Enter your keyword

Como é possível melhorar o engajamento de funcionários?

Como é possível melhorar o engajamento de funcionários?

Como é possível melhorar o engajamento de funcionários?

Nem sempre todo o horário de expediente é realmente produtivo. Essa questão pode comprometer a qualidade de processos internos e também os resultados de uma empresa ao final de determinado período.

Por isso, é fundamental estabelecer medidas para melhorar o engajamento de funcionários e torná-los mais comprometidos e interessados pelo contexto em que estão inseridos. Além disso, eles também precisam sentir que são parte importante da organização e ser devidamente valorizados por isso.

Implantar essas mudanças é, sem dúvidas, um desafio. Neste artigo você confere algumas sugestões que podem ser colocadas em prática para alcançar as melhorias desejadas. Confira!

Estabeleça um propósito para o engajamento de funcionários

Antes de tudo, é preciso definir um propósito que dê sentido ao engajamento de seus colaboradores. É claro que todos querem ter bons salários e benefícios, mas somente isso não é suficiente para mantê-los motivados.

Eles precisam entender por que a empresa está no mercado e o que ela pode fazer por seu público. A partir do momento em que a equipe enxerga como o seu trabalho faz a diferença na vida de outras pessoas, fica mais fácil mantê-la focada e envolvida em suas atividades.

Mostre as responsabilidades de forma clara

É essencial determinar as responsabilidades e tarefas de cada colaborador. Com total consciência a respeito daquilo que precisam fazer, eles sentem menos dificuldades em se concentrar para cumprir seus objetivos diários.

Por isso, o primeiro passo é promover a integração da equipe, apresentar os cargos e as competências a serem executadas por cada um deles. Aqui, também é hora de enumerar regras e explicar quem são os líderes e porque eles receberam essa denominação.

Melhore a comunicação interna

A comunicação interna é um fator determinante dentro de qualquer negócio. Quando bem estruturada, é responsável por reduzir falhas, garantir o alinhamento geral e manter os colaboradores sempre entusiasmados.

Sendo assim, é bom escolher bons canais de comunicação e alimentá-los constantemente e de maneira correta. Intranet, aplicativos e sites devem ser atualizados e estar disponíveis para acesso a todo momento. Reuniões, comunicados e até mesmo momentos de descontração devem ser promovidos com regularidade, de modo a abrir um espaço para que a própria equipe seja ouvida.


Construa uma liderança exemplar

A liderança exemplar é um método presente em praticamente todas as grandes companhias. E é simples compreender por que isso acontece: o exemplo de um bom líder motiva os funcionários a serem cada vez melhores. Afinal, de nada adianta apenas repetir os propósitos se os próprios gestores não abraçam aquela causa na prática.

O líder exemplar é próximo de cada processo, acompanha o desenvolvimento de projetos de perto, é o primeiro a chegar na empresa e o último a ir embora. Ele respeita sua equipe, sabe ouvir e também consegue dar feedbacks precisos que realmente surtem efeito no desempenho de seus liderados.

É bom lembrar que, se houver qualquer dificuldade em implantar essas etapas para melhorar o engajamento de funcionários, a melhor opção é sempre procurar pela ajuda de uma consultoria especializada em RH. Assim, a empresa não desperdiça tempo e nem recursos e consegue uma organização muito mais eficiente para todas essas transformações.

O engajamento da equipe contribui enormemente para os negócios empresariais e gera vantagem competitiva, porque é um fator primordial para a produtividade e para alcançar resultados mais satisfatórios.

Este artigo foi útil para você? Então siga a SOCIIS no LinkedIn, Facebook e Instagram para ter acesso a outros conteúdos igualmente interessantes!

Informações sobre a autora:

Bianca Andrade
Psicóloga e Co-Founder da Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.