Enter your keyword

Job description: como criá-lo um para recrutar os melhores!

Job description: como criá-lo um para recrutar os melhores!

Job description: como criá-lo um para recrutar os melhores!

O job description é uma ferramenta essencial para os setores de RH. Presente principalmente durante os recrutamentos de novos profissionais, ele nos ajuda a garantir precisão nas contratações. Além disso, seu uso permite um processo transparente e com lisura para ambas as partes.

Nesse artigo, vamos abordar a fundo o conceito de job description, suas vantagens e os erros a se evitar.

Ainda, apresentamos um passo a passo para criar um e alguns exemplos de descrições para você se inspirar.

O que é job description

O job description nada mais é do que um documento de descrição de vaga para emprego. É competência dos profissionais do RH fornecer essas informações, que são específicas para cada função.

Esse documento deve ser armazenado como referência se não for imediatamente utilizado em uma etapa de recrutamento.

A descrição do cargo tem um papel essencial nos processos seletivos. É ela que informa aos candidatos quais são os requisitos, os benefícios, o salário e os atributos da vaga. Também, conta de maneira breve sobre a organização que está contratando. Assim, garantimos melhor fit entre empresa e os aspirantes ao cargo.

Dentro do recrutamento, a etapa de atração é muito importante para ter boa amostragem de candidatos para a seletiva. E o job description é fundamental aqui, pois garante uma divulgação mais objetiva. Se bem feita, ajuda a atrair os profissionais mais talentosos do mercado.

Qual a importância do job description?

Imagine-se em uma longa viagem. No meio do percurso, você percebe que o carro tem um problema mecânico que está desviando o percurso significativamente. Você para em uma oficina para realizar o conserto ou segue e tenta ajustar o que está errado com o veículo em movimento?

Da mesma forma que o carro não poderá ser consertado em movimento, os recursos humanos também não se beneficiam desse comportamento.

Antes de iniciar os trabalhos, é preciso ter um planejamento estratégico que delimite a função de cada colaborador claramente. Assim, você não corre o risco de descobrir que está com uma área ou função descoberta no meio do percurso. 

A falta de planejamento é um mal que acompanha a falta de job descriptions. Antes mesmo de contratar, é preciso entender exatamente qual é o cargo que vagou. Assim, conseguimos procurar profissionais que melhor respondem às necessidades internas. Quando isso não acontece, a consequência é uma gestão confusa que não alcança seus objetivos porque caminha de maneira desnorteada.

Os benefícios de contar com job description

O job description é essencial para a organização do RH. Quando reservamos um tempo para criar descrições precisas e atualizadas, garantimos mais precisão para as ações. Isso porque entendemos o perfil de profissional demandado e podemos direcionar o recrutamento.

Na hora de contratar, o candidato também tem uma maior compreensão sobre a cultura organizacional da empresa e pode avaliar o fit. Ele tem clareza sobre as atribuições do cargo para decidir se está apto ou não para a vaga.

O job description é importante para as contratações, mas sua função vai muito além dos processos de recrutamento. Devemos ter um registro claro sobre as atribuições de cada colaborador. Assim conseguimos mensurar performance, advertir ou elogiar se for o caso.

No fim, ao incorporar essa ferramenta em nossas estratégias de RH, conseguimos aprimorar a qualidade das contratações e das relações de trabalho atuais. Dessa forma, garantimos melhor atração e retenção de talentos.

Como criar um job description

Muitos ainda têm dúvidas na hora de criar um job description. Para te ajudar nessa tarefa, preparamos abaixo um passo a passo com todos os detalhes aos quais você precisa se atentar.

  1. Título da vaga

Ainda que pareça um mero detalhe, o título é parte essencial do trabalho de criação do job description. Ele é a chamada de sua vaga, algo como o que as manchetes são para as notícias.

O título da vaga precisa ser objetivo e comunicar de maneira afirmativa o que se procura. Evite a todo custo inserir perguntas neste campo — devemos prezar pela assertividade. Para além da legibilidade da mensagem, é importante pensar também em questões mais técnicas que vão dar visibilidade ao anúncio. 

Na era da internet, pode ser interessante ter conhecimento básico sobre as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para garantir o destaque da vaga nos resultados de pesquisa.

  1. Histórico da empresa

Da mesma forma que você precisa conhecer os candidatos, eles também precisam conhecer a organização para entender se há um fit cultural. Por isso, precisamos inserir um breve histórico da empresa no job description. Isso inclui o segmento de mercado, a missão, visão e valores que guiam a gestão.

  1. Requisitos da vaga

Uma das primeiras coisas que surgem quando vamos elaborar uma descrição de cargo são os requisitos necessários para ocupar a vaga. Essa parte do job description precisa ser meticulosa para apontar qual é a experiência desejável, assim como as soft e hard skills procuradas. Dessa forma, você garante que as candidaturas estarão adequadas ao que se procura.

  1. Descrição do cargo

A descrição do cargo propriamente dita é a parte do job description que fala da vaga que está sendo anunciada. Nesse ponto, precisamos descrever as responsabilidades da posição, assim como as tarefas que devem ocupar o seu cotidiano de trabalho. Seja sucinto, mas nunca omita itens da lista. Dessa forma, você mantém a transparência e lisura do processo.

  1. Salário, benefícios e regime de contrato

Muitas empresas tendem a omitir os valores de salário, benefícios e o regime de contratação proposto. Além de servir como um atrativo para ter mais interessados, a divulgação desses dados também funciona com uma primeira peneira. 

Assim, evitamos gastar tempo e dinheiro avançando um profissional no processo seletivo para descobrir, depois de dias, e até semanas, que ele não vai aceitar a posição por conta do salário oferecido.


  1. Informações sobre o recrutamento

Por último, esse item é um bônus que imprime ainda mais seriedade aos seus processos seletivos. Para garantir a transparência, é aconselhável informar aos candidatos sobre as fases do recrutamento.

Estabeleça prazos e indique quais e quantas etapas serão necessárias para que o RH chegue a uma decisão.

O que evitar em um job description

Da mesma forma que existem boas práticas e etapas que podemos seguir para ter um bom job description, existem também alguns erros clássicos que precisam ser evitados. Fique atento:

Descrições genéricas

Em outros momentos, citamos a importância de sermos objetivos no job description e é esse justamente o motivo. Quando as descrições são demasiadamente genéricas, o candidato acaba a leitura mais confuso do que iniciou. Dessa forma, o anúncio não cumpre sua função de informar sobre a vaga e a organização.

Falta de transparência

Ainda que seja uma prática comum, criar anúncios de emprego mantendo a empresa em anonimato não é uma boa para nenhuma das partes. Salvo casos onde a confidencialidade é necessária, a falta de informações sobre a contratante dá ao candidato a sensação de que falta transparência. 

Para a empresa, é ruim pois as candidaturas se tornam menos certeiras – profissionais mais criteriosos acabam perdendo o interesse por conta disso.

Requisitos incompatíveis com a vaga

Não é de bom tom pedir inúmeras qualificações e vasta experiência se a vaga não requer isso de fato. Além disso, é importante sempre avaliar se o nível das exigências é compatível com as compensações oferecidas.

Uso termos específicos

Na ânsia de transparecer a cultura organizacional da casa, muitos RHs acabam exagerando no uso de termos internos na hora de redigir o job description. Esse tipo de informação não acrescenta muito para um candidato leigo nos costumes internos e só serve para confundir.


Exemplos de job description

Agora que você já tem todo o conhecimento teórico e conferiu nossas dicas práticas sobre o que fazer e o que não fazer, certamente está pronto para elaborar um job description. Ainda assim, pode ser vantajoso ver exemplos de anúncios que contemplam todos os elementos mencionados. 

Os exemplos são baseados em vagas reais, mas com empresas fictícias e, em alguns casos, foram completados de maneira a atender todos os requisitos expostos acima – confira:

Supervisor operacional

Histórico da empresa: A Transportes Amazônia S.A conta com mais de 130 unidades, 1700 veículos e 4000 colaboradores. Há mais de 30 anos atuando no segmento de transporte, temos consciência do nosso comprometimento em diversas esferas; seja social, ambiental ou econômica. E trabalhamos para transmitir esse entendimento também à nossa equipe, para que ela se desenvolva da melhor maneira possível e que cada colaborador sinta orgulho em levar os valores da nossa organização, além dos nossos portões. 

Requisitos da vaga: Superior Completo em Administração, Processos Gerenciais, Logística ou áreas afins. Experiência em atividades de Gestão de Negócios.

Descrição do cargo: Supervisionar recursos físicos, humanos e materiais de turnos de trabalho relacionados aos processos de atendimento, coleta e entrega, distribuição e movimentação de mercadorias, zelando pelo cumprimento das normas, metas, indicadores, políticas e diretrizes repassadas pela empresa.

Salário, benefícios e regime de contrato: R$ 4.200 + Vale Transporte + Vale Alimentação | 8 horas | CLT

Informações sobre o recrutamento: os selecionados passarão por três entrevistas no período de quatro semanas, antes do resultado.

Estagiário de operações

Histórico da empresa: A CMJ Lavouras Ltda é uma das líderes em soluções de proteção ao cultivo. Buscamos estar junto dos produtores, oferecendo soluções e serviços inovadores que impactam positivamente a agricultura.

Requisitos da vaga: Cursando a graduação em Administração de Empresas, Contábeis, Economia e Áreas Afins. Conhecimento Pacote Office, principalmente excel (intermediário). Disponibilidade para estagiar em horário comercial.

Descrição do cargo: Realizar controles de documentação; elaborar documentação referente à Operações Estruturadas; fazer inputs de informação em sistema; controlar informações e apoiar a análise de indicadores da área e prestar suporte ao time comercial.

Salário, benefícios e regime de contrato: R$ 1.200 | 4 horas

Informações sobre o recrutamento: os selecionados passarão por uma entrevista no período de duas semanas antes do resultado.

Recrute os melhores profissionais

O job description é uma ferramenta e tanto para que o RH possa planejar e executar sua gestão de pessoas de maneira precisa. Ele nos informa as demandas da empresa e também os perfis mais adequados para preencher cada vaga.

Como você pôde ver, quem investe tempo na preparação dessas descrições ganha muitas vantagens. Com organização e boa gestão, conseguimos recrutar os melhores profissionais do mercado para garantir bons resultados.

Este conteúdo foi interessante para você? Deixe o seu comentário abaixo!

Equipe Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.