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Soft skills e hard skills: veja de quais habilidades sua empresa precisa

Soft skills e hard skills: veja de quais habilidades sua empresa precisa

Soft skills e hard skills: veja de quais habilidades sua empresa precisa

Não é fácil encontrar metais preciosos como o ouro e a prata. Mesmo quando são identificados, é preciso usar técnicas para separá-los de detritos e aproveitá-los na fabricação de objetos caros. Podemos comparar o valor das habilidades soft skills e hard skills com o do ouro e da prata, pois se trata de algo muito desejado no mundo corporativo.

Neste artigo, abordaremos o conceito das soft skills e hard skills. Além disso, vamos apontar as mais cobiçadas pelas corporações atuais. Acompanhe!

O que são as soft skills e hard skills?

As habilidades hard skills são antigas conhecidas dos recrutadores, pois aparecem de forma recorrente nos currículos dos profissionais. Essas competências são aprendidas por meio de uma formação acadêmica ou outro modo de aprendizado, portanto são fáceis de identificar e mensurar.

Por outro lado, as soft skills se referem às características individuais. Na maioria das vezes, são inseridas no nosso DNA e não precisamos aprendê-las com métodos de ensino. Diferentemente das hard skills, elas são difíceis de reconhecer e quantificar, podendo ficar escondidas devido à falta de oportunidades para demonstrá-las.

No entanto, quando a empresa tem uma gestão eficiente das habilidades dos colaboradores, é possível encontrar essas “peças de ouro” e usá-las nas estratégias do negócio. O resultado é um time que entrega todo o seu potencial e, por isso, trabalha feliz para alcançar as metas empresariais.

Quais são as habilidades mais cobiçadas pelas empresas modernas?

Um estudo apresentado pela Global Challenge Insight Report mostrou que, na era da Inteligência Artificial, as habilidades serão curingas para os profissionais manterem seus postos de trabalho. Mas quais são as soft skills e hard skills mais procuradas? Veja a seguir.

Senso de liderança

O senso de liderança é uma soft skill bastante valorizada. O profissional que a tem consegue gerenciar pessoas ao mesmo tempo em que as motiva a darem o seu melhor. Para isso, são necessárias duas outras competências: empatia e facilidade para lidar com outros.

Conhecimento de línguas

Vivemos em um mundo globalizado e conectado, o que permite às empresas fazer negócios e manter escritórios em todas as partes do planeta. Essa realidade exige que os profissionais tenham uma hard skill: o conhecimento de línguas. Quanto mais idiomas uma pessoa falar, maior será seu acesso aos empregos melhores.

Trabalho em equipe

Muitas empresas adotaram a cultura colaborativa como um dos pilares de suas identidades. Além disso, várias tecnologias fomentam o conceito de crowdsourcing (desenvolvimento de projetos com a colaboração de vários profissionais). Essa tendência torna claro que a habilidade de trabalhar em equipe é fundamental nas organizações atuais.

Especializações

Como vimos, as especializações fazem parte das hard skills. Atualmente, o colaborador precisa adquirir conhecimentos durante todo o tempo. O conceito chamado “lifelong learning” (aprendizagem contínua) tem sido utilizado por muitas organizações, o que mostra que a atualização por meio de especializações destaca os profissionais.

Pensamento crítico

Em uma entrevista para a revista Exame, Giedre Vasiliauskaite (professora da Universidade de Rotterdam) apontou o pensamento crítico como uma das habilidades mais importantes do século XXI. Essa soft skill envolve a capacidade de visualizar um desafio por ângulos diferentes e não comuns.


Como identificar as habilidades em um processo seletivo?

Atualmente, existem ferramentas virtuais que auxiliam no reconhecimento de competências. Por meio de testes, os candidatos demonstram o nível de suas habilidades. Após isso, um relatório é produzido para que os gestores tenham conhecimento sobre o perfil do profissional.

Essas tecnologias devem ser acompanhadas pelo direcionamento de especialistas na área de recrutamento e seleção. Sendo assim, a contratação de uma empresa de consultoria em RH é essencial para que a gestão de competências seja consolidada na companhia.

Gostou do nosso conteúdo? Entendeu de quais soft skills e hard skills sua empresa mais precisa? Aprenda agora o que é a psicologia organizacional e como ela pode ajudar uma organização!

Equipe Sociis RH

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