Enter your keyword

Retenção de talentos: a importância de manter os bons profissionais

Retenção de talentos: a importância de manter os bons profissionais

Retenção de talentos: a importância de manter os bons profissionais

É consenso entre empresas e departamentos de Recursos Humanos que manter bons talentos é tão desafiador como atrair bons profissionais para uma empresa.

Das mudanças que vêm acontecendo no cenário do mercado de trabalho atual, uma das principais evoluções é que as pessoas não trabalham apenas para gerarem renda, mas valorizam cada vez mais a realização pessoal, o que aumenta o aspecto social do emprego. Ambiente de trabalho, possibilidades de crescimento, nível de aprendizado e alinhamento com os valores da empresa são alguns dos conceitos considerados pelos profissionais, o que faz com que a retenção de talentos seja uma tarefa estratégica para os responsáveis pela área de RH.

Reduzir a rotatividade é sempre interessante para qualquer empresa, mas isso se torna ainda mais importante ao se considerar os empregados de ponta, aqueles talentos que a empresa mais valoriza e precisa. Dessa forma, é necessário que os profissionais de RH envolvidos estejam sempre analisando e avaliando formas de retê-los para manter altos níveis de produtividade.

Motivação é a palavra-chave quando se fala em retenção de talentos, já que direta ou indiretamente é esse o motivo principal que leva um profissional a sair ou a permanecer em seu emprego.

É claro que isso é afetado por vários quesitos como remuneração, ambiente de trabalho, plano de carreira, entre outros. Mas todos estes pontos aumentam ou diminuem a tão desafiadora MOTIVAÇÃO. Nesse sentido, há muito mais a se fazer do que oferecer uma remuneração atrativa, como por exemplo:

  • Promover desafios profissionais constantes
  • Gerar aprendizado (formal ou informal) no ambiente de trabalho
  • Incentivar a valorização de resultados e de boas práticas entre os líderes da empresa
  • Promover a geração de novas ideias e processos
  • Manter um clima organizacional agradável e ético
  • Envolver os funcionários em processos de decisão
  • Propor planos de carreira atraentes e realistas
  • Estimular feedbacks entre as lideranças e suas equipes
  • Comunicar com seriedade e transparência os objetivos da empresa

Conhecer as equipes e seus profissionais e mensurar os níveis de engajamento são os primeiros passos para pensar em estratégias de retenção de talentos. Valorizar quem merece é o passo mais importante para manter os melhores jogadores no seu time!


Jornalista e Relações Públicas, Colaboradora do Blog Da Sociis RH

Informações sobre a autora:
Daniella Maria
Jornalista e relações públicas,
colaboradora do blog da Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Your email address will not be published.