Enter your keyword

Você sabe como funciona o recrutamento e seleção por competência?

Você sabe como funciona o recrutamento e seleção por competência?

Você sabe como funciona o recrutamento e seleção por competência?

O recrutamento é um dos processos mais importantes das empresas de todo o mundo. É um fator decisivo, que determina o crescimento ou a falha de um negócio. Além de envolver recursos necessários para recrutar profissionais competentes, é preciso se certificar de que sua abordagem é adequada para essa finalidade. Para isso, vamos tratar do recrutamento e seleção por competências.

Profissionais precisam ter motivação e facilidade de adaptação à cultura da empresa. Se algum desses critérios não for atendido, a contratação vai estar destinada ao fracasso. Há necessidade de um método de recrutamento que permita aos profissionais de RH avaliar candidatos de forma justa.

Siga com a leitura e descubra como funciona esse método e quais são seus diferenciais.

O que é recrutamento e seleção por competências?

O método com base em competências é um conceito de empresas que se popularizou nos últimos anos. O objetivo dessa técnica é descrever a qualidade de uma empresa em uma área específica.

Competências foram adotadas por pequenas e grandes companhias para informar no que elas são boas. O propósito desse método é identificar os melhores currículos para contratar candidatos aptos para tal função e setor.

Em um contexto de recrutamento, competências são definidas como características comportamentais, traços de personalidade, conhecimentos, habilidades e qualificações dos candidatos. O empregador deve definir requisitos de competência para cada vaga em diferentes níveis, como setor, departamento e cargo.

Primeiro, a empresa identifica as competências relevantes para alcançar seus objetivos. Em seguida, ela comunica esses requisitos aos candidatos em potencial, para chamar a atenção dos candidatos fortes.

Depois, eles usam exemplos da experiência profissional para demonstrar que cumprem os requisitos. Essa etapa costuma acontecer nos primeiros momentos da seleção ou na fase de entrevista. Depende da maneira como profissionais de RH organizam o processo seletivo.

Quais os benefícios desse tipo de recrutamento e seleção?

O recrutamento baseado em competências foi apresentado para substituir a abordagem tradicional de contratação, que costumava ser muito problemática. É comum encontrar empresas que falham em identificar o método de recrutamento ideal.

Nelas, não há definições claras das metas no recrutamento relacionadas à avaliação dos candidatos e decisões de seleção. Ou seja, empresas que não utilizam o poder das competências têm dificuldade para localizar candidatos talentosos. No entanto, recrutadores que se concentram nelas podem se beneficiar de diversas maneiras.

Definir metas é fundamental para o recrutamento baseado em competências. É uma forma de unir estratégias das empresas e de recrutamento com decisões de contratação.

É importante ter uma maneira bem estruturada e coerente para definir os requisitos e diferenciais dos candidatos nas vagas. Os profissionais vão se sentir mais seguros e confiantes para se inscrever nas vagas certas, de acordo com sua formação acadêmica e suas experiências anteriores. Isso é o que justifica empresas de todo o mundo terem adotado essa metodologia de recrutamento.

Ebook Processos Seletivos Estratégicos
 

Quais os recursos utilizados nesse método de recrutamento?

Há muitos recursos que são aplicados no processo seletivo do recrutamento e seleção por competências. Análise do currículo, entrevistas, dinâmicas de grupo e testes psicológicos são indispensáveis nesse momento de seleção.

O início de todo o processo se dá pela análise de currículo. Nesse arquivo, estão expostas as formações e experiências profissionais dos candidatos. Essa fase é crucial, pois os Recrutadores precisam levar em consideração as competências no momento de decidir quais candidatos vão dar continuidade ao processo seletivo, avançando para as próximas etapas.

Cada fase tem sua relevância para que recrutadores identifiquem o perfil de cada candidato e reconheçam seus conhecimentos, experiências e aptidões. Nas entrevistas, recrutadores analisam como os candidatos se comportam quando estão na empresa, além de postura e uso de vocabulário.

É o momento de dialogar sobre escolhas, desafios e experiências. Eles devem explicar apropriadamente o motivo de ter escolhido a vaga e a empresa. Já as dinâmicas e testes psicológicos são úteis para avaliar a reação e o comportamento deles, cooperando com outros candidatos.

Como esse modelo se difere dos tradicionais?

Incorporar competências no recrutamento da sua empresa pode ser muito útil e resultar em melhorias significativas. Porém, quando falamos em resultados, tudo se resume à forma de execução. Desde o projeto de um método sob medida para suas necessidades até a implementação dessa abordagem feita pelos gerentes de recrutamento e seleção.

É essencial que empresas utilizem metas bem definidas e um método de avaliação rigoroso. Isso permite que empregadores contratem funcionários que terão um desempenho melhor e vão permanecer na empresa por mais tempo. Muitas organizações renomadas, que utilizam esta metodologia em seus processos, veem melhorias no indicador-chave de desempenho de recrutamento.

Isso, justamente, após a implementação do método baseado em competência. Além disso, empregadores encontram profissionais eficientes por meio de entrevistas de competência e oferecem aos candidatos oportunidades iguais. Por fim, minimizar o preconceito é uma ótima maneira de contratar candidatos de diversas regiões, tratá-los com igualdade e criar um ambiente profissional inclusivo.

 

Quais as vantagens de contar com uma empresa especializada?

Além das facilidades oferecidas por esse método, há benefícios que facilitam as tarefas dos recrutadores. Por exemplo, redução de custos e contratações inadequadas, otimização do tempo, redução do turnover e processo de contratação consistente. São características que não estão presentes em métodos tradicionais de recrutamento e seleção.

Mas você sabia que há mais vantagens contando com uma ajuda especializada? A Sociis RH pode ajudar sua empresa a focar resultados e agilizar processos, especialmente, em processos de recrutamento e seleção. Não somente esses, mas também, consultoria de RH, treinamentos para líderes e equipes, avaliação de desempenho e planejamento estratégico de RH.

Se você considera que sua empresa tem boas estratégias de RH, experimente contar com um parceiro especializado. Você vai se surpreender com a qualidade dos nossos serviços. Será a grande chance de sua empresa estruturar uma equipe com os melhores profissionais do mercado de trabalho.

O recrutamento e seleção por competências é totalmente diferente dos modelos tradicionais. Selecionar os melhores profissionais com base nas suas necessidades é fundamental para o sucesso do seu negócio. Devemos contratar de forma diversa, equitativa e inclusiva para manter a ética da empresa. E claro, contar com a ajuda dos serviços da Sociis RH para sua empresa ter uma equipe de sucesso e muito produtiva.

Gostou de conhecer os diferenciais desse método de recrutamento? Então, não mais perca mais tempo e entre em contato conosco! Temos excelentes soluções para sua empresa.

Equipe Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.