Enter your keyword

Saiba qual a importância de uma boa política salarial em uma empresa!

Saiba qual a importância de uma boa política salarial em uma empresa!

Saiba qual a importância de uma boa política salarial em uma empresa!

A boa política salarial pode ser definida como um fator totalmente estratégico para uma empresa. Ela é um diferencial, tanto para que a organização se destaque e se posicione no mercado, como também para o colaborador, que fica mais motivado e produtivo diante de uma remuneração adequada à sua função.

Para completar, esta também é uma forma de atrair novos profissionais e reter talentos, especialmente diante de tanta competitividade no cenário atual. No entanto, muitas vezes definir valores e benefícios parece uma atividade complexa. Afinal, é preciso respeitar a realidade da empresa e ainda ser justo com a equipe que tanto se esforça para alcançar metas e objetivos todos os dias.

Mas por que esse cuidado é tão importante e como colocá-lo em prática sempre da melhor maneira possível? Confira nesse artigo um passo a passo explicativo que irá ajudá-lo bastante a vencer o desafio de estabelecer políticas salariais em seu local de trabalho e as suas vantagens!

Como estabelecer políticas salariais?

As ações para o desenvolvimento da política de remuneração da sua empresa devem considerar fatores internos e externos. Veja!

Descreva os cargos e compare-os

É muito importante entender exatamente as tarefas que cada colaborador exerce para definir o grau de complexidade dos cargos. Em seguida, é fundamental estabelecer requisitos mínimos de exigência, como a formação acadêmica e a experiência no mercado de trabalho.

O mais indicado é fazer uma divisão de acordo com os cargos padrão, que seguem a ordem de auxiliar, assistente, analista, supervisor e gerente. Para alcançar um equilíbrio e ser justo ao estabelecer a política salarial em sua empresa, compare cargos e analise profundamente suas responsabilidades.

Assim, fica mais fácil encontrar o salário correspondente a eles, conforme o posicionamento da empresa. Esta também é uma maneira de visualizar as áreas internas de maior importância, para colocar proporção adequada nos valores.

Observe as políticas salariais do mercado atual

Nunca deixe de respeitar a base salarial que o mercado impõe atualmente. Dessa forma, é possível estabelecer uma remuneração aproximada, sem desmerecer o colaborador e nem oferecer mais do que se pode pagar.

Uma boa estratégia é pesquisar a respeito de valores pagos em outras empresas do mesmo segmento, ainda que sejam concorrentes. Ter esses dados em mãos é uma forma de mostrar à equipe que a organização respeita o padrão em vigor e procura compensá-lo também de outras formas, como com benefícios e bonificações, por exemplo.

Vale a pena contratar uma boa empresa especializada em RH para ajudá-lo a comparar, por meio de pesquisas, como os concorrentes ou negócios similares (em atuação e porte) agem em suas políticas salariais. Essas consultorias poderão fornecer dados significativos e corretos, de acordo com a realidade de seu setor.

Avalie seu orçamento

Nunca se esqueça de que os salários pagos aos colaboradores devem estar em conformidade com o orçamento real da empresa. Por isso, verifique como estão os fundos disponíveis para esse fim e analise cuidadosamente, junto aos responsáveis pelo financeiro, se o valor é real e adequado.

Lembre-se de que, eventualmente, sua equipe também espera por reajustes e aumentos periódicos. Esses fatores precisam ser levados em consideração para não prejudicar determinados cargos, em detrimento de outros. Além disso, é bom considerar que todos os direitos trabalhistas de um funcionário devem ser pagos corretamente para evitar qualquer tipo de transtorno.

Aumente os benefícios se não puder pagar mais

Se a empresa não consegue atingir a média salarial de outras da mesma área de atuação, ainda há uma saída: é hora de dar uma atenção especial para os benefícios. Muitos funcionários costumam ter em alta essa questão e acabam por considerá-la como um fator decisivo para assumir ou mesmo permanecer em um cargo.

Plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida, vale refeição e participação nos lucros são apenas algumas das opções que podem ser consideradas. É importante ressaltar, porém, que todas elas também devem entrar no orçamento disponibilizado pela empresa.

Os benefícios não podem ser pagos ou disponibilizados fora da data prometida e nem serem eliminados após firmada a contratação sem respaldo e acordo com os colaboradores.

Evite falhas em processos internos

Quando se trata de questões ligadas ao equilíbrio interno salarial, a política da empresa deve considerar tanto as políticas já praticadas no mercado quanto o peso que o colaborador tem dentro de seu universo corporativo. É muito importante encontrar uma maneira de fazer com que esses dois pontos caminhem juntos para chegar a um valor justo e que corresponda ao cargo.

Porém, esses fatores não são unicamente determinantes para a política em si: eles são apenas elementos balizadores, enquanto o salário deve sempre se pautar na importância estratégica que cada cargo tem para o negócio.

Se o mercado impõe determinado valor para um cargo, mas para sua empresa aquela função é essencial e você conta com ótimos profissionais, é preciso trabalhar para retê-los e mantê-los engajados e motivados. Então, vale sim a pena ir além da remuneração pré-estabelecida para bons resultados.


Coloque tudo no papel

Por mais que pareça clichê, é indispensável colocar no papel todos os pontos essenciais a respeito da política salarial da empresa. Isso significa descrever premissas, princípios e decisões para justificar a determinação de valores, além de especificar uma cláusula que afirme o comprometimento da organização em arcar com aquilo que foi combinado.

Essa orientação é ainda mais importante dentro de micro e pequenos negócios, uma vez que nesses ambientes existem menos cargos e hierarquias. Inclua nomenclatura de cargos, pré-requisitos para promoções e demais detalhes a respeito de quando e como um aumento salarial pode acontecer, como mérito ou maturidade.

Não deixe de registrar claramente quem realizará a aprovação dessas mudanças e definir com exatidão como serão as avaliações de desempenho determinantes para transformar esses resultados. Por fim, é interessante colocar no documento as áreas consideradas como mais valiosas dentro da empresa.

Quais as vantagens de uma boa política de remuneração?

São inúmeras as vantagens que uma política salarial eficiente pode trazer para sua empresa. Confira!

Atração e retenção de talentos

É preciso ter um bom sistema salarial para conseguir atrair e reter talentos em sua empresa. O salário desempenha um papel importante na captação de profissionais para sua organização. Obviamente, se a mesma é pequena, não adianta competir com as de grande porte, quando se trata de salário.

As empresas contam com as habilidades de profissionais, a fim de assegurar que funcionem bem e permaneçam competitivas no setor. Colaboradores com talento para ajudar seu negócio a crescer e avançar são procurados entre as concorrentes.

Um pacote de remuneração e benefícios que inclui um salário generoso, bônus e uma programação de aumentos salariais pode atrair funcionários muito cobiçados por outras empresas. Existem várias maneiras de atrair talentos, incluindo formas criativas de recompensá-los pelo investimento em seu desenvolvimento.

Revisão periódica

As empresas que usam uma verdadeira política de remuneração competitiva fazem com que os profissionais de recursos humanos estejam sempre atentos ao andamento do mercado, quanto às remunerações pagas pelos concorrentes. Isso ajuda o negócio a acompanhar os aumentos salariais no setor, que resultam de mudanças na oferta e demanda de colaboradores e responsabilidades de empregos.

Dessa forma, beneficia os funcionários, porque o valor do seu trabalho é reconsiderado com mais regularidade. Isso oferece um sentimento maior de esperança do que empregos com renda estagnada, pois seu valor para a organização raramente é reavaliado.

Vínculo do profissional com a empresa

Uma boa política de remuneração pode melhorar a motivação dos funcionários, reduzir a rotatividade de profissionais e aumentar a produtividade. O turnover tem um custo significativo para as empresas, e a motivação pode ajudar a diminuir esse índice.

Embora o salário não seja o único fator motivador para os colaboradores, ele pode ajudá-los a se sentirem valorizados pelo empregador e a terem um vínculo maior com a empresa. Políticas de remuneração competitivas, que incluem aumentos salariais regulares e incentivos, motivam os trabalhadores a ter um desempenho em seu nível mais alto.

Redução da rotatividade

Colaboradores têm maior probabilidade de pensar que seu salário é justo e menos chance de deixar a organização, caso sua empresa comunique claramente sobre a sua política salarial. A transparência é tão importante para influenciar o engajamento dos funcionários quanto as métricas típicas de engajamento dos mesmos, como oportunidades de promoção.

Remuneração adequada dos colaboradores

Para se destacar no mercado, você deve primeiro ser vitorioso dentro de sua própria empresa. O tratamento que seus funcionários dispensam aos clientes é um reflexo de como eles são tratados no trabalho. Os esforços de seus profissionais serão devidamente recompensados, caso você tenha uma estrutura de pagamento eficaz.

Um colaborador sobrecarregado e mal pago não teria um bom desempenho, certo? Eles não terão nenhuma motivação para realmente ajudar no crescimento da empresa se a mesma não os valorizar. O fato é que a transparência salarial é uma forma possível de reduzir as disparidades e assegurar que todos os trabalhadores recebam remuneração igual por funções semelhantes.

Como é possível perceber, a política salarial devem ser muito bem pensada e analisada antes de serem definidas. Elas impactam diretamente o comportamento da equipe, que pode ficar desmotivada e insatisfeita, caso não receba um valor ponderado, e a falta dela ainda podem causar diversos problemas financeiros e administrativos para a empresa.

Lembrando que é muito importante contar com uma boa consultoria, como a Sociis RH. Ela ajudará você a desenvolver a política de remuneração mais adequada e eficiente para o seu negócio.

Viu como implementar esse processo pode ser simples e trazer muitos benefícios? Então, não perca mais tempo e entre já em contato conosco para saber como podemos ajudar você!

Informações sobre a autora:

Bianca Andrade
Psicóloga e Diretora de Recursos Humanos da Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.