Enter your keyword

Saiba como otimizar o processo de recrutamento e seleção da empresa

Saiba como otimizar o processo de recrutamento e seleção da empresa

Saiba como otimizar o processo de recrutamento e seleção da empresa

Ter uma equipe de qualidade dentro da empresa é fundamental para manter resultados elevados e uma imagem forte no mercado. Quando os profissionais demonstram desempenho satisfatório, isso reflete na organização de maneira bastante positiva: a rotatividade é praticamente controlada e os custos com saídas e contratações são reduzidos de maneira significativa.

O segredo para que isso aconteça é investir na otimização do processo de recrutamento e seleção, já que um processo estagnado pode paralisar o progresso da sua empresa.

Com as etapas bem definidas, e diante do entendimento pleno sobre qual é o perfil de colaborador necessário, fica muito mais simples montar um time que realmente represente a essência do negócio — e que possa aumentar a produtividade da organização.

De fato, essa transformação é desafiadora. Mas alguns passos podem ajudar para que ela se torne muito melhor e mais ágil. Quer saber quais são eles? Então, leia este artigo com atenção e siga as dicas para contratar com maior segurança e assertividade.

Saiba exatamente que tipo de profissional é necessário

Entender as diretrizes e especificações da vaga é muito importante para buscar o tipo de profissional correto. Se você sabe do que a empresa precisa, poderá investigar com mais precisão as características necessárias para a vaga e as competências indispensáveis para preenchê-la.

Outro fator a ser considerado é ter conhecimento acerca do próprio perfil da companhia e do que ela espera de seus colaboradores. Empresas que investem em dissecar as atribuições de um cargo, costumam ter um processo de recrutamento e seleção muito mais eficiente.

Afinal, além de encontrar alguém que atenda em totalidade a demanda, a contratação se torna mais dinâmica e as atividades não entram em atraso e nem ficam acumuladas nas mãos de um funcionário que não está preparado para atendê-las.

Divulgue corretamente a vaga oferecida

Muitas empresas demoram a encontrar o profissional adequado porque pecam na hora de divulgar a vaga oferecida. É interessante explicitar ao máximo tudo o que é procurado em um candidato, para evitar que pessoas que não se encaixam no perfil tomem tempo do setor de Recursos Humanos na etapa de triagem de currículos.

Outra providência que ajuda a otimizar o processo de recrutamento e seleção nesse sentido é divulgar as vagas disponíveis no local certo. Sites e redes sociais costumam ter um alcance abrangente, mas não deixe de considerar outros meios que atinjam o público desejado.

Explore plataformas, verifique como funcionam suas métricas e pesquise sobre a satisfação de outras empresas que já utilizaram o método.

Padronize o processo de recrutamento e seleção

Definir padrões e metodologias dentro do processo de recrutamento também contribui muito para sua otimização. Isso significa estabelecer as fases de seleção pelas quais os candidatos serão submetidos.

Sem deixar de diferenciar essas etapas conforme o setor, visto que cada um deles apresenta uma exigência particular: alguns necessitarão até mesmo de testes práticos.

Estude de maneira mais aprofundada sobre o cargo e alinhe melhor o processo com os gestores. Isso ajuda até mesmo os profissionais recrutadores a terem uma percepção mais detalhada sobre o funcionamento de cada área da empresa. Assim, caso seja necessário, podem sugerir mudanças.

Procure por talentos dentro da empresa

Promover a indicação de talentos internos é algo que ainda está ganhando espaço nas empresas. Muitas delas ainda não utilizam essa prática, mas trata-se de uma estratégia importante para a otimização expressiva no processo de recrutamento e ainda oferece uma chance de promoção ou mudança de setor para quem quer dar uma guinada na carreira sem sair da companhia.

Disponibilizar essa opção garante mais comprometimento e dedicação dos colaboradores, reforça o conceito de fidelidade à empresa e ajuda a envolver ainda mais os funcionários.

Proponha perguntas simples e relevantes

Muitas vezes os entrevistadores do setor de RH se concentram em questões interessantes, que acreditam que os ajudarão a entender tudo o que precisam saber sobre o candidato. Traçam questões hipotéticas que, às vezes, podem distrair o candidato — e até impedem que ele se exponha de verdade.

É importante dizer que não há perguntas específicas que forneçam instantaneamente informações sobre o candidato. Em vez de investir em perguntas estranhas ou que possam “desconcertar” o entrevistado, aposte em indagações que permitam conhecer de verdade a experiência, as competências, a ética de trabalho e as condutas do candidato.

Invista em perguntas realistas. Gaste seu tempo conhecendo melhor o candidato, explorando seus conhecimentos e adquirindo uma compreensão de sua experiência e personalidade.

Ebook Processos Seletivos Estratégicos

Faça uso de tecnologia

A tecnologia pode ser uma grande aliada do processo de recrutamento e seleção. Algumas etapas, como a triagem e o registro comportamental, correm ainda melhor com a ajuda de softwares e plataformas.

Além disso, receber currículos e agendar entrevistas se tornam atividades mais dinâmicas quando realizadas online, por exemplo.

Algumas ferramentas permitem que o conteúdo seja compartilhado com gestores e outros interessados no processo seletivo e ainda permitem que tudo fique registrado de maneira segura, por muito mais tempo.

Em uma próxima oportunidade, é possível consultar as informações para resgatar candidatos que não foram selecionados em um primeiro momento para uma reavaliação, o que poupa bastante tempo também.

Otimizar o processo de recrutamento e seleção é uma forma de assegurar a qualidade do trabalho da empresa e manter uma equipe fidelizada, satisfeita e totalmente preparada para lidar com os desafios do mercado.

Contratar é uma ação que exige muito cuidado, mas que também permite que a organização conte com os melhores profissionais do mercado e consiga elevar seus resultados cada vez mais, sempre colocando-os em uma posição de valorização.

Durante as etapas de recrutamento e seleção da empresa, é essencial ter um olhar analítico sobre os candidatos, respeitar a cultura organizacional da empresa e avaliar muito bem as competências técnicas e comportamentais necessárias.

Esteja aberto para uma conversa franca com os interessados na vaga anunciada. Não se esqueça de que eles são seres humanos, que merecem empatia, atenção e compreensão.

E quando ficamos entre escolher dois (ou até mais) candidatos “perfeitos” para o cargo em questão?

É muito comum em um processo de recrutamento e seleção que dois ou mais candidatos atendam aos requisitos da vaga, as competências técnicas e comportamentais requeridas. Neste caso, como escolher o candidato mais indicado? Uma ferramenta primordial para conseguirmos selecionar o perfil mais apropriado é a avaliação psicológica ou de competências.

Utilizada para facilitar o trabalho do decisor, ela fornece um “mapa” dos traços de personalidade, imperceptíveis durante a entrevista. Com isso, consegue-se identificar as fragilidades e/ou potenciais de quem quer preencher a vaga, ou ainda identificar os padrões de comportamento deste indivíduo, como ele reagirá em determinada situação, etc.

Importante ressaltar que existem diversos tipos de testes psicológicos no mercado. Para cada cargo/função é montada uma bateria específica, com os pontos mais importantes a serem avaliados.

Na Sociis RH, trabalhamos com diversos testes que avaliam a personalidade, capacidade de atenção e raciocínio. Nossas psicólogas entendem as especificidades do cargo, para elencar quais são os testes mais indicados. Com isso conseguimos analisar todo o perfil do candidato e cruzamos com os requisitos da vaga, para verificarmos se ele está apto para estas atribuições.

Quer saber como conseguimos aumentar a eficácia dos processos de recrutamento e seleção de nossos clientes? Fale com um de nossos consultores!

E então, estas dicas foram úteis para você? Em caso positivo, não deixe de seguir o nosso perfil no Linkedin, além de curtir nossa página do Facebook, para se manter informado sobre outros assuntos e conteúdos tão interessantes quanto este!

Informações sobre a autora:

Bianca Andrade
Psicóloga e Diretora de Recursos Humanos da Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.