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4 Dicas para Melhorar o Trabalho em Equipe na sua Empresa

4 Dicas para Melhorar o Trabalho em Equipe na sua Empresa

  • Posted: 09/12/2019
  • By: Convidado
  • Category: Clima Organizacional
  • Comment: 0

Desenvolver o trabalho em grupo é uma estratégia que deve fazer parte de todo o planejamento de comunicação interna nas empresas.

Aliás, esse desafio deve ser constante para que a empresa cresça e se solidifique no mercado. Afinal, quando o time está unido e colabora na resolução e prevenção de problemas, certamente, isso reflete no mundo externo com clientes satisfeitos.

Considerando que cada pessoa tem uma vivência, experiência, valores e crenças, saber trabalhar estrategicamente a cultura organizacional é sinônimo de fortalecer os relacionamentos e criar um ambiente favorável ao desenvolvimento do capital humano.

Se você não sabe como fazer isso ou não tem ideia sobre por onde começar, não se preocupe! Ao ler o nosso post, você terá insights importantes que ajudarão a melhorar o trabalho em equipe na sua empresa. Vamos lá?

1. Desenvolva uma Comunicação de Mão Dupla

É fundamental que os membros do seu time recebam feedbacks sobre o seu desempenho. Mais do que isso, eles precisam ter confiança no seu gestor e o sentimento de que a sua opinião é considerada. Por isso, desenvolver uma comunicação de mão dupla é fundamental.

Para isso, o grande segredo está nos líderes das equipes: eles precisam ser treinados e saber lidar com as mais difíceis situações. Além disso, precisam ter o discernimento para chamar a atenção de forma individual e sempre elogiar os esforços da equipe.

Assim, ao mesmo tempo em que o colaborador recebe uma crítica, ele tem a oportunidade de esclarecer os motivos pelos quais tomou aquela decisão. Juntos, o gestor e o funcionário podem refletir sobre os acontecimentos e criar um plano de ação para que o erro não volte a se repetir.

2. Aplique Avaliações de Desempenho no seu Time

Para saber exatamente o que está acontecendo dentro da sua empresa é essencial aplicar algum tipo de avaliação de desempenho com a equipe (pelo menos a cada seis meses). As pesquisas ajudam a identificar quais são os pontos fortes da empresa na visão do colaborador e também tudo aquilo que ele considera que pode ser melhorado.

Portanto, ela é uma ótima ferramenta para compreender se os funcionários estão engajados ou se é necessário investir em alternativas para estimular a sua motivação.

Se você pensa que aplicar uma pesquisa é complicado porque exige muito tempo e esforço, não se preocupe! Existem diversas plataformas de pesquisa, como a binds.co, onde é possível:

  • criar
    pesquisas personalizadas com muita facilidade (inclusive, é possível escolher
    entre diversos modelos prontos);
  • abordar
    funcionários de forma anônima para que se sintam à vontade respondendo o
    questionário;
  • enviar
    a pesquisa por diversos canais (e-mail,
    SMS,
    widget em seu site
    e outros);
  • receber
    e analisar, em tempo real, todos os resultados.

3. Invista em Ações para Fortalecer os Relacionamentos

Convenhamos: na correria do dia a dia, dificilmente, os colaboradores têm oportunidade para conversar e se conhecer melhor, não é mesmo? Por isso, estratégias para fortalecer os relacionamentos são ideias inteligentes. Veja algumas alternativas:

  • palestras
    motivacionais;
  • cursos;
  • happy hour com o time;
  • confraternizações
    fora da empresa;
  • gincanas;
  • jogos:
    futebol, vôlei, handebol e basquete;
  • gamificação;
  • eventos
    temáticos;
  • e
    outros.

Esses encontros são ótimas oportunidades para desenvolver o espírito de equipe e aproximar todos os setores da sua empresa. Além disso, os colaboradores aprendem a respeitar as diferenças e as individualidades de cada pessoa — fatores importantíssimos para criar um clima organizacional bom para se trabalhar.

4. Compartilhe o Conhecimento

Dificilmente uma empresa consegue promover um curso ou treinamento para todos os funcionários ao mesmo tempo, certo? Por isso, investir no compartilhamento do conhecimento é uma ótima opção tanto para manter os colaboradores atualizados quanto para fortalecer os laços entre eles.

Por exemplo, imagine que o time comercial da sua empresa participou de uma feira. Os participantes podem organizar uma palestra para mostrar para o restante da equipe os resultados, contar como foi a experiência, apresentar as inovações mercadológicas, conversar sobre a concorrência e muito mais!

Você gostou do nosso conteúdo sobre como melhorar o trabalho em equipe na sua empresa? Então, aproveite para compartilhar este post  nas suas mídias sociais!

Imagens: Pexels

Texto produzido por binds.co

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