Enter your keyword

Importância da Pesquisa Salarial em um Plano de Cargos e Salários

Importância da Pesquisa Salarial em um Plano de Cargos e Salários

Importância da Pesquisa Salarial em um Plano de Cargos e Salários

A pesquisa salarial é uma das principais ferramentas do RH de uma empresa. Ela serve como base para a tomada de decisões muito importantes que podem definir a satisfação, permanência e atração dos melhores talentos do mercado. Mas, para isso, é importante que ela seja realizada de forma eficaz, seguindo alguns critérios.

Vamos explicar o que é uma pesquisa salarial, como ela deve ser estruturada e quais são os critérios a serem usados na escolha das empresas analisadas. Ao final, falaremos sobre como analisar os resultados e como utilizá-los a favor do seu negócio.

O que é uma Pesquisa Salarial?

A pesquisa salarial é uma ferramenta que permite ao RH analisar o cenário da remuneração dos profissionais no mercado e, assim, manter o equilíbrio interno e externo do seu plano de cargos e salários.

Ela também contribui para que a empresa se posicione de forma estratégica em relação aos cargos mais relevantes, oferecendo recompensas organizacionais mais atrativas que os principais concorrentes.


>> Leitura recomendada: [E-book] Guia para a Construção de um Plano de Cargos e Salários Estratégico


Como ela deve ser elaborada?

A pesquisa salarial deve ser pensada de forma criteriosa, considerando o cenário atual da empresa e seus principais objetivos. Também é importante pensar sobre os cargos praticados internamente e como eles têm sido valorizados no mercado. Veja, abaixo, alguns pontos importantes a serem analisados na hora de estruturar uma pesquisa salarial.

Liste os cargos-chave da organização

O primeiro passo para ter uma pesquisa salarial eficaz, é determinar os cargos mais relevantes para o negócio. Cada segmento conta com tipos de cargos que mais se destacam. Por exemplo, os engenheiros civis são muito importantes para o setor de construção, mas não oferecem vantagem alguma no setor de saúde. 

O cargos-chave da organização serão aqueles que ajudam diretamente na entrega dos produtos ou serviços ao cliente. Eles podem ajudar a filtrar as empresas a serem analisadas para que o resultado da pesquisa seja mais rico e proveitoso. 

Considere os objetivos da empresa

Outro ponto importante é considerar os objetivos da empresa definidos no planejamento estratégico. Eles apontam a direção das tomadas de decisão e isso interfere diretamente na composição dos times.

De acordo com o que a organização pretende alcançar, a qualificação dos cargos pode variar, afetando o tipo de posicionamento e até mesmo as empresas de referência a serem utilizadas na pesquisa salarial.

Avalie questões internas e externas

Para elaborar uma pesquisa salarial bem-feita, é fundamental avaliar tanto as questões internas quanto as externas do negócio. Internamente, é preciso analisar fatores como a hierarquia de cargos e a equiparação das remunerações. Isso ajuda a compreender melhor a situação atual da empresa e os pontos mais urgentes a serem corrigidos.

Externamente, é essencial considerar a participação de mercado da empresa, seu tamanho em quantidade de funcionários e em volume de produção e faturamento.

Esses fatores ajudam a compreender questões de proporcionalidade e permitem uma análise mais eficiente dos resultados da pesquisa e a aplicação deles no cenário específico do negócio.

 

Quais critérios utilizar para escolher as empresas participantes?

A pesquisa salarial deve ser realizada em um grupo de empresas especialmente selecionadas. A quantidade de participantes pode variar, mas é interessante que o número não seja menor do que 7, para que os dados sejam mais consistentes e menos enviesados.

Contudo, mais do que a quantidade, o que realmente faz toda a diferença em uma pesquisa salarial é a qualidade das empresas avaliadas. Podemos destacar 03 quesitos qualitativos que precisam ser considerados nessa seleção, confira a seguir.

Área de atuação

Como dissemos anteriormente, cada segmento de mercado tem as suas necessidades e isso reflete na relevância de cada tipo de cargo para o negócio. Um analista financeiro em uma empresa do setor alimentício tem atribuições e remuneração distintas de um que atue em uma consultoria de serviços financeiros, por exemplo.

Por isso, é muito importante que as empresas selecionadas pertençam ao mesmo ramo de atuação, para que a análise das atribuições e remunerações dos cargos seja mais efetiva.

Região geográfica

Em um país de dimensões continentais, como é o caso do Brasil, a regionalidade afeta bastante o custo de vida das cidades e, com isso, as remunerações aplicadas em cada uma delas.

Por isso, é preciso priorizar empresas atuantes nas mesmas regiões geográficas. Assim, a base de dados terá insumos mais relevantes para a tomada de decisões estratégicas na busca e retenção de talentos.

Tamanho e participação no mercado

Por fim, é indispensável avaliar o tamanho e a participação de mercado das empresas participantes da pesquisa, para que as devidas proporcionalidades sejam consideradas na análise dos resultados.

Empresas maiores e mais fortes no mercado ajudam a traçar um cenário de expansão do negócio e as empresas inferiores, nesse sentido, ajudam a compreender os limites mínimos a serem respeitados na construção do plano de cargos e salários.

Como analisar os resultados e aplicá-los ao seu negócio? 

Como-analisar-os-resultados-da-pesquisa-salarial

Depois de realizada a pesquisa, preferencialmente com o apoio de uma consultoria especializada no assunto, é necessário analisar os resultados e sua aplicabilidade no negócio.

Comece comparando os dados obtidos com a realidade da empresa, no que diz respeito às nomenclaturas dos cargos, suas atribuições, remunerações e benefícios oferecidos. Busque entender qual é a sua posição em relação às demais, se está mais próxima dos limites inferiores ou superiores.

Em seguida, pense nos objetivos da empresa e veja se a política aplicada atualmente está alinhada com o que se deseja alcançar nos próximos anos. Reveja sua tabela salarial e seu plano de cargos e salários, buscando pontos passíveis de melhorias. Defina qual será o posicionamento da organização, em relação aos cargos-chave e implemente todas as mudanças necessárias para isso.

A pesquisa salarial é uma excelente ferramenta de gestão de pessoas, desde que realizada com seriedade e atenção.

Seguindo os critérios que listamos neste artigo, você será capaz de desenvolver uma boa pesquisa para a sua empresa e obter informações de qualidade para a tomada de decisões estratégicas do negócio.

Se você gostou deste conteúdo e quer se aprofundar nesse assunto, não deixe de conferir este outro artigo com 7 dicas essenciais para um bom plano de cargos e salários.

Informações sobre a autora:

Bianca Andrade
Psicóloga e Diretora de Recursos Humanos da Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.