Enter your keyword

Avaliação de desempenho na prática: aprenda tudo sobre o assunto

Avaliação de desempenho na prática: aprenda tudo sobre o assunto

Avaliação de desempenho na prática: aprenda tudo sobre o assunto

A atuação dos talentos é um fator determinante para o sucesso do empreendimento. É preciso estimular a motivação, ampliar a produtividade e, principalmente, medir os efeitos das ações. Para tanto, existe a avaliação de desempenho.

Essa é uma ferramenta da gestão de pessoas que tem o objetivo de levantar dados e fazer análises sobre a performance dos colaboradores. Ela pode ser feita por métodos diversos e gera informações cruciais para várias etapas.

A seguir, veja tudo o que é importante sobre a avaliação de desempenho e conheça quais são os seus impactos!

Qual é a finalidade dessa ferramenta?

O principal objetivo desse recurso é gerar uma visão completa da atuação dos funcionários dentro de um determinado período. Como dito, é um mecanismo para a gestão de pessoas e serve tanto para analistas quanto para gerentes.

A partir dos resultados, é possível definir se a performance atende às expectativas, além de verificar até onde a perda de desempenho é responsabilidade da empresa.

A realização da etapa também serve como um canal de feedback direto. Com a análise em mãos, é viável reconhecer o bom trabalho e orientar o colaborador para atingir novos níveis de performance.

A criação de parâmetros tangíveis é essencial e se torna uma realidade com a execução da técnica. Graças a essa base de comparação sólida, ações melhores no gerenciamento de talentos podem ser executadas. Sua finalidade, portanto, consiste em encontrar desvios, otimizar o capital humano e oferecer um feedback concreto e justo.

Quais são as vantagens da avaliação de desempenho?

Por causa de suas características, a avaliação de desempenho é muito benéfica em vários sentidos. Quando feita de maneira correta, estruturada e profissional, ela traz informações pertinentes e motiva ações diversas no empreendimento.

Para saber mais, veja algumas vantagens de recorrer a esse elemento:

Auxilia a tomada de decisão

Quando um gestor precisa tomar uma decisão, é fundamental ter os dados adequados. Isso oferece segurança e visibilidade e contribui para que a atuação tenha maiores chances de sucesso.

Na gestão de pessoas, não é diferente. Se o gestor não tiver dados consistentes, as mudanças não alcançarão a eficiência esperada.

Já ao ter a avaliação de desempenho como base, há uma análise concreta e completa. Ela permite verificar o que tem dado certo e o que precisa ser modificado e oferece a segurança adequada para que as escolhas e transformações sejam feitas.

Atua no fortalecimento da cultura organizacional

Quando um colaborador tem uma performance acima da média, ele pode se tornar um propagador da cultura da empresa. Os resultados apresentados demonstram o que tem dado certo nesse aspecto e o fit cultural faz com que os conceitos sejam transmitidos de um jeito simples.

Portanto, a avaliação permite encontrar quem são esses candidatos que funcionam como peça-chave e que ajudam a fortalecer a missão, os valores e a visão empresarial.

Além disso, os resultados também servem para mostrar os pontos positivos da cultura e o que tem potencial de aprimoramento. Com uma atuação consistente e focada na melhoria de performance, o elemento ganha um reforço importante.


Contribui para o desenvolvimento dos talentos

Independentemente de o resultado ser positivo ou negativo, a avaliação de desempenho de cada colaborador sempre abre brechas para o desenvolvimento.

Alguém que tem demonstrado capacidade de liderança, por exemplo, pode ser identificado como um líder em potencial e ser trabalhado para assumir a futura nova posição. Já quem está com resultados abaixo do esperado utiliza o feedback para melhorar a própria atuação.

Caso as orientações sejam aproveitadas como deveriam, é provável que a próxima avaliação já demonstre um nível maior de performance.

Aumenta a motivação e a produtividade

O feedback é um recurso muito desejado no ambiente de trabalho, especialmente entre as novas gerações. Para se ter uma ideia, 82% dos colaboradores apreciam feedbacks positivos e negativos e 43% dos funcionários mais engajados recebem um retorno, pelo menos, uma vez por semana.

Ao mesmo tempo, é fundamental que ele seja justo e bem embasado, já que suas conclusões devem ter uma finalidade adequada. Nesse cenário, a avaliação é indispensável para criar um retorno que realmente ajude no crescimento.

Como consequência, há uma elevação na satisfação, na motivação e no engajamento. Isso leva a um aumento de produtividade. Assim, a equipe consegue oferecer com maior facilidade aquilo que é esperado dela.

Ajuda na melhoria do desempenho

O fato é que a avaliação pode ser um propulsor para o ganho de performance, em vários níveis. A partir da identificação do que não está adequado, a empresa pode fazer modificações pertinentes e que geram efeitos muito positivos, por exemplo.

Já o feedback é crucial para estimular a melhoria contínua e o desenvolvimento de novas habilidades. Para completar, o clima organizacional é um dos grandes beneficiados por essa etapa.

No fim, os times conseguem trabalhar de forma integrada e altamente funcional, e o desempenho é muito favorecido. Na próxima vez, portanto, é provável que sejam identificados os indicadores da melhoria contínua.

Como ela é feita?

Outro grande benefício da avaliação de desempenho é que ela é bastante versátil. Atualmente, há vários modelos que podem ser aplicados, como o autoavaliação ou o modelo 360º, em que um funcionário é avaliado por todos dentro da equipe.

Independentemente do método escolhido, ele precisa ser consistente e conveniente para o time e para as suas características. Além disso, a linguagem deve ser clara e próxima. Um desconforto inicial é natural, mas é vencido com uma abordagem direta e inclusiva.

Também é relevante gerar uma correlação de indicadores para uma análise cruzada. Estratégias diversas podem estar incluídas, como o uso de métricas comportamentais variadas.

Para obter o melhor desse recurso, o recomendado é contar com uma equipe profissional e especializada. Não apenas a condução é facilitada, mas também há o máximo aproveitamento quanto aos resultados.

A avaliação de desempenho é um recurso fundamental para a gestão de pessoas. Como traz vantagens quando é feita corretamente, considere contratar uma equipe especializada para melhorar os resultados!

Se estiver em busca de um time preparado e com excelente metodologia, entre em contato com a Sociis RH e veja o que podemos fazer pelo seu empreendimento.

Informações sobre a autora:

Bianca Andrade
Psicóloga e Diretora de Recursos Humanos da Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.