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Avaliação 360 graus no RH: entenda o que é e como aplicar!

Avaliação 360 graus no RH: entenda o que é e como aplicar!

Avaliação 360 graus no RH: entenda o que é e como aplicar!

O RH é um setor estratégico das empresas, ainda que nem sempre seja planejado dessa forma. Os colaboradores representam um dos melhores potenciais de uma organização e precisam ser bem aproveitados e bem direcionados para cumprirem suas funções.

Os líderes devem atualizar-se a fim de conhecer metodologias de gestão de pessoal que ajudem a promover um melhor relacionamento com os funcionários, favorecendo o aumento da produtividade e o consequente crescimento da empresa.

Neste post, analisaremos a avaliação 360 graus no RH, como ela pode ser útil no setor, contribuindo para uma melhor gestão de pessoal!

O que é a avaliação 360 graus?

A avaliação 360 graus é um método avaliativo que considera as opiniões de diferentes fontes sobre um mesmo colaborador. Trata-se, portanto, de uma avaliação multivisão. Os colegas do setor, lideres, clientes e o próprio funcionário realizam uma avaliação sobre seu desempenho, baseando-se em competências e habilidades pessoais e relacionadas ao cargo que ocupa.

Antes de tudo, é necessário selecionar quem dará o feedback. Esses escolhidos receberão um questionário para pontuar fatores fundamentais para a empresa. As respostas são reunidas e os colaboradores que passaram pelo processo só saberão dos resultados, mas não necessariamente sobre quem avaliou.

É possível comparar o que o profissional disse de si mesmo com o que os avaliadores disseram dele. Essa comparação permite ao colaborador identificar o que deve ser melhorado, preservado ou manejado.


Como aplicar a avaliação 360 graus?

Como já vimos, a avaliação 360 graus é realizada por meio de um questionário que abrange as competências e comportamentos considerados importantes para que a empresa atinja seus objetivos. Depois de aplicada e de conferidos os resultados, é necessário um acompanhamento de cada funcionário para certificar-se de que as mudanças estão sendo implementadas.

Modelos de avaliação de desempenho 360º

Existem diferentes modelos da avaliação 360 graus no RH. Vejamos alguns deles.

Modelo enxuto com 3 opções

Apresenta 3 alternativas para as respostas: Nunca, Às Vezes o Sempre.

A empresa pode considerar critérios como:

  • proatividade (o funcionário tem iniciativa?);
  • organização (ele é organizado?);
  • flexibilidade (ele se adapta com facilidade a novos clientes e situações diferentes?);
  • sociabilidade (o colaborador se dá bem com seus colegas?);
  • liderança (ele revela aptidões de líder?);
  • eficiência (ele oferece os resultados esperados?);
  • ética (seu comportamento é ético?).


Modelo direto com 5 opções

Nesse caso, há 5 alternativas para resposta: Nunca, Pouco, Algumas Vezes, Muito ou Quase Sempre.

Algumas questões que podem ser propostas:

  • reluta em aceitar as decisões do grupo?
  • aceita opiniões diferentes das suas?
  • assume suas dificuldades e procura aprender com quem sabe mais?
  • é autoconfiante?
  • tem autonomia para decidir?
  • sente disposição para aceitar riscos?
  • comunica-se bem?


Modelo complexo com 3 opções

É semelhante ao primeiro modelo, mas são feitas 2 perguntas com 3 alternativas de resposta para cada questão: Nunca, Às Vezes ou Sempre.

Assim, no que se refere à liderança, pode ser perguntado:

  1. influencia os outros funcionários e estimula-os a participar dos projetos?
  2. Aceita a diversidade de personalidades e procura despertar o melhor delas?


Em relação à versatilidade:

  1. estimula os outros funcionários a procurarem soluções para os problemas de seus departamentos?
  2. Enfrenta as novas responsabilidades e as dificuldades com criatividade?


Sobre o poder de comunicação:

  1. oferece as informações necessárias à equipe na qual trabalha?
  2. Comunica-se com transparência, sem omitir ou deturpar fatos?


Quais as vantagens da avaliação 360 graus?

Entre as vantagens de aplicar a avaliação 360 graus no RH, estão:

  • a identificação de pontos fracos e fortes de cada funcionário;
  • a promoção do desenvolvimento pessoal e profissional;
  • a captação de informações valiosas para as decisões estratégicas;
  • a promoção do crescimento da empresa a partir do direcionamento correto das aptidões de seus colaboradores;
  • a queda no índice de rotatividade dos funcionários;
  • a maior satisfação dos colaboradores com a empresa.


A avaliação 360 graus é uma ferramenta importante que auxilia os gestores a melhorar o monitoramento dos recursos humanos, respeitando suas limitações e reconhecendo seus méritos.


Conclusão

A avaliação 360º é uma metodologia de avaliação de desempenho que tem como objetivo avaliar o desempenho de um colaborador a partir da perspectiva de diversos stakeholders. Ou seja, é uma forma de avaliar o desempenho da pessoa como um todo, considerando não apenas os aspectos técnicos, mas também os comportamentais e sociais.

Essa metodologia de avaliação vem sendo cada vez mais adotada nas empresas, pois apresenta vários benefícios, como aprimorar a comunicação, identificar talentos e melhorar o performance dos colaboradores.

Se você quer saber mais sobre como avaliar o desempenho dos seus colaboradores, continue lendo o nosso blog. Nós temos diversos artigos que podem te ajudar nessa tarefa!

Informações sobre a autora:

Bianca Andrade
Psicóloga e Co-Founder da Sociis RH

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