Enter your keyword

Entenda como realizar a retenção de talentos na sua empresa

Entenda como realizar a retenção de talentos na sua empresa

Entenda como realizar a retenção de talentos na sua empresa

A retenção de talentos tem sido um grande desafio para as organizações. Como as novas gerações têm valorizado mais o crescimento profissional e a aprendizagem, as empresas precisam investir cada vem mais em treinamentos, cursos e estratégias para motivar seus funcionários a continuar trabalhando com eles e darem o melhor de si para a organização.

A contratação de um novo funcionário custa mais do que a retenção de um que já está na empresa e conhece suas particularidades. A substituição envolve uma série de gastos. Reter talentos não é uma tarefa fácil, mas separamos algumas estratégias para sua empresa. Acompanhe!

Mantenha um bom clima organizacional

É essencial manter um bom clima organizacional! É muito importante para o bem-estar dos funcionários dentro da empresa e também para reter esses talentos. Para tal, estimule a solidariedade entre os seus colaboradores, um ajudando o outro nas suas dúvidas e limitações.

Uma boa alternativa para ter um bom clima na sua empresa é oferecer ao colaborador a possibilidade de escolher o benefício que seja de seu gosto. Com isso, a organização mostra que se interessa pelas peculiaridades de cada funcionário.

A empresa também pode investir em programas que incentivem a prática de exercícios físicos, além de apoiar e incentivar projetos sociais que ajudem alguma comunidade próxima à empresa.

Essas ações diminuem os fatores que causam estresse, melhoram o desempenho dos funcionários e promovem um bom clima organizacional. Empresas que oferecem um bom ambiente de trabalho têm mais chances de reter talentos, além de serem muito mais valorizadas por seus clientes.

Estabeleça uma boa comunicação

Para alcançar a retenção de talento é de extrema importância estabelecer uma boa comunicação entre os colaboradores e gestores. O colaborador que sabe pouco da empresa em que trabalha tem menor probabilidade de ser participativo. O intuito é que eles possam interagir mais e ajudar na superação de desafios, quando bem informados sobre as estratégias da empresa.

Além disso, você deve ouvir as ideias dos colaboradores e envolvê-los nos processos decisórios. Assim, eles se sentirão mais motivados e valorizados.

Invista em planos de carreira

Oferecer um bom plano de carreira para seus colaboradores é uma ótima estratégia para reter seus melhores talentos. Para isso, é essencial mapear a função de cada cargo e as aptidões demandadas.

Dessa forma, fica mais fácil para os colaboradores avaliarem as possibilidades e também estabelecer metas profissionais para alcançarem seus objetivos dentro da organização.

Dê feedback

O feedback é muito importante para uma comunicação sem ruídos dentro da empresa, pois ele é um retorno sobre o trabalho realizado ou sobre a postura dentro da organização. Serve para orientar o profissional sobre ações que estão gerando bons resultados e as que não estão.

Reconhecer o seu trabalho faz com que o funcionário se sinta mais valorizado e motivado. Por outro lado, o feedback negativo é necessário para o seu crescimento e mudanças para que possa melhorar.


Conheça bem seus funcionários

Conhecendo bem seus funcionários você poderá ajudá-los a descobrir em quais tarefas eles apresentam mais facilidade e também qual a melhor forma de lidar com eles. É essencial essa interação para, por meio do diálogo, conhecer o potencial e as dificuldades de cada um.

Em resumo, para retenção de talento na sua empresa, você poderá realizar inúmeras estratégias. Porém, você deve analisar quais se enquadram mais no seu tipo de negócio e são mais interessantes. Investir em feedback e desenvolver planos de carreira são boas formas de manter um ótimo clima organizacional e deixar os funcionários mais satisfeitos e, consequentemente, mais produtivos.

Gostou de saber sobre as estratégias para reter talentos na sua empresa? Então confira também nosso post sobre a importância do plano de carreira nas empresas!

Equipe Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.