Enter your keyword

Qual a diferença entre clima e cultura organizacional? Veja aqui!

Qual a diferença entre clima e cultura organizacional? Veja aqui!

Qual a diferença entre clima e cultura organizacional? Veja aqui!

O ambiente de trabalho é fundamental para o bem-estar de seus colaboradores. Como eles se sentem em seu local de trabalho é o que chamamos de clima organizacional. Porém, muitas pessoas confundem e ficam em dúvida sobre a diferença entre clima e cultura organizacional.

A diferença é que a cultura diz respeito às normas, aos valores e aos comportamentos exigidos pelos gestores aos colaboradores da empresa. Já o clima se refere à atmosfera da organização, que é criada com base em sua cultura. É importante frisar que a cultura organizacional e o clima diferem muito de uma organização para outra.

Neste post, falaremos sobre as principais diferenças existentes entre clima e cultura organizacional. Boa leitura!

Flexibilidade de mudança

Raramente a cultura organizacional é mudada, devido ao fato de ela vir de cima, sendo a direção que o colaborador deve seguir. Isso é algo difícil de mudar, pois os costumes e os modos de trabalhar são impostos pelos gestores aos colaboradores e vão passando de funcionário para funcionário, fortalecendo a cultura da instituição.

Já o clima organizacional passa por várias modificações em um curto espaço de tempo, devido ao fato de estar exposto a todos os elementos relacionados à liderança da empresa e podendo ser prejudicado rapidamente perante qualquer mudança no local de trabalho.

Visão da empresa

A cultura organizacional representa a verdadeira imagem da organização. Ela se preocupa com a visão macro, englobando toda a instituição e fazendo com que vários departamentos e equipes caminhem na mesma direção, procurando alta performance, qualidade, satisfação do cliente e o que achar mais relevante. 

Por outro lado, o clima organizacional tem uma visão não do todo, mas de cada setor da instituição ou equipe. É provável que a área financeira seja conflituosa e densa, e o setor de vendas seja mais estável e unido. O fato é que o clima organizacional refere-se às percepções dos trabalhadores, apesar da possibilidade de haver divergências entre cada uma de suas ideias e ele se preocupa muito com a microimagem da empresa.

Permanência

A cultura organizacional é bem mais complexa em sua construção, devido ao fato de depender das inúmeras relações interpessoais. Dessa forma, é bastante complicado viabilizar mudanças, sejam positivas ou negativas. Já com o clima organizacional é diferente. É muito provável que em pouco tempo a atmosfera fique positiva, possibilitando colaboração e bons relacionamentos.

 

Influência

Uma organização que se inicia com uma cultura organizacional mais alegre, jovem e guiada pelos resultados, mas que não emprega colaboradores com esse perfil, acaba causando mudanças em seu clima organizacional. Caso isso não seja percebido, pode se arraigar na cultura da empresa.

O fato é que o clima organizacional pode sofrer grande influência da cultura organizacional, especialmente de forma positiva, caso ela seja bem delineada e executada de forma fiel por seus gestores. Isso faz com que os funcionários se identifiquem com a cultura da instituição e “vistam a camisa”.

Agora você conhece a diferença entre clima e cultura organizacional. De acordo com o que vimos, para que a sua organização consiga colher ótimos resultados em produção e disponibilize uma competitividade maior no mercado, ela deve se voltar mais para seus colaboradores e procurar compreender suas reais necessidades. A partir disso, a cultura e o clima organizacional caminharão mais alinhadas.

Conseguiu compreender a diferença entre clima e cultura organizacional? Deseja fazer alguma observação? Então, deixe seu comentário abaixo!

Informações sobre a autora:

Bianca Andrade
Psicóloga e Diretora de Recursos Humanos da Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.