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Como escolher os melhores benefícios corporativos para a sua empresa

Como escolher os melhores benefícios corporativos para a sua empresa

Como escolher os melhores benefícios corporativos para a sua empresa

Qual é a parte mais importante de uma empresa? De primeira, algumas pessoas podem afirmar que são os clientes. Porém, se nos aproximarmos da realidade diária empresarial, em sua base, encontramos os colaboradores. É possível pensar na entrega final sem pensar em quem faz a coisa acontecer? 

Talvez não seja preciso definir o que é mais importante, mas pensando de maneira lógica: não é possível ter clientes satisfeitos sem um bom trabalho em equipe realizado pelas pessoas que integram a empresa. São os funcionários, os responsáveis pela lucratividade da corporação e da mesma maneira, são eles os responsáveis por apresentar a empresa de forma sólida para o mercado. 

Além de estratégias para engajar os colaboradores serem importantes para mantê-los incentivados e produtivos, é necessário pensar em reter talentos, pois perder bons profissionais pode ser um prejuízo considerável. 

Nesse sentido, o endomarketing vem como uma proposta interessante e que pode dar bons frutos! Como parte dessa estratégia estão os benefícios corporativos, assunto central deste artigo e que vamos te ajudar a entender melhor como e porque aplicar na sua empresa. Antes, vamos entender mais a fundo sobre o Marketing Interno. 

Endomarketing: benefício de mão dupla

O Endomarketing, ou como é usualmente conhecido em português, Marketing Interno, pode ser resumido em um conjunto de ações estratégicas pensadas exclusivamente para engajar funcionários, promover a retenção de grandes talentos, empenhar novos colaboradores, bem como fomentar ações que beneficiem e tragam melhorias ao clima organizacional.

Essas ações são internas, portanto separadas de outras ações de marketing, e vão desde melhorias na comunicação, fortalecimento de benefícios ofertados, até práticas que possam encorajar a participação dos funcionários em cursos de aperfeiçoamento e especialização, buscando trazer qualificação para o ambiente corporativo. 

O endomarketing não é apenas uma iniciativa do marketing, mas funciona como um benefício de mão dupla, já que tanto a empresa quanto o profissional poderão usufruir das vantagens dessas ações. Para dar certo, é preciso que o setor de recursos humanos da empresa trabalhe junto com o setor de marketing.

A função do RH, nesse caso, é coletar informações importantes sobre os colaboradores, através de pesquisas, feedbacks e até mesmo conversas informais, visando o mais completo conhecimento sobre o clima organizacional. É então a partir desse primeiro momento que, por meio de uma iniciativa em conjunto com o marketing, os dois setores deverão buscar alternativas que motivem, despertem talentos e diminuam o índice turnover – índice que calcula a rotatividade nas empresas, entre desligamentos e novas admissões.

Tendo estabelecido uma campanha com ações de endomarketing, cabe ao RH fiscalizar, providenciar e executar, assim como o marketing deve incentivar, informar, motivar – por meio de ferramentas de marketing – tudo aquilo que faz parte do plano. Dessa forma, é possível construir uma aliança forte entre os setores que traga bons frutos aos colaboradores e a empresa.

Oferecer benefícios corporativos faz parte dos possíveis conjuntos de ações de endomarketing, portanto, conhecer todas as suas vantagens e saber escolher os melhores benefícios é fundamental para uma estratégia efetiva e valiosa.

Mas o que são os benefícios corporativos e por que utilizar na sua estratégia de endomarketing?

Assim como perder clientes, perder bons funcionários pode significar um grande prejuízo para as empresas. Fato é que, um bom talento deve ser valorizado, pois não é fácil de ser encontrado. Além disso, estar sempre habituando novas pessoas à cultura da empresa pode significar um processo trabalhoso e os gastos com desligamentos e novas contratações são significativos na balança financeira. 

Por isso, os benefícios corporativos têm sido cada vez mais requisitados dentro das empresas que se preocupam em incentivar, atrair e reter seus talentos. Além do mais, oferecer benefícios contribui na união das equipes e, individualmente, na produtividade, ao incentivar os colaboradores a desenvolverem um bom trabalho.

Investir em benefícios também pode ter como resultado o famoso “marketing boca-a-boca”, porque é uma ótima forma de se mostrar como boa marca empregadora e os colaboradores provavelmente terão coisas boas a falar da corporação, o que contribui na atração de clientes, parceiros e, claro, novos talentos profissionais.   

Alguns dos benefícios mais usados e famosos são os de vale transporte, vale refeição ou alimentação e assistência médica. No entanto, as empresas que buscam se destacar têm investido em novos tipos de benefícios como a flexibilização do horário, a possibilidade de regime home office ou híbrido com alguns dias presenciais e outros não, parcerias comerciais, etc.

Um tipo de benefício corporativo que tem se popularizado são os Clubes de Vantagens para colaboradores, que possibilitam o fácil acesso a descontos, sorteios, vouchers de incentivo e muito mais em diversas marcas. O clube é também uma ótima forma de investir na employee experience, ou experiência do funcionário.

Tendo este panorama, a questão que fica é: como escolher os melhores benefícios corporativos para a sua empresa? Responderemos a essa questão central a seguir.

 

Como escolher os melhores benefícios corporativos para a sua empresa

Como falamos nos tópicos anteriores, os benefícios corporativos são parte dos conjuntos de ações propostas pelo endomarketing e, por isso, devem ser pensados estrategicamente, a partir das contribuições entre as áreas de marketing e recursos humanos. 

Primeiro de tudo, para que sejam efetivos, devem ser pensados de acordo com as necessidades dos funcionários. Por exemplo, se os colaboradores sentem falta de ter mais flexibilidade com seus horários, uma alternativa de benefício corporativo é repensar uma jornada de trabalho mais flexível nesse sentido. Se, por outro lado, vêem valor em ter mais tempo de lazer, é possível pensar em day-offs esporádicos, e por aí vai.

Porém, como ressaltado, para oferecer essas vantagens é preciso pensar também nas estratégias da empresa. Como esses benefícios podem contribuir para o sucesso da corporação? Eles podem e devem estar alinhados com planejamentos de OKRs, alcance de metas, recompensa por engajamento, maior produtividade ou o que quer que a sua empresa tenha como objetivo.

Mais do que um bom salário, os benefícios corporativos são parte de uma estruturação saudável, focada no bem-estar dos colaboradores e da empresa. Manter funcionários felizes, engajados e produtivos é um grande passo rumo ao verdadeiro sucesso.

Vantagens de oferecer benefícios corporativos

Nesse ponto, você já conheceu algumas das vantagens em oferecer benefícios corporativos: aumento do engajamento, da produtividade, do trabalho em equipe, etc. Mas, na prática, o que isso significa? Separamos aqui outras 3 vantagens específicas, com mais detalhes de como se refletem no dia-a-dia empresarial. 

Dessa maneira, além de saber mais sobre os motivos para oferecer benefícios empresariais, você também pode ter uma ideia de algumas das estratégias por trás da escolha dos benefícios ideais para cada corporação, assim podendo analisar qual estratégia funciona melhor para a sua empresa.

Além disso, se você ainda não estiver convencido de que oferecer benefícios e investir no endomarketing é o melhor caminho, continue a leitura! 

1. Estímulo ao compartilhamento de novas ideias 

Uma das principais vantagens dos benefícios corporativos é o encorajamento aos funcionários. Na prática, isso significa um estímulo para que o colaborador entenda a empresa como um lugar convidativo e acolhedor. 

Novas ideias podem surgir quase que naturalmente quando aqueles que fazem parte da corporação se sentem à vontade para dividir quem são e entendem que suas necessidades estão sendo atendidas.

Além disso, o benefício pode estar alinhado com alguma ação específica que estimule diretamente esse compartilhamento de ideias por parte dos funcionários. 

2. Retenção de talentos

Falamos anteriormente sobre como as ações de endomarketing são importantes para a retenção de funcionários. A diminuição da taxa de turnover pode ser uma grande aliada das empresas que visam um crescimento saudável. 

O papel dos benefícios nesse contexto é justamente oferecer um motivo para o seu funcionário querer ficar. Um colaborador que gosta do local de trabalho e que vê valor na empresa que o emprega, dificilmente pensará em sair ou abrir mão da sua vaga.

Além disso, como falamos no item anterior, a retenção e o encorajamento promovidos pelos benefícios, farão com que seus funcionários busquem melhorar ainda mais com o objetivo de serem promovidos e crescerem juntos com a empresa. 

3. Aumento do comprometimento

Uma consequência leva às outras! Quando se fala em querer crescer junto, isso significa mais comprometimento do funcionário com a corporação. 

O colaborador, motivado pelos benefícios corporativos, se sentindo acolhido e tendo seu trabalho valorizado, naturalmente, também sente a responsabilidade de buscar resultados. Assim, o investimento em ações de reconhecimento terá como consequência o aumento de entregas, comprometimento e produtividade. 

Lembre-se: os benefícios corporativos são um investimento e todo investimento traz retornos! Vestir a camisa da empresa só fará sentido para os seus colaboradores se eles se sentirem motivados para isto.

Por fim, vale lembrar que são muitos os motivos para investir no bem-estar dos seus funcionários, mas a melhora no clima organizacional é um dos principais, mais básicos e importantes deles. A estratégia de oferecer benefícios corporativos só dará certo se for benéfica para todos e se for pensada nesse sentido. 

Resumindo: avalie as necessidades da sua empresa e dos seus colaboradores, estruture ações de endomarketing baseadas na realidade da sua corporação e invista em benefícios corporativos que façam sentido para você e para os seus profissionais, através de estratégias bem planejadas e executadas pelas equipes de marketing e recursos humanos.

Esperamos que esse conteúdo te ajude a dar o primeiro passo ou auxilie a entender melhor quais são as estratégias que a sua empresa precisa focar para que essa ação dê certo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do Blog Rede Parcerias, onde você encontra grande variedade de conteúdos sobre temas de alto impacto para empresas.

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