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Indicadores de Desempenho: conheça tudo sobre o tema

Indicadores de Desempenho: conheça tudo sobre o tema

Indicadores de Desempenho: conheça tudo sobre o tema

Os indicadores de desempenho são um conjunto de medidas utilizadas para avaliar a performance de uma empresa, setor ou colaborador. Eles representam uma forma estruturada de verificar se os esforços realizados estão gerando as respostas esperadas ou se serão necessários ajustes para o alcance dos objetivos do negócio.

Neste post, vamos falar sobre a importância dos indicadores de desempenho e sua relação com o sucesso da estratégia determinada pela organização. Além disso, vamos listar alguns dos principais indicadores utilizados e como eles estão vinculados à eficácia das empresas no mercado. Acompanhe.

A importância de mensurar o desempenho da equipe

Existem diferentes métodos de avaliação de desempenho de equipes, cada um com suas características e pontos fortes e fracos a serem considerados. De toda forma, dois aspectos da mensuração de resultados merecem uma atenção especial, pois ajudam a perceber o cenário atual de forma mais relevante e abrangente. Veja os detalhes a seguir.

Acompanhamento dos resultados

Acompanhar os resultados obtidos pelos times é essencial para manter o negócio sob controle. O cumprimento das metas estabelecidas no início de cada período, bem como o respeito aos prazos, indica que os processos da empresa estão bem estruturados e que as chances de alcançar os objetivos finais são altas.

O fato de manter o acompanhamento frequente e constante ajuda a encontrar pequenos desvios logo quando surgem, possibilitando a implementação de ações de correção antes que eles se tornem grandes problemas e afetem o resultado final.

 

Engajamento dos profissionais

O engajamento dos profissionais é outra questão de forte impacto nos resultados do negócio e que precisa ser monitorada constantemente. Colaboradores desmotivados realizam entregas de baixa qualidade e fora do prazo, além de poderem influenciar o restante da equipe negativamente.

Uma empresa bem-sucedida conta com ações estruturadas de retenção de talentos, agindo, assim, de forma preventiva. Ao menor sinal de desânimo, um plano de ação é colocado em prática para identificar os possíveis motivos e tratá-los imediatamente, sem dar chances para que a situação se agrave ou se espalhe.


>> Leitura Recomendada: Entenda como realizar a retenção de talentos na sua empresa


Relação entre os indicadores de desempenho e a estratégia organizacional

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Os indicadores de desempenho estão diretamente relacionados com a estratégia organizacional. Afinal, são eles que ajudam a averiguar se ela está adequada aos negócios, se existem pontos a serem aprimorados e quais seriam as metodologias mais indicadas para a execução dos objetivos empresariais, como destacamos nos tópicos abaixo.

Validação da estratégia adotada

O planejamento estratégico é como um mapa onde se desenha o caminho a ser percorrido para que a empresa saia do ponto onde está e chegue a seu objetivo em determinado tempo. Assim como acontece nas cidades, existem diferentes rotas possíveis e nem sempre temos todos os dados em mãos para definir, com absoluta certeza, qual delas é a melhor.

Com a ajuda dos indicadores, podemos analisar os resultados conquistados a cada etapa do caminho, bem como obter mais informações sobre os próximos passos para validar se a estratégia adotada permite o cumprimento da meta definida ou se será necessário fazer uma revisão para encontrar meios mais adequados.

Identificação de pontos de melhoria

Em alguns casos, a estratégia adotada é boa e pertinente, mas precisa de pequenos ajustes em alguns pontos para ser mais eficiente. Com base nos dados coletados ao longo de cada período de avaliação, a gestão pode verificar onde existem desvios entre o planejado e o realizado e quais são as ações a serem implementadas para a correção do curso e manutenção, tanto da meta quanto do prazo estipulado.

Implementação de metodologias mais adequadas

As informações obtidas pelos indicadores de desempenho permitem uma avaliação mais precisa das necessidades de cada setor para o cumprimento dos objetivos. Com isso, fica mais fácil definir quais serão as metodologias mais eficientes para atender a cada um deles, considerando suas particularidades.

 

Principais indicadores de desempenho

Cada tipo de negócio e setor da organização precisa determinar quais são os indicadores de desempenho mais importantes, tudo vai depender do que precisa ser medido. Abaixo, elencamos alguns que são considerados essenciais para qualquer tipo de empresa.

Ticket médio e margem de lucro

O ticket médio mostra o valor médio das compras realizadas pelos clientes em determinado período, e a margem de lucro mede o valor obtido pelas vendas, após descontados os custos envolvidos na produção e pagamento de impostos. Juntos, esses dois indicadores do setor comercial ajudam a verificar se as vendas estão sendo suficientes para obter os ganhos estipulados no planejamento.

Índice de liquidez e grau de endividamento

O índice de liquidez mostra a relação entre os valores disponíveis imediatamente e aqueles que dependem de tempo para resgate, e o grau de endividamento mostra o quanto a organização deve para seus credores e investidores. A análise desses dois indicadores financeiros ajuda a averiguar a saúde econômica e financeira do negócio.

Rotatividade e turnover

A rotatividade e o índice de turnover são dois indicadores do setor de RH que ajudam a compreender a estabilidade dos profissionais contratados pela empresa. Quanto menores eles forem, melhor será para o negócio, que reduz os custos com demissões e processos seletivos e ainda garante melhorias no clima organizacional.


>> Leitura recomendada: Saiba como gerenciar o turnover da sua empresa


Eficácia do uso de indicadores de desempenho nas empresas

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As empresas que não utilizam indicadores de desempenho fazem uma gestão às cegas e precisam tomar decisões com base no que seus donos e gestores acham ser o melhor. Falta referência de mercado e acompanhamento dos resultados internos, o que aumenta consideravelmente a incidência de erros, gerando prejuízos ao negócio.

Por outro lado, as organizações que fazem o uso de diferentes indicadores em sua gestão, conseguem aplicar práticas mais estratégicas, com análises contundentes e precisas sobre o que tem sido feito.

Além disso, as informações obtidas geram excelentes ideias para aprimorar processos e proporcionar o crescimento da empresa no mercado.

Enfim, para quem deseja ter uma marca forte e competitiva, o uso dos indicadores de desempenho é indispensável. Afinal, sem eles não há como saber se as equipes estão apresentando uma boa performance e se os resultados obtidos estão de acordo com o que se esperava.

Então, não perca tempo e comece a utilizá-los em sua empresa!

Equipe Sociis RH

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