Enter your keyword

Entenda aqui como tornar o RH estratégico e sua importância

Entenda aqui como tornar o RH estratégico e sua importância

Entenda aqui como tornar o RH estratégico e sua importância

As exigências em relação ao trabalho do Recursos Humanos vêm mudando ao longo dos anos. Hoje, as empresas valorizam um RH estratégico, graças aos resultados que essa abordagem traz e sua contribuição para o crescimento da empresa.

Mas afinal, como o RH estratégico atua e quais são os seus impactos na organização?

Neste post, vamos explicar melhor o assunto e mostrar um pouco dos benefícios que esse modelo de RH proporciona. Se o assunto desperta o seu interesse, continue a leitura!

O que é RH estratégico e como ele contribui com a empresa?

O RH estratégico traz uma abordagem diferenciada do RH tradicional. Se antes o departamento cuidava de questões burocráticas, agora ele auxilia na administração do capital humano e na tomada de decisões.

Essa mudança se deu, principalmente, com a chegada da tecnologia. Os funcionários do RH cuidavam antes de tarefas ligadas ao Departamento Pessoal, como controle de horas, geração de folhas de pagamento etc. O uso de softwares diminuiu a necessidade desse trabalho repetitivo.

As empresas também passaram a entender a importância da valorização dos colaboradores para o seu crescimento. Os gestores compreenderam que o capital humano é o ativo mais importante da empresa e, por isso, os funcionários merecem uma atenção especial e devem ser estimulados ao crescimento. Tais iniciativas fazem toda a diferença na performance da empresa.

Partindo desses pontos, o RH assume então o seu papel mais estratégico e atual. Ele considera a interação com os outros setores, afinal, é preciso entender questões econômicas, jurídicas e produtivas para conseguir uma sinergia perfeita que leve ao alcance dos resultados corporativos.

Além disso, o RH estratégico contribui com o aumento do faturamento, melhora a produtividade e ajuda de maneira incisiva para um bom clima organizacional.

Gestão Estratégica de RH

Como desenvolver um RH estratégico?

Dentro de um RH estratégico, o ponto de partida são as metas que a empresa determina para o período. Sabendo onde quer chegar, é necessário organizar os recursos para estruturar estratégias e saber como chegar.

Explicando melhor, a partir do plano de negócios, é feito um estudo de todas as competências que a organização tem à disposição em seu quadro de funcionários atual e planejado e como elas serão organizadas a fim de que os objetivos sejam atingidos.

O estudo das competências acontece com a ajuda de avaliações de desempenho e de feedbacks. Os gestores conseguem ter uma visão clara do que os colaboradores são capazes de oferecer, e incentivam o desenvolvimento das competências necessárias, sejam técnicas ou comportamentais.

A intenção inicial é de que essas lacunas sejam desenvolvidas por meio de treinamentos. Mas, quando isso não é viável, o RH pode partir para o recrutamento e seleção de profissionais que tenham esses conhecimentos. Porém, esse recrutamento é muito mais focado e tem um objetivo claro.

A empresa também pode aplicar indicadores para mensurar o nível de envolvimento dos funcionários com o trabalho, como a rotatividade e a qualidade do clima organizacional, entre outros. Esses aspectos devem ser monitorados constantemente, pois influenciam a produtividade e afetam o alcance das metas. As intervenções para melhorar esses pontos partem do RH, mas acontecem de modo partilhado com todos os gestores envolvidos.

Entendendo como o RH estratégico pode colaborar com a empresa e como tornar o departamento mais ativo e presente, você pode mudar toda a realidade atual da organização. Essa mudança reflete as tendências atuais de gestão de equipes no mundo todo e pode ser o ponto de virada para o crescimento empresarial.


Se você tem interesse em saber mais sobre planejamento estratégico empresarial, confira o post que preparamos sobre o assunto!

Equipe Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.