Enter your keyword

Nine Box: conheça os prós e contras desta ferramenta

Nine Box: conheça os prós e contras desta ferramenta

Nine Box: conheça os prós e contras desta ferramenta

A avaliação de desempenho é uma prática essencial para as empresas que desejam se destacar no mercado. Entre as metodologias de análise existentes, a Matriz Nine Box merece destaque pela visão mais clara e objetiva do desempenho de cada profissional que ela proporciona, bem como os vários benefícios diretos e indiretos.

Neste artigo, vamos explicar o que é a metodologia 9 Box e quais são as vantagens de adotá-la. Além disso, vamos falar sobre os pontos de atenção que devem ser observados no uso da Matriz e como implementá-la com sucesso. Acompanhe!

O que é a Matriz Nine Box?

A Matriz Nine Box é uma metodologia de avaliação de desempenho que categoriza os profissionais em 9 quadros, de acordo com o seu desempenho e seu potencial de evolução. Ela foi desenvolvida pela McKinsey, na década de 1970, para a GE, que precisava priorizar os investimentos em diferentes setores. 

Trata-se de uma ferramenta visual, apresentada na forma de plano cartesiano. No eixo X (horizontal) temos o desempenho apresentado pelo colaborador em três escalas que podem ser abaixo, esperado e acima do esperado. Já no eixo Y (vertical) temos o potencial que ele apresenta, também em 3 escalas, que podem ser baixo, médio ou alto.

O cruzamento entre cada uma dessas escalas mostra a situação atual de cada colaborador, em relação ao que se espera dele em entregas. Quando um profissional apresenta potencial baixo e desempenho abaixo do esperado, por exemplo, pode ser um forte indicativo de que ele precisa ser substituído, da mesma forma que um alto potencial, aliado a um desempenho acima do esperado, sugere uma boa oportunidade de promoção.

Matriz 9 Box
 

Quais são os benefícios de utilizar a metodologia 9 box?

A Matriz 9 Box é uma ferramenta visual, o que, por si só, já apresenta o benefício de facilitar a visualização de uma determinada situação. Além disso, ela proporciona várias outras vantagens, como veremos a seguir.

Acompanhamento mais eficiente da evolução dos colaboradores

Um ponto de destaque na gestão eficiente de pessoas é o acompanhamento da evolução dos colaboradores. É muito importante saber como eles chegam na empresa, quais são seus pontos a serem desenvolvidos e quais suas habilidades a serem aproveitadas.

Por meio da metodologia Nine Box, líderes e analistas de RH são capazes de observar em que ponto de evolução se encontra cada uma das pessoas, de acordo com os resultados que elas apresentam e a tendência que cada uma tem de progredir em suas carreiras.

Base para planejamento de sucessões

A saída de uma pessoa que ocupa um cargo chave na organização é um ponto de grande preocupação para o RH e a Alta Gestão, já que isso pode impactar fortemente o negócio como um todo. Por isso é fundamental implementar um planejamento de sucessão, que permita amenizar tais impactos e manter a empresa saudável e competitiva.

O 9 Box ajuda a identificar quem são as pessoas mais adequadas para uma possível sucessão e, assim, fica mais fácil elaborar um plano de desenvolvimento mais específico para elas. Dessa forma, mesmo que um excelente profissional se desligue, a empresa dispõe de outras opções para substituí-lo com pessoas devidamente capacitadas internamente para tal.

Engajamento dos times

Os resultados apurados na Matriz 9 Box também trazem benefícios aos próprios colaboradores, que podem enxergar sua situação na empresa e escolher melhor os caminhos que pretendem seguir. O que ajuda a mantê-los motivados a progredir e engajados em realizar entregas cada vez melhores.

Além do mais, a metodologia Nine Box abre caminho para a elaboração de um plano de desenvolvimento mais completo e preciso, algo que é altamente valioso para a carreira de cada colaborador. O investimento nesse aspecto impacta diretamente na sensação de pertencimento e de valorização do profissional e, consequentemente, no clima da organização.

Melhoria na tomada de decisões

Tomar grandes decisões se torna muito mais simples quando contamos com uma boa base de dados que atuem como suporte. A Matriz Nine Box tem uma influência bastante direta sobre os processos de Promoção e Treinamento e Desenvolvimento. Ao olhar para a matriz, gestores e RH têm mais facilidade em definir onde serão aplicados os investimentos para cada um dos colaboradores, de forma a garantir mais eficiência na gestão.

 

Existem pontos fracos ou contras na Matriz 9 Box?

Assim como em qualquer metodologia de gestão, a Matriz 9 Box também tem suas limitações. Abaixo, elencamos os pontos que merecem atenção e que podem evidenciar os casos em que a ferramenta não é a mais indicada. Acompanhe.

Requer cuidado com subjetividades

Para a montagem de uma Matriz Nine Box é preciso, em primeiro lugar, obter os resultados de performance e de potencial dos colaboradores. Essas informações não podem ser obtidas de forma subjetiva, com base apenas na opinião de gestores

É fundamental utilizar ferramentas de apuração idôneas e que ajudem a descrever o cenário real do que acontece na empresa. Por isso é essencial que o Nine Box seja utilizado em conjunto com outras metodologias de avaliação, que forneçam os dados necessários para a montagem de uma matriz mais precisa.

Demanda preparo mais aprofundado para gestores

Os gestores de área precisam ser devidamente preparados, tanto para a montagem da matriz, quanto para a análise que pode ser feita sobre ela. A interpretação adequada dos resultados é o que vai fazer toda a diferença na eficiência da metodologia e o que vai trazer vantagens reais para o negócio.

Precisa ser aliado a um bom plano de treinamento e desenvolvimento

A Matriz 9 Box é uma ferramenta de apoio, que ajuda a visualizar um determinado cenário na empresa. Depois de montá-la, é essencial que as informações obtidas sejam aplicadas no plano de treinamento e desenvolvimento para que todo o esforço não tenha sido em vão. Sem isso, os profissionais acabarão estagnados e o negócio seguirá a mesma tendência.

Como implementar a metodologia Nine Box?

Para obter todos os benefícios que a metodologia 9 Box tem a oferecer, é fundamental que ela seja implementada de forma correta, seguindo alguns passos importantes, como explicamos abaixo.

Elabore um planejamento

Comece entendendo o cenário atual da empresa e o seu perfil. Analise quais são as necessidades do negócio e quais são os parâmetros que os colaboradores devem seguir, para que os objetivos da organização sejam alcançados.

Outro ponto importante é elencar as ferramentas de avaliação que serão utilizadas para coletar os dados necessários para a montagem da Matriz Nine Box, tais como a avaliação de desempenho 180 graus e a avaliação comportamental.

Crie uma rotina de avaliação e manutenção junto aos gestores

O uso da metodologia Nine Box deve se tornar um hábito em sua empresa. Os gestores devem ter uma rotina de avaliação, a fim de manter uma evolução mais constante e perene das suas equipes. O RH deve manter a matriz atualizada, na medida em que as ações de desenvolvimento são aplicadas e os colaboradores apresentam evolução.

 

A Matriz 9 Box é uma ferramenta muito importante para a Gestão de Pessoas, pois apresenta as informações de desempenho de cada colaborador de forma visual e organizada. Ela ajuda lideranças e RH a tomarem melhores decisões e ainda atuam na motivação dos times.

Enfim, é uma excelente metodologia, que proporciona ótimos resultados e que você pode adotar para alcançar melhorias para a sua empresa.

Gostou deste conteúdo? Deixe-nos um comentário se quiser acrescentar algo ou dizendo se ficou com alguma dúvida!

Equipe Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.