um determinado colaborador em relação às suas capacidades de aplicação de técnicas e conhecimentos em suas atividades cotidianas.


>> Leitura recomendada: [E-book] O Bê-á-bá da Avaliação de Desempenho


Por exemplo, em uma fábrica de roupas, os profissionais responsáveis pelo corte dos tecidos podem ser avaliados em função da sua precisão, do uso das ferramentas de corte e pela habilidade em reduzir o desperdício de materiais com o uso das técnicas corretas.

Como definir e mensurar as competências necessárias e aplicáveis ao negócio?

Antes de mensurar as competências técnicas dos colaboradores, a empresa precisa definir quais são as mais adequadas às particularidades do seu negócio. Nos tópicos a seguir, vamos abordar tanto a escolha das competências quanto as metodologias de avaliação que melhor se enquadram em cada tipo de cenários. Acompanhe.

Técnicas para a definição das competências essenciais para a empresa

As competências técnicas estão relacionadas à capacidade de entrega de cada cargo e, por isso, devem estar diretamente relacionadas aos objetivos do negócio. Cabe ressaltar que elas compõem a descrição dos cargos, mas não devem ser elaboradas com esse foco, e sim na aplicabilidade das habilidades no cotidiano do profissional.

Trata-se de um trabalho a ser feito entre o RH e os gestores de cada área, que são as pessoas que têm mais conhecimento prático do que é esperado por cada posição e conseguem ajudar na definição de detalhes, como quais ferramentas cada colaborador precisa dominar e quais habilidades podem ser um diferencial.


>> Leitura recomendada: Soft Skills e Hard Skills: veja de quais habilidades sua empresa precisa


Metodologias de avaliação de desempenho por competências

No que diz respeito às análises dos resultados, é importante escolher bem o que será medido e quais os métodos de avaliação de desempenho serão utilizados para obter resultados mais precisos e relevantes. Mais uma vez, os objetivos do negócio devem ser os principais orientadores dessas decisões.

Outro fator que pode potencializar essas análises é considerar também as competências comportamentais na avaliação. Dessa forma, o levantamento fica mais completo, permitindo a elaboração de planos de ação mais eficazes, tanto para a resolução de problemas identificados quanto para a potencialização de pontos fortes. 

 

Quais as vantagens que essas ferramentas trazem para as empresas?

A avaliação de competências técnicas promove muitas vantagens para colaboradores e empresa, como listamos abaixo.

Melhor definição dos cargos-chave do negócio

A avaliação de competências requer que elas sejam, antes de tudo, consideradas na elaboração de cada cargo da empresa. Com isso, as vagas passam a ser criadas de forma mais criteriosa e estratégica, considerando as necessidades da organização. A contratação dos profissionais se torna mais eficiente com a escolha de pessoas mais adequadas ao que será exigido no dia a dia.

Aumento do engajamento e produtividade dos times

A melhoria na efetividade do processo seletivo faz com que os colaboradores tenham mais domínio do que fazem, produzam mais e estejam mais satisfeitos em seus cargos. Consequentemente, há uma melhoria na motivação e no engajamento dessas pessoas, o que reflete também na convivência com os colegas e no clima organizacional como um todo. 

Guia construção equipe alta performance
 

Crescimento e inovação para todos os envolvidos

O momento de aplicação das ferramentas de avaliação de desempenho é também um momento de reflexão para cada colaborador e gestor. A cada ciclo de análise, novos desafios vão surgindo e a tendência é sempre de buscar melhorias.

A evolução na carreira de cada colaborador gera uma importante evolução para a organização, que ganha profissionais cada vez mais qualificados e dispostos a fazer a empresa crescer e se destacar no mercado.

Como vimos, a avaliação de competências técnicas tem muito a contribuir com o sucesso de um negócio. O setor de RH é peça fundamental nesse sentido e deve contar com o apoio da alta gestão e dos líderes de área para que os esforços sejam mais bem direcionados e gerem resultados benéficos para todos.

Equipe Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.