Enter your keyword

Plano de carreira em Y: saiba como estruturar na empresa

Plano de carreira em Y: saiba como estruturar na empresa

Plano de carreira em Y: saiba como estruturar na empresa

Ter um bom plano de carreira é um dos aspectos fundamentais para atrair e reter talentos. Quando as pessoas sentem que podem crescer no negócio, têm mais motivação, engajamento e produtividade.

Contudo, o modelo tradicional já não é o único, pois há o plano de carreira em Y.

O caminho traçado por essa possibilidade é diferente e tem se tornado popular nos empreendimentos com RH estratégico. A satisfação dos colaboradores é apenas um dos benefícios.

A seguir, veja como incluir um plano de carreira em Y em seu negócio e saiba tudo sobre esta possibilidade.

O que é o plano de carreira em Y?

O modelo tradicional do plano de carreira é vertical e linear. Basicamente, quem está em posições mais baixas se desenvolve e chega a cargos elevados. Na maioria das vezes, é algo que leva à ocupação de vagas gerenciais.

Em geral, só há três opções: crescer, ficar estagnado ou sair em busca de novas oportunidades.

A carreira em Y, por sua vez, oferece uma bifurcação e o colaborador pode seguir dois caminhos. O primeiro é chegar a cargos gerenciais, enquanto o outro é se tornar um especialista na área de atuação.

A grande característica é que ambas as opções oferecem as mesmas condições de reconhecimento, salário e recompensas. Com isso, não há prejuízos na escolha.

Quais são os benefícios desse método?

A carreira em Y vem para atender às demandas das novas gerações. Ao atingir anseios diferentes, a possibilidade traz uma alternativa conveniente para a satisfação dos profissionais, sendo determinante para a retenção de talentos.

Além disso, é uma forma de evitar que pessoas despreparadas para o cargo de gestão ocupem a função. Existem pessoas que não possuem um perfil de liderança ou simplesmente não se interessam pela função, dessa forma, não são “obrigadas” a seguir por esse caminho.

Também é um jeito de formar funcionários muito mais capacitados e de distribuir o capital humano com maior eficiência.

Como identificar profissionais com esse perfil?

O plano de carreira em Y é bastante flexível e, por isso, serve a uma grande gama de profissionais. No entanto, não significa que ele é voltado para todos os colaboradores, já que muitos têm o interesse nas funções apenas de gestão.

Para identificar funcionários com o perfil é interessante colher feedback e identificar as aspirações dos membros da equipe.

Os que tiverem foco em resultados e em conhecimento, bem como interesse ampliado em pesquisa e desenvolvimento, são elegíveis para a modalidade de pesquisa, por exemplo.

Note que não basta apenas não querer liderar equipes. Em troca, é preciso demonstrar alta capacidade analítica e de aprendizado, já que é por esse outro rumo que a profissão segue.

Como estruturar o processo no empreendimento?

Para aproveitar o plano de carreira em Y da maneira adequada, é fundamental que ele seja implantado corretamente. A princípio, é preciso montar um bom planejamento, com levantamento das principais características dos cargos.

Depois, o momento é o da definição dos critérios e etapas necessárias para chegar a cada posição. Em geral, os cargos mais altos já são bem descritos, mas os de especialização, não. Se a empresa possuir uma área de pesquisas, é preciso definir como um colaborador pode atingir níveis diferenciados nesse campo, por exemplo.

Na sequência, apresente os benefícios, o salário e o reconhecimento. Para que seja justo, gestores e especialistas precisam estar equiparados.

Desse ponto, o caminho está praticamente pronto. Com eles, os colaboradores sabem o que devem fazer para atingir determinado nível.

Por fim, é o momento de definir um sistema de avaliação justo, transparente e que privilegie a entrega de resultados e cumprimento das etapas predeterminadas. Isso evita a sensação de promoções indevidas ou que não foram merecidas.

Feito isso, divulgue o plano para que os profissionais reconheçam as possibilidades. Com o acompanhamento, basta fazer pequenas mudanças exigidas.

Com o plano de carreira em Y é possível ascender na empresa mesmo sem almejar cargos de gestão. Se for implantado corretamente, traz muita satisfação e engajamento dos colaboradores.

Não perca nenhuma novidade ou atualização! Assine nossa newsletter e esteja sempre por dentro dos temas de RH.


Equipe Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.