Enter your keyword

Entenda o objetivo das perguntas para entrevista de desligamento

Entenda o objetivo das perguntas para entrevista de desligamento

Entenda o objetivo das perguntas para entrevista de desligamento

Você sabe como direcionar as perguntas para entrevista de desligamento? Essa é uma ferramenta importante, utilizada com um trabalhador que teve o vínculo empregatício com a organização interrompido, seja por decisão dele ou da empresa.

Sem dúvida, é um momento favorável para obter informações relevantes sobre os motivos que levaram a pessoa a deixar seu trabalho ou sua visão com relação a demissão. Dessa forma, pode-se levantar possíveis pontos de melhoria, ajudando a otimizar a retenção de talentos.

Cada ferramenta de gestão tem uma importância decisiva no sucesso da formação e manutenção das equipes de trabalho. Quer entender um pouco mais sobre a entrevista de desligamento? Continue com a gente!

Qual o objetivo da entrevista de desligamento?

A entrevista de desligamento pode ter dois objetivos: comunicar a demissão ao funcionário e seus motivos, ou saber por que ele decidiu sair e quais informações relevantes ele pode nos transmitir sobre o funcionamento interno da empresa.

A chave é que, quando o trabalhador desfaz o vínculo com a empresa, ele pode se sentir muito mais inclinado a falar francamente sobre o que não está indo bem no dia a dia da organização. Esse é o verdadeiro valor das entrevistas de saída: conhecer, de um ponto de vista qualificado, os processos internos e o que deve ser trabalhado para melhorar a dinâmica das equipes de trabalho.

Por meio das entrevistas de desligamento, as organizações podem praticar a arte de conhecer seu ativo mais importante: seu capital humano. Assim, fica mais fácil criar as estratégias necessárias para a retenção de talentos ou para melhorar a produtividade de uma empresa.

Quais as principais perguntas para entrevista de desligamento?

As perguntas feitas em uma entrevista de desligamento devem ter como objetivo entender os motivos da quebra do vínculo entre trabalhador e empresa. Nesse sentido, algumas questões relevantes a serem abordadas seriam:

  • há quanto tempo o trabalhador pensa em deixar a empresa;
  • razões da saída (motivos salariais, desmotivação, oferta mais atraente, plano de carreira, problemas com colegas ou superiores, etc);
  • grau de satisfação do trabalhador durante o desenvolvimento de seu trabalho na empresa;
  • saber se o trabalhador recomendaria a empresa como um bom local para se trabalhar;
  • melhorias recomendadas para a empresa;
  • pontos fortes e fracos da organização e
  • relações entre colegas e superiores da empresa entre outras questões.

É importante deixar espaço para o trabalhador fornecer informações que não foram solicitadas por meio das perguntas.


Como aproveitar os resultados da entrevista de desligamento?

Essa entrevista deve ser realizada pelo setor de Recursos Humanos da empresa. É importante que a pessoa que a realiza seja objetiva e não tenha um relacionamento direto com o trabalhador que está de saída, evitando possíveis parcialidades. É fundamental que se alcance um clima de confiança e colaboração, pois, dessa forma, pode-se obter informações realmente úteis e confiáveis.

Também é importante considerar o momento em que a entrevista será feita. O ideal é esperar um ou dois dias após a notícia da demissão, pois, no calor do momento, as respostas podem vir carregadas de sentimentos que distorçam a percepção do colaborador e a eficácia da entrevista.

O mais importante, no entanto, é que as respostas colhidas de cada colaborador desligado não sejam apenas mais um arquivo com informações não utilizadas. Esses dados são uma base essencial para elaboração de um plano de ação, visando executar melhorias nos relacionamentos e na comunicação empresarial e, assim, aumentar a produtividade e a competitividade da organização.

Esperamos ter ajudado você entender a importância das perguntas para entrevista de desligamento. Gostou do nosso conteúdo? Fique por dentro das novidades acompanhando nossas redes sociais. Estamos no LinkedIn, Facebook e Instagram.

Equipe Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.