Enter your keyword

Entenda o papel da equipe multidisciplinar e seus benefícios para a empresa

Entenda o papel da equipe multidisciplinar e seus benefícios para a empresa

Entenda o papel da equipe multidisciplinar e seus benefícios para a empresa

O trabalho com equipes multidisciplinares pode trazer diversos benefícios para a sua empresa. O termo representa nada mais do que um time múltiplo com profissionais de diferentes departamentos trabalhando juntos. Assim, conseguimos prestar um atendimento completo e que considera diversos aspectos de uma mesma questão.

O modelo que aposta na diversidade para compor os times de trabalho tem ganhado cada vez mais espaço dentre as tendências de gestão. Para o RH, esse é um caminho especialmente interessante, pois garante diversas vantagens estratégicas. Continue lendo para saber mais.

O que é uma equipe multidisciplinar?

Uma equipe multidisciplinar é aquela formada por profissionais que vêm de diferentes departamentos da empresa. Isso significa que temos um grupo diverso com diferentes habilidades, perfis de comportamento, personalidades e experiências.

Ainda que venham de diferentes setores, os profissionais do grupo devem atuar com foco em um objetivo comum. Com a participação de todos, o projeto ganha qualidade, pois é abordado a partir de diferentes perspectivas. As percepções diversas contribuem para um resultado mais completo e com menor margem de erro.

A consequência óbvia das equipes disciplinares é um grupo capaz de abordar um problema por diferentes perspectivas, simultaneamente. Assim, o projeto se torna mais ágil, pois é desenvolvido desde o início, considerando as capacidades e limitações de todos os departamentos. 

Qual a importância de uma equipe multidisciplinar?

Vivemos hoje um momento ímpar no mercado de consumo. É cada vez maior o número de empresas disputando a atenção do cliente. Com a democratização do acesso à internet, as pessoas não estão mais restritas aos negócios locais. De repente, temos um número quase imensurável de marcas e consumidores transitando e interagindo. 

Dentro desse contexto, as organizações precisam encontrar maneiras de oferecer produtos que correspondam aos desejos dos clientes. As equipes multidisciplinares entram aqui justamente para garantir um cuidado mais completo nas entregas. Quando criamos soluções a partir de perspectivas diversas, é muito mais fácil agradar um público que também é diverso.

Para além das questões mercadológicas, a adoção de equipes multidisciplinares garante mais agilidade para a operação. A resolução de problemas fica mais eficiente, pois permitimos que diferentes feições de uma mesma situação-problema sejam consideradas simultaneamente.

Quais são as vantagens de uma equipe multidisciplinar?

Organizações que apostam em equipes multidisciplinares para montar seu quadro têm uma série de vantagens para o cotidiano de sua gestão. Abaixo, você conhece alguns dos principais benefícios desse modelo.

Competências múltiplas

Por definição, as equipes multidisciplinares são compostas por profissionais atrelados a diferentes disciplinas do trabalho. Na prática, isso significa que os grupos são compostos com foco na diversidade de especialidades dentre os membros.

No fim, o trabalho que tem contribuição de profissionais de várias áreas – marketing, tecnologia, vendas, entre outros – conta com competências múltiplas para resolver os problemas e encontrar as melhores soluções.

Diversidade de perspectivas

Se você trabalha com recursos humanos, sabe muito bem que existe mais por trás dos profissionais do que apenas suas habilidades técnicas. É preciso considerar que cada pessoa tem sua individualidade, valores, ideologia e mindset singulares.

Nesse sentido, as equipes multidisciplinares trazem mais uma vantagem para organização. As diversas personalidades oferecem perspectivas únicas. A partir daquilo que é mais caro para cada um, as contribuições se complementam.

Riqueza de experiências

Nem todo conhecimento vem dos cursos e treinamentos formais. Muito do que se tem como procedimento padrão nas empresas surgiu a partir da tentativa e erro de seus funcionários. Por isso, a experiência também tem grande valor para construir um bom profissional.

No que diz respeito às equipes multidisciplinares, a riqueza de experiência do grupo também é um ponto positivo. Ao reunir vários profissionais sobre um mesmo objetivo, conseguimos aproveitar o melhor da experiência de cada um.

Colaboração entre profissionais

Por motivos óbvios, o trabalho coletivo é uma parte importante da experiência com equipes multidisciplinares. Dentro do grupo, os colaboradores serão convidados a pensar a partir de perspectivas que não são comuns em seu dia a dia. 

Ainda que possa ser um desafio em primeiro momento, a prática multidisciplinar agrega muito para o colaborador. Por meio da colaboração entre profissionais, ele aumenta sua experiência e ganha novas perspectivas.

Menor margem para erro

Muitas vezes, um projeto demora muito para ser finalizado por falta de informação técnica. Quando capitaneado pela equipe de marketing, pode travar por problemas operacionais. Mas, se for conduzido pela área técnica, pode carecer de apelo mercadológico. E assim por diante.

Com as equipes multidisciplinares, esse problema é minimizado. Ao reunirmos representantes de diferentes áreas em um mesmo grupo, conseguimos detectar os problemas de antemão para agir preventivamente. Assim, diminuímos a margem de erro do projeto.

Ambiente favorável à inovação

Inevitavelmente, haverá embates durante as reuniões de uma equipe multidisciplinar. Como cada membro vem de áreas diversas, as perspectivas muitas vezes são conflitantes entre si. 

Muito longe de ser uma desvantagem, esse tipo de ambiente é altamente favorável à inovação. A partir dos embates de opiniões diferentes, o grupo é desafiado a pensar em soluções inéditas e criativas para resolver seus empasses. Não à toa, as equipes multidisciplinares têm tido cada vez mais espaço em startups e negócios de tecnologia.

Maior motivação para enfrentar desafios

Por fim, a última vantagem que podemos citar sobre as equipes multidisciplinares é o fato de que elas trazem maior motivação para os colaboradores.

Exposição ao novo, diferentes conhecimentos e experiências. O trabalho com pessoas que têm perspectivas diferentes certamente é um desafio. Mas com as técnicas de gestão certas, esse desafio pode servir de combustível para motivar os profissionais cada vez mais. 


Como montar sua equipe multidisciplinar?

Quer aprender como montar sua equipe multidisciplinar? Abaixo, preparamos um passo a passo para te ajudar a implementar esse modelo em sua organização, em quatro etapas simples.

  1. Crie um planejamento

Como não poderia deixar de ser, tudo começa pelo planejamento. Para garantir a formação de uma boa equipe multidisciplinar, precisamos antes ter conhecimento profundo sobre as necessidades do trabalho.

Por isso, vamos listar no planejamento todas as habilidades comportamentais (soft skills) e competências técnicas (hard skills) necessárias para ter sucesso no projeto. Essa relação será essencial mais a diante, quando formos selecionar os membros da equipe.

  1. Defina os objetivos do trabalho

Seguindo na mesma linha do planejamento, o próximo passo é definir os objetivos que vão nortear o trabalho. Toda equipe de trabalho vai atuar em cima de um problema ou projeto específico. Por isso, é preciso ter essa definição muito bem-esclarecida.

Lembre-se que os objetivos da equipe precisam ser compatíveis com os objetivos gerais da empresa, garantindo assim uma convergência dos esforços.

  1. Selecione os perfis mais adequados

Lembra quando reservamos um tempo do planejamento para definir as necessidades de nosso projeto? Nesta etapa, vamos utilizar essas informações para definir que tipo de profissional melhor atende às necessidades verificadas. 

A escolha dos perfis comportamentais precisa ser pensada sempre com foco nos objetivos definidos no passo anterior. Ainda, é importante que a composição do time seja diversa em especialidades para que possamos desfrutar de uma pluralidade de perspectivas na abordagem do trabalho. 

  1. Forme a equipe e defina as funções

Enfim, chegou o momento de selecionar os membros de sua equipe multidisciplinar. A formação do time precisa ser feita de modo a alinhar as necessidades do projeto com os perfis de comportamento dos colaboradores.

Com as equipes multidisciplinares, não queremos enquadrar os profissionais em atividades que estão fora de seu escopo. Muito pelo contrário, nossa intenção é definir os papéis para valorizar as competências de cada um.

Como gerenciar sua equipe multidisciplinar?

O gerenciamento de equipes multidisciplinares pode gerar muitas dúvidas nos setores de RH. Para te ajudar nesse sentido, reunimos abaixo algumas boas práticas para garantir os melhores resultados.

Testes de personalidade

Dentro dos recursos humanos, os testes de personalidade têm a importante função de traçar o perfil comportamental do funcionário. Assim, podemos conhecer a fundo os colaboradores para alocá-los onde trarão maior benefício para o grupo.

Para a gestão de equipes multidisciplinares, especificamente, os testes podem ser uma ótima ferramenta. Com eles, conseguimos formar grupos que se complementam e aproveitar o melhor que cada profissional tem a oferecer.

Metas e indicadores de performance

Não é só a composição da equipe que será definidora para os resultados. Dentro do seu planejamento, é importante ter claras as metas específicas para o projeto. Diferente do objetivo, que se refere ao resultado final, as metas devem ser revisitadas conforme o trabalho avança.

Para ter certeza de que tudo caminha como esperado, é importante contar com indicadores de performance. Essas métricas, por vezes referidas pela sigla KPI (Key-Performance Indicators) nos ajudam a acompanhar o progresso do trabalho.

A escolha dos KPIs varia de acordo com os objetivos do projeto. Podemos acompanhar as taxas de turnover, o absenteísmo, o retorno sobre investimento (ROI), entre outros índices.


Monitoramento constante

De nada adianta ter indicadores de performance bem-definidos de acordo com seus objetivos, mas, não manter um monitoramento constante desses números.

O acompanhamento das métricas é a única forma de garantir que os esforços da equipe multidisciplinar estão tendo o retorno desejado. Caso contrário, podemos ajustar a estratégia para melhorar os resultados.

É importante que o monitoramento olhe para a percepção do cliente, assim como para a experiência dos membros da equipe.

Comunicação otimizada

A comunicação é parte essencial de qualquer processo de gerenciamento e com as equipes multidisciplinares não poderia ser diferente. A capacidade de trabalhar em grupo é uma qualidade essencial aqui e que precisa ser trabalhada no dia a dia.

A escolha dos canais de comunicação é um ponto importante nesse sentido. Precisamos oferecer meios eficientes para que os profissionais possam trocar informação de maneira ágil e transparente. 

Cultura do feedback

Ainda seguindo sobre a importância da comunicação, ela não deve ser valorizada apenas nas trocas internas da equipe multidisciplinar. De maneira geral, é papel do RH ouvir as demandas dos colaboradores e garantir uma cultura do feedback.

De um lado, o gestor precisa ter espaço para colocar suas percepções e demandas de maneira respeitosa. Do outro, o colaborador deve sentir-se confortável para relatar suas necessidades e os desafios do trabalho. Assim, conseguimos construir um clima organizacional cada vez mais agradável.

Equilíbrio de demandas

Quando gerenciamos equipes de trabalho, é importante cuidar para que as responsabilidades não recaiam com maior peso sobre um ou outro colaborador. 

O equilíbrio das demandas precisa ser respeitado para que não tenhamos uma sobrecarga de trabalho. Lembre-se que o trabalhador descansado sempre trabalha melhor e mais engajado com os objetivos da organização.

As equipes multidisciplinares e o papel do RH

Como vimos, as equipes multidisciplinares trazem diversas vantagens para a organização que as adota em sua gestão. A diversidade de perspectivas contribui para um cuidado mais completo com a qualidade das entregas. Além disso, o modelo agrega experiência ao colaborador que tem a oportunidade de interagir com colegas de diferentes departamentos.

Dentro desse contexto, é papel do RH construir equipes coesas e com habilidades técnicas e comportamentais complementares. Ao priorizar a diversidade na hora de escalar as funções, garantimos que as entregas sejam também mais diversas e capazes de agradar um público cada vez maior.

Mesmo com todas as informações que passamos, muitos setores de RH ainda têm dificuldade para escalar uma equipe multidisciplinar. Para esses casos, sempre é possível contar com ajuda especializada de quem tem anos de experiência no assunto. Na Sociis, temos uma equipe pronta para te ajudar com uma consultoria especializada. 

Para saber mais sobre composição de equipes eficientes, baixe já nosso Guia Para Construir Uma Equipe de Alta Performance.

Guia construção equipe alta performance

Garanta os melhores resultados com uma equipe diversa

Cada vez mais, é importante que as empresas garantam um atendimento amplo e completo para seus clientes. Na prática, isso significa oferecer soluções inovadoras e com agilidade maior do que a concorrência. 

Com as equipes multidisciplinares, fica mais fácil agregar qualidade e rapidez para os seus projetos. Ao apostar na diversidade, o modelo integra colaboradores de diferentes especialidades e garante resultados cada vez melhores.

Equipe Multidisciplinar da Sociis RH 🙂

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.