Enter your keyword

Qual é a importância do clima organizacional para a empresa? Veja!

Qual é a importância do clima organizacional para a empresa? Veja!

Qual é a importância do clima organizacional para a empresa? Veja!

De nada adianta manter uma empresa grande e ter bons investimentos, se ela não garantir um ambiente agradável para os colaboradores. Em curto prazo, a falta de estrutura e respaldo a eles pode prejudicar o andamento do negócio. Para recuperar a confiança da equipe, será bastante complicado.

Sendo assim, o ideal é implantar melhorias constantes e reconhecer a importância do clima organizacional. As estratégias que podem ser aplicadas nesse contexto são acessíveis, podem ser adaptadas para a sua realidade e atuam como um poderoso fator motivacional para os funcionários, parceiros e fornecedores.

Tem interesse pelo assunto ou precisa de orientação para instaurar mudanças significativas em sua organização? Continue a leitura deste artigo e descubra o que fazer!

O que é e qual é a importância do clima organizacional para uma empresa?

Um lugar considerado como excelente para trabalhar deve priorizar um ambiente de confiança entre líderes e equipes. Afinal, todos os colaboradores apresentam perfis, hábitos e visões diferentes acerca do negócio. Somente uma empresa saudável, que permita a interação e a troca de experiências para crescer, pode colher bons frutos.

Um time que sente a liberdade de poder contribuir, consequentemente, mantém-se mais motivado. Também passa a enxergar suas funções com orgulho, inclusive individualmente. Além disso, cada colaborador deve ter recursos suficientes para executar suas tarefas: de um ambiente limpo a equipamentos que tenham um bom funcionamento.

Tudo isso representa o conceito de clima organizacional. E por que ele é tão importante? Porque ele estimula a participação ativa dos colaboradores nas decisões da empresa, assegura bons resultados financeiros, possibilita a redução do turnover e faz com que todos, seja qual for o grau de hierarquia, estejam mais engajados na proposta do negócio.

Quais melhorias implementar para melhorá-lo?

O clima organizacional não se torna agradável da noite para o dia. É preciso investir em estratégias que ajudem a mapear o ambiente interno com eficiência, de modo a identificar a percepção coletiva que as pessoas desenvolvem sobre a empresa. Dessa forma, é possível estruturar melhor os processos e sistemas para que ela seja sempre positiva. Veja o que pode ser colocado em prática!

Garanta uma boa infraestrutura para trabalho

Em primeiro lugar, comece pelas questões mais dinâmicas que envolvam a infraestrutura da empresa. Ela deve ser adequada para proporcionar segurança aos colaboradores, além de conforto e bem-estar.

Também deve se preocupar com acessibilidade, disponibilizar equipamentos adequados e respeitar todas as exigências trabalhistas designadas para o setor de atuação. Cada um desses detalhes ajuda a construir uma relação de confiança com o trabalhador, que se sente acolhido e entende que a empresa realmente se preocupa com ele.

Tenha uma política de benefícios justa

Vale, também, investir em uma política de benefícios que atenda às necessidades de cada cargo. Avaliar somente o salário não é suficiente, porque esse ponto é apenas o básico: todo mundo vai recebê-lo todo mês, mas é preciso ir além.

Considere a possibilidade de bonificações por meta e fique de olho em outros benefícios que podem ser interessantes, como plano de saúde, plano odontológico, vale-cultura, auxílio educação, vale refeição. Alguns deles podem, até mesmo, ser obrigatórios, por isso, é fundamental usar a criatividade para definir o que mais pode ser oferecido dentro dessa política.

Invista em capacitação

Outro fator importante para se dar atenção é o investimento na capacitação e qualificação dos colaboradores. Periodicamente, é fundamental promover e incentivar oportunidades para que os funcionários dos mais diferentes setores da empresa possam desenvolver melhor suas habilidades.

Aprender e renovar conhecimentos são ações de grande importância para a produtividade e a motivação de equipes. O entusiasmo ao poder aplicar um conceito novo ou desenvolver uma inovação para empresa faz com que o colaborador veja o quanto é importante para aquele ambiente. Quem está ao seu redor é influenciado positivamente por essa percepção.

Promova melhorias na comunicação interna

Não se esqueça de que estabelecer uma boa comunicação interna é muito significativo para o clima organizacional. Isso não envolve somente passar mensagens, feedbacks, comunicados e avisos com clareza e objetividade para os colaboradores.

Eles também devem ser incluídos nesse processo, ou seja, precisam ser ouvidos. Recolha e registre as insatisfações, sugestões e contribuições dos funcionários a respeito da empresa e procure levá-las sempre em consideração. Especialmente, se elas partirem de fontes diferentes, pois isso mostra que muita gente tem a mesma opinião e quer as mesmas coisas.

Certifique-se de um ambiente limpo e organizado

Falar da higienização do ambiente parece algo básico, não é mesmo? Contudo, esse tipo de organização falta em muitas empresas, e pode atrapalhar o dia a dia da equipe. Toda a estrutura deve se manter limpa e organizada.

Os colaboradores devem receber orientações e conselhos para fazer parte dessa missão. Afinal, eles são responsáveis por suas próprias mesas e salas. Essa consciência aumenta o espírito de coletividade e integração, e é mais um estímulo para que todos os objetivos da empresa sejam seguidos pelos colaboradores — do mais simples ao mais complexo.

Guia construção equipe alta performance

Realize reuniões periódicas de alinhamento

Por fim, lembre-se de realizar reuniões periódicas de alinhamento de expectativas. A diretoria, os líderes de setores e os responsáveis por funções específicas precisam conversar para ajustar pontos de melhoria e compartilhar problemas e dificuldades.

Assim, ficará muito mais fácil encontrar soluções e colocar boas ideias em prática, observando os diferentes pontos de vista. Além de deixar todo o ambiente em conformidade, estabelecer um padrão compartilhado pela equipe é extremamente importante, haja vista que aumenta a credibilidade das ações e reflete diretamente na empresa.

Para verificar se essas estratégias apresentam bons resultados, invista na aplicação de métricas de avaliação constantes. Elas podem ser apresentadas nas reuniões para que a evolução da empresa seja acompanhada de perto e para que as possíveis disfunções sejam corrigidas com urgência.

Depois de conhecer melhor a importância do clima organizacional, direcione um olhar crítico a todos os ambientes do seu negócio e avalie o que é preciso mudar. Com certeza, você perceberá uma satisfação muito maior por parte dos colaboradores, que refletirá diretamente em sua produção e lucros.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe nosso artigo em suas redes sociais para disseminar essas informações essenciais para qualquer empresa!

Informações sobre a autora:

Bianca Andrade
Psicóloga e Diretora de Recursos Humanos da Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.