Enter your keyword

O que é People Analytics e qual sua importância para as empresas?

O que é People Analytics e qual sua importância para as empresas?

O que é People Analytics e qual sua importância para as empresas?

Motivar os colaboradores, melhorar o clima, ter sucesso nos recrutamentos, treinar as competências certas, há muito tempo, os profissionais de RH buscam maneiras de superar esses e outros desafios. Uma delas é entender o que é People Analytics e aplicá-la no dia a dia.

Cruzar dados, estatísticas e métricas sobre pessoas fornece um novo embasamento para as decisões do setor. É possível ir atrás das causas e tendências responsáveis pela performance atual, implementar melhorias e acompanhar a evolução dos resultados com mais exatidão.

Sendo assim, para que você entenda essa nova ferramenta à disposição dos gestores de RH, tiramos as principais dúvidas a seguir. Continue lendo e use a People Analytics para realizar transformações positivas na sua empresa!

O que é People Analytics?

A expressão refere-se à coleta, tratamento e interpretação de dados sobre pessoas, normalmente os destinatários dos serviços de RH, como colaboradores da empresa e candidatos de processos seletivos. A própria tradução — análise de pessoas — é bastante esclarecedora, nesse sentido.

O surgimento é atribuído à Google. Em 2005, a gigante da internet desenvolveu uma solução capaz de identificar padrões nos mais de 15 mil currículos recebidos diariamente e separar os profissionais conforme a adequação para a empresa.

Quais são os impactos dessa tendência nas empresas?

O ponto central é planejar, tomar decisões e elaborar estratégias. Em geral, a People Analytics elucida um questionamento relevante para esses processos. “Qual é o melhor candidato?”, “Quem deve passar para as etapas de entrevistas?”, “Quais são as queixas que afetam o clima organizacional?” são exemplos.

As aplicações práticas são frequentemente divididas em quatro grupos:

  • análise descritiva — o foco é esclarecer situação passada;
  • análise de diagnóstico — a investigação busca a causa de um problema;
  • análise preditiva — o objetivo é projetar cenários;
  • análise prescritiva — a ideia é propor uma solução para um problema.

Quais são os benefícios?

A partir dos quatro tipos de análise, o RH pode alcançar inúmeros benefícios. Para encerrar, listamos cinco ganhos facilmente percebidos ao aplicar a metodologia.

Análise eficiente de dados

As informações coletadas em currículos, avaliações de desempenho, entrevistas e pesquisas serão tratadas com eficiência para responder aos questionamentos. E tudo isso gera ganhos sensíveis na tomada de decisões.

Perfil de contratação mais adequado

A People Analytics também é uma forma de cruzar as necessidades com as competências e perfil comportamental de candidatos. Ademais, com uma triagem mais eficiente, sobra mais tempo para os recrutadores aplicarem entrevistas, provas e dinâmicas.

Identificação de tendências de clima

A análise de dados possibilita, ainda, encontrar as tendências que afetam o sentimento dos colaboradores no ambiente de trabalho, por exemplo, padrões nas queixas apresentadas em pesquisas de satisfação.

Redução de custos

Com a metodologia, o RH reduz erros e, consequentemente, gastos. Afinal, é quando o profissional inadequado é contratado, o turnover está alto, o treinamento foi ineficaz e coisas do gênero que as despesas do setor explodem.

Planejamento estratégico

Como a participação do RH nas decisões estratégicas das empresas vem crescendo, a People Analytics se tornou um meio para que o suporte e orientação oferecido aos administradores seja mais fundamentado e oriente adequadamente os planos da empresa.

Gestão Estratégica de RH

Como aplicar a People Analytics?

Um projeto de People Analytics é sempre multidisciplinar, porque soma conhecimentos de RH, tecnologia da informação, metodologia de pesquisa e estatística. Não à toa, o profissional da área é alguém que domina esses assuntos aplicados à análise de pessoas.

Nesse sentido, se você se interessou por essa nova abordagem, é importante buscar esse conhecimento e tecnologia. O ideal é a equipe de RH trabalhar, lado a lado, com os especialistas externos para que as necessidades e melhorias sejam levantadas com eficiência.

Com uma equipe qualificada e experiente, a consultoria pode indicar a estratégia mais viável e personalizada para solucionar inúmeros desafios, como turnover, insatisfação dos colaboradores, processos inadequados e conflitos internos.

Sendo assim, agora que você já sabe o que é People Analytics, é recomendável buscar esse apoio para que, com informações mais adequadas e decisões embasadas em dados, sua empresa possa melhorar o desempenho do RH.

Para tirar dúvidas e entender como funciona uma consultoria, entre em contato pelo site e fale com um consultor da Sociis RH!

Informações sobre a autora:

Bianca Andrade
Psicóloga e Diretora de Recursos Humanos da Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.