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Destaque-se pelas suas competências comportamentais

Destaque-se pelas suas competências comportamentais

Destaque-se pelas suas competências comportamentais

As características que fazem de uma pessoa um bom profissional vão muito além de suas competências c técnicas obtidas por meio de formações acadêmicas e treinamentos e também envolvem comportamentos importantes. No mercado de trabalho atual, as atitudes e a inteligência emocional dos trabalhadores são tão avaliadas como outros quesitos formais.

Quais são as competências comportamentais mais valorizadas pelas empresas?

Claro que isso varia de empresa para empresa, mas listamos a seguir algumas que sem dúvida contribuem para se destacar em sua carreira, independentemente da posição e da área de atuação:

• Equilíbrio emocional: Saber lidar com situações de tensão, gerenciar crises e lidar com a pressão de forma equilibrada e madura.

• Criatividade: Não ter medo de sair da temida zona de conforto e propor novos processos e métodos de modo a otimizá-los; criar oportunidades e não ter medo de ousar.

• Capacidade de trabalho em equipe: Saber interagir com colegas e líderes de forma colaborativa, paciente e respeitosa, mesmo nos momentos de discordância; capacidade de negociação.

• Ownership (visão de dono): Lidar com seu emprego como se a empresa fosse sua, tomando responsabilidades para si e enxergando o todo.

• Habilidades de comunicação: É importante saber expressar suas ideias com clareza e sinceridade, o que vale tanto para a comunicação escrita como oral. Saber ouvir os colegas e líderes também é importante para se comunicar com eficiência.

• Liderança: Capacidade de liderar pessoas de forma motivadora mesmo sem ocupar um cargo de gestão, usando os talentos de cada um em busca de resultados e os reconhecendo.

• Adaptabilidade: Aceitar e saber lidar com mudanças e não se desanimar facilmente com os desafios relacionados a elas, entendendo que elas sempre levam ao aprendizado e crescimento.

• Bom humor: Manter emoções positivas, sorrir e agradecer são atitudes extremamente valorizadas em qualquer empresa e contribui para a empatia com os colegas da sua equipe e, consequentemente, para a produtividade de todos.

• Integridade: Ter comprometimento com valores éticos e honestidade é revelado nos pequenos gestos do dia a dia e muito valorizado por qualquer gestor.

Essas competências comportamentais mostram que é importante estar sempre se conhecendo e se auto avaliando para ser uma pessoa melhor, o que sem dúvida também lhe aprimorará como profissional. Os resultados virão não apenas no seu trabalho, mas também na esfera social, o que gera um ciclo de bem-estar e, o mais importante: resultados.

 


 

Jornalista e Relações Públicas, Colaboradora do Blog Da Sociis RH

Informações sobre a autora:
Daniella Maria
Jornalista e relações públicas,
colaboradora do blog da Sociis RH

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