Enter your keyword

Plano de Carreira em W: conheça seus benefícios e vantagens

Plano de Carreira em W: conheça seus benefícios e vantagens

Plano de Carreira em W: conheça seus benefícios e vantagens

A retenção de talentos tem sido um dos principais desafios das empresas atualmente. Os melhores profissionais do mercado são bastante criteriosos ao escolher onde pretendem trabalhar, levando em consideração o quanto a organização tem a contribuir com suas carreiras.

Pensando nisso, os modelos tradicionais de ascensão já não são suficientes para atender esse público e o Plano de Carreira em W se torna uma alternativa mais atrativa.

Neste artigo, vamos explicar o que é a Carreira em W, quais as vantagens que ela oferece e para quais tipos de negócios ela é mais adequada. Ao final, vamos abordar a importância de escolher o modelo de carreira da empresa com sabedoria, para ter um negócio mais próspero.

O que é o Plano de Carreira em W?

O Plano de Carreira em W é o modelo de ascensão de cargos que permite que uma mesma pessoa possa seguir tanto pela vertente técnica quanto pela gerencial dentro da empresa. Dessa forma, sua carreira pode ser desenvolvida de forma mais abrangente e múltipla.

Para entender melhor o Plano de Carreira em W, é importante saber como ele foi concebido a partir de seus predecessores. 

Décadas atrás, a carreira de uma pessoa só poderia evoluir de maneira linear, saindo de técnico para gerencial em algum ponto do caminho. Na medida em que as relações de trabalho evoluíram, as gerações mais novas começaram a não se encaixar nesse modelo, e surgiu, então, a Carreira em Y, que consiste na oportunidade de escolher entre uma carreira técnica ou gerencial.

Recentemente, porém, o perfil dos novos profissionais mudou, gerando uma nova demanda que os modelos em linha e Y não foram capazes de atender. Parte dessas pessoas não se sente plenamente satisfeita em seguir por um caminho e abdicar do outro. Elas pretendem ter uma carreira mais diversificada, que permita permear ambas as vertentes, aprimorando tanto as habilidades técnicas quanto as de liderança

Gestão Estratégica de RH

Quais são os benefícios de se implantar esta metodologia?

A implementação do Plano de Carreira em W traz benefícios para ambos os lados envolvidos. Do ponto de vista dos colaboradores, esse modelo promove mais diversidade de opções para a carreira de cada um.

Em um mesmo período de tempo, um profissional pode ser o responsável por um time em um projeto e um especialista técnico em outro, respondendo a outro gestor.

Do ponto de vista da empresa, existe um ganho em mobilidade de funções, o que aumenta a flexibilidade no atendimento a projetos e clientes diversificados.

Além disso, a satisfação dos colaboradores gera motivação e engajamento, que têm como principal consequência um aumento na produtividade dos times.

A quais tipos de negócio a Carreira em W é aplicável?

A Carreira em W é a mais recente, mas pode não ser a mais adequada para todo mundo. É importante compreender que nem todas as empresas têm o perfil ideal para seguir por esse modelo de carreira, e não há problema algum nisso. Normalmente, negócios relacionados à tecnologia são mais aderentes a essa metodologia por sua alta demanda de projetos. 

Uma forma de verificar isso em sua organização é por meio da análise do Plano de Cargos e Salários. Em uma Carreira em W é preciso que os cargos que mesclam as habilidades técnicas com as gerenciais tenham essa particularidade em suas descrições e que isso reflita nas remunerações atribuídas a eles.

Se nenhum cargo traz essas características e a empresa não sente falta de alguém que cumpra esse papel, então os modelos em linha ou em Y podem ser os mais indicados.

 

Por que é importante escolher bem o tipo de plano de carreira da empresa?

Como mencionado no início deste artigo, a concorrência pelos melhores talentos do mercado está cada dia mais acirrada. Para se tornarem atrativas e se destacarem entre os concorrentes, as empresas precisam oferecer algum diferencial, algo que faça com que as pessoas percebam uma vantagem real e relevante em se tornar parte do time.

A escolha do tipo de Plano de Carreira deve ser muito bem pensada, para refletir o que a organização realmente deseja de seus colaboradores. Dessa forma, a seleção dos profissionais se torna mais precisa.

Como vimos, o Plano de Carreira em W proporciona muitos benefícios para os profissionais e para o negócio. Para aqueles que atuam diretamente com projetos e implementações, esse modelo pode ser o mais adequado a ser adotado.

Então, analise a sua situação e veja se essa não é a oportunidade que faltava para desenvolver na sua empresa. Qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo para continuarmos esta conversa. 😉

Equipe Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.