Enter your keyword

Como manter uma equipe de alta performance

Como manter uma equipe de alta performance

Como manter uma equipe de alta performance

Há uma preocupação, dentro das empresas, em montar uma equipe de alta performance, afinal, quem não gostaria de ter um time com profissionais extremamente competentes e produtivos, capazes de oferecer bons resultados e impulsionar o crescimento da organização?

Porém, mais do que formar esses times, a liderança deve buscar a manutenção de equipes com desempenho acima da média. É natural que esses profissionais recebam ofertas interessantes de trabalho e fazer a retenção desses colaboradores pode ser um desafio.

Para saber mais sobre equipes de alta performance e o que deve ser feito para mantê-las, continue lendo este post.

Quais os benefícios que a equipe de alta performance proporciona?

Uma equipe de alto desempenho é capaz de aumentar a produtividade e oferecer soluções inovadoras que melhorem processos e tragam mais qualidade à empresa. Ela oferece um diferencial de mercado diante da concorrência, ajudando a organização a obter destaque e a valorizar-se dentro do mercado.

A formação desse time é dada dentro do empreendimento. Não basta contratar os melhores talentos, é importante investir na formação desses profissionais, fomentar o engajamento e estimular o desenvolvimento.

Esse trabalho se dá com a aplicação de recursos em treinamentos, a realização de avaliações de desempenho, a prática de feedbacks consistentes e o foco no crescimento do profissional. Uma pessoa que recebe uma formação sólida e consegue crescer dentro da organização tende a retribuir, realizando um trabalho bem acima da média.

Quais as dicas para manter uma equipe de alta performance?

Após a formação de um time dos sonhos, capaz de elevar sua empresa a outros patamares, chega o momento de reter esses profissionais. Separamos algumas dicas que vão ajudar nesse processo:

Preocupe-se com a liderança

O líder serve como exemplo e inspiração para os funcionários. Uma boa liderança, capaz de guiar uma equipe de alta performance, exerce uma hierarquia horizontal com espaço para diálogos, e o relacionamento com os subordinados é valorizado.

A manutenção de uma equipe com resultados surpreendentes parte desse profissional, que deve dar a sua visão sobre a empresa e deixar claro o que espera do time, buscando formas de potencializar o trabalho e diminuir impactos negativos.

Outros comportamentos que indicam uma boa liderança são: a criação de metas alcançáveis, o compartilhamento de ideias, o equilíbrio emocional e o reconhecimento dos colaboradores.

Implemente o projeto

Defina quem vai executar cada tarefa, os prazos e os resultados a serem alcançados. Ao saber exatamente o que deve ser feito e quando, os membros do time têm mais clareza sobre suas funções e expectativas.

Estabelecer exatamente como o trabalho vai ser desenvolvido ajuda na hora de fazer cobranças e reunir os resultados. Além disso, evita falhas de comunicação e erros relacionados à responsabilidade de cada etapa, dando mais coesão e fluência ao projeto.

Delegue responsabilidades

Delegar tarefas com responsabilidades maiores, além das que já serão executadas na definição inicial do projeto, ajuda a desenvolver a autonomia e dá, ao funcionário, liberdade e espaço para a realização do seu trabalho. Essa prática demonstra confiança e ajuda a engajar os colaboradores, permitindo o seu crescimento.

A divisão da autoria da visão e dos benefícios traz bons resultados e o sentimento de dono da empresa, possibilitando que o profissional dedique-se ao máximo ao projeto.

Além disso, ao assumir responsabilidades maiores, ele tem a chance de experimentar novos patamares na carreira e acumular experiências distintas das que desenvolve diariamente na prática da função. Isso pode contar muitos pontos na hora de uma promoção.

Guia construção equipe alta performance

Promova reuniões de alinhamento

Ao lidar com uma equipe de alta performance, a autonomia deve ser trabalhada, mas é necessário promover reuniões de tempos em tempos para coletar os resultados dos projetos, informar a todos o status do trabalho, notificar atrasos, relembrar a missão, rever planejamentos e estudar mudanças de rota caso a estratégia atual não consiga alcançar os objetivos.

Essas reuniões ajudam a manter a transparência no trabalho e a promover a integração entre os funcionários. Não há como construir ou manter uma equipe de alta performance sem uma comunicação transparente, não só da liderança, mas entre todos os membros do time.

Estabeleça um clima de confiança

Um bom ambiente de trabalho, no qual os colaboradores confiam uns nos outros e na liderança, ajuda muito a manter a equipe de alta performance. Um local competitivo demais, além de afetar o desempenho, faz com que o profissional se sinta desconfortável e acabe se afastando, mesmo que esteja ali fisicamente e realize suas tarefas.

O clima organizacional é um forte fator de motivação e retenção de funcionários. Invista na criação de um local de colaboração, no qual os profissionais de alta performance possam trocar ideias e focar no desenvolvimento do projeto. Preocupe-se em instaurar um verdadeiro espírito de equipe dentro da empresa e perceba como as pessoas são afetadas e conseguem produzir resultados ainda melhores.

Cuide da qualidade de vida

Promover a qualidade de vida entre os funcionários denota preocupação e respeito com os membros da equipe. Os profissionais percebem que são valorizados pela organização e passam a apresentar resultados ainda melhores.

A qualidade de vida abrange o bem-estar e a satisfação dentro e fora do trabalho. Isso é obtido por meio de vários aspectos, entre eles: saúde, disposição, tempo para conviver com a família e amigos, um ambiente laboral positivo etc.

Entre as ações que a empresa pode promover para contribuir para a qualidade de vida, estão: programas de saúde (incluindo boa alimentação e prática de exercícios físicos), flexibilidade de horário, incentivo à construção de bons relacionamentos interpessoais na companhia etc.

Manter uma equipe de alta performance requer esforço e dedicação, porém, é uma prática que traz excelentes resultados para a empresa e para os funcionários individualmente. Ter a chance de crescer e apresentar desempenhos cada vez melhores é interessante para qualquer profissional; fazer isso dentro de um time coeso e engajado traz um novo sentido à rotina diária. Concentre-se nas dicas que sugerimos no post e colete os benefícios que esse trabalho vai gerar!

Aproveite para assinar a nossa newsletter e receba um conteúdo atualizado sobre gestão de pessoas e outros assuntos relacionados ao RH. Vamos lá!


Equipe Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.