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Conheça os benefícios da pesquisa de clima organizacional!

Conheça os benefícios da pesquisa de clima organizacional!

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta ideal para ajudar a entender como é a relação das pessoas no ambiente de trabalho. Estudos demonstram que o espaço profissional saudável tem influência direta na satisfação dos funcionários.

Realizada da forma adequada, ela oferece dados cruciais para que a gestão tome algumas decisões. Ao final, há impactos consistentes na atuação da força de trabalho. Mas você sabe como fazer e, consequentemente, usufruir dos benefícios da pesquisa de clima organizacional?

Para entender como medir e melhorar os aspectos que envolvem o ambiente, a motivação e o engajamento dos funcionários, conheça a pesquisa de clima organizacional e veja quais são as suas principais vantagens!

O QUE É A PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL?

A pesquisa de clima organizacional é a ferramenta pela qual são coletados dados que permitem conhecer a interação entre os profissionais que atuam dentro de uma empresa. Assim como a avaliação de desempenho oferece um feedback quanto à atuação dos colaboradores, a pesquisa de clima possibilita compreender melhor o sentimento dos colabores sobre o ambiente de trabalho.

Ela é realizada a partir de feedbacks dos profissionais. Com a ajuda de um questionário qualitativo, é possível compreender o nível de satisfação dos clientes internos. Não por acaso, a pesquisa de clima organizacional pode ter finalidade de prevenção ou reação:

  • preventiva — os gestores acompanham as relações internas para antever problemas;
  • reativa — os gestores investigam as causas de uma situação já instalada.

A importância do tema, nesse sentido, é o fato de o clima organizacional definir as circunstâncias em que os serviços são prestados. Ele interfere em diversos indicadores de desempenho, como qualidade de vida no trabalho, turnover, absenteísmo, motivação e produtividade.

Consequentemente, em última análise, o acompanhamento e a melhoria contínua terão reflexos nos resultados da organização. Afinal, o clima influencia fatores que aumentam receitas e reduzem custos.

Em seu livro “Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações”, o célebre autor Idalberto Chiavenato afirma que as pessoas podem ampliar ou limitar as forças e fraquezas de uma organização, dependendo da maneira como elas são tratadas.

Com isso, o meio interno de uma empresa e a atmosfera psicológica que formam o clima organizacional devem ser avaliados para identificar se o ambiente no qual as pessoas executam seu trabalho está favorável.


COMO APLICAR A FERRAMENTA?

É fundamental que a gestão, com o RH, invista recursos e tempo na elaboração de uma pesquisa abrangente, focada nos resultados que os talentos da empresa podem alcançar por se sentirem pertencentes e motivados. O primeiro passo é definir se a pesquisa será realizada em toda a empresa ou em áreas específicas.

Vale lembrar que, para um resultado eficiente, as lideranças devem ser envolvidas desde o início. Em seguida, saiba quais serão os objetivos principais da realização. Embora a primeira percepção seja de identificar os motivos de um clima ruim, tratar a origem é mais importante.

Uma pesquisa de clima organizacional sempre despertará nas pessoas o sentimento de insegurança. Logo, é essencial garantir o anonimato nas respostas para encorajar aqueles que não querem que seus feedbacks sejam identificados.

As perguntas devem ser claras, objetivas e dialogar diretamente com os funcionários. Depois de compilados os dados e levantadas as questões mais importantes para melhorar o clima, será a hora de montar um plano de ação e divulgar para toda a empresa.

Todos devem estar cientes da preocupação da gestão em oferecer o melhor ambiente de trabalho e seus esforços para que as medidas corretivas sejam aplicadas para aperfeiçoar as relações de trabalho e o clima organizacional.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL?

Benefícios-da-realização-da-pesquisa-de-clima

Todas as etapas da pesquisa de clima organizacional são importantes. Porém, elas nascem dos objetivos, que devem ser bem definidos para que o desempenho de aplicação da ferramenta seja satisfatório.

IDENTIFICAR PONTOS DE MELHORIA

Os funcionários que atuam diretamente na operação do negócio — processos, atendimento, gestão — são as pessoas mais indicadas para apontar em que pontos as melhorias são necessárias.

MELHORAR O CLIMA ORGANIZACIONAL

Quando um funcionário sai de casa para o trabalho, seu desejo é, certamente, encontrar um ambiente alegre e estimulante para cumprir uma jornada agradável e contribuir para os bons resultados da empresa.

A pesquisa vai ajudar a manter o crescimento do negócio, caminhando lado a lado com a valorização, as oportunidades reais de desenvolvimento e o sentimento de pertencimento, para que o clima se mantenha positivo e inspirador.

>> Leitura recomendada: Qual é a importância do clima organizacional para a empresa? Veja!

IDENTIFICAR BARREIRAS AO DESEMPENHO

A falta de acompanhamento ou direcionamento na execução das tarefas pode comprometer o desempenho dos funcionários e levar à queda da qualidade de modo geral. Com a pesquisa, esses pontos podem ficar mais evidentes e dar a chance de reverter o cenário.

Se os profissionais se sentem pouco valorizados, sem acompanhamento ou sobrecarregados de atividades, a tendência é de queda motivacional e, consequentemente, do desempenho.

A identificação dessas fraquezas por meio da pesquisa de clima é o pontapé inicial que a gestão de pessoas precisa para adotar medidas nas áreas e nas equipes com níveis preocupantes de subdesempenho.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL?

Vantagens-da-Pesquisa-de-Clima

Muitas empresas ainda não dão a devida atenção para a pesquisa de clima organizacional. Encaram o processo como eletivo ou mesmo desnecessário, quando, na verdade, há diversas vantagens em realizá-lo. A seguir, veja quais são alguns dos principais benefícios.

AUXILIA A TOMADA DE DECISÕES

Com os resultados da pesquisa, é possível ter uma visão clara do que deve ser mantido e do que tem que ser trocado ou otimizado. Sendo assim, a ferramenta pesquisa de clima é uma ótima aliada na tomada de decisão.

Além disso, é um jeito de identificar cenários que não seriam vislumbrados sem a ajuda desses dados – como a ocorrência frequente de conflitos entre funcionários.

MELHORA O AMBIENTE DE TRABALHO

Os resultados também ajudam a otimizar o clima de trabalho em vários níveis. A identificação de gargalos e de pontos de atrito permite que esses aspectos sejam resolvidos, em busca de um desempenho melhor.

Também é uma maneira de vislumbrar novas soluções, como a flexibilização dos horários. Como consequência, há um incremento na satisfação dos colaboradores.

FAVORECE E FORTALECE A COMUNICAÇÃO

O fato de realizar uma pesquisa de clima organizacional já é uma forma de impactar a comunicação no ambiente de trabalho. Estar disposto a ouvir o que os colaboradores têm a dizer é uma maneira de abrir uma nova via de comunicação — assim, ela deixa de acontecer apenas do topo para os subordinados.

A troca de informações e de experiências também é positiva para que a gestão enxergue o negócio sob a ótica dos trabalhadores. Isso favorece um relacionamento mais empático e com um laço diferenciado. Ao final, fica fácil reforçar os objetivos da empresa, trabalhar a cultura e alinhar alguns pontos para um resultado melhor.

AUMENTA A MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES

Quando as pessoas se sentem ouvidas, é comum que fiquem mais satisfeitas com o trabalho. Então, realizar a pesquisa é um jeito de dizer aos profissionais que as suas opiniões e sentimentos têm valor.

Além de ouvi-los, usar essas informações para fazer mudanças também gera bons impactos. Os funcionários sentem que são parte da transformação e que ajudam a garantir um resultado melhor para todos. Assim, ficam mais alinhados à empresa.

Com o aumento da motivação e da satisfação, o engajamento é certo. Isso ajuda a diminuir o absenteísmo, bem como o índice de rotatividade. Ao final, a empresa consegue conquistar níveis maiores de produtividade e uma imagem melhor como boa empregadora.


OTIMIZA AS LIDERANÇAS

A visão dos colaboradores sobre o clima organizacional também está ligada à atuação dos líderes. Se eles falham em dar orientações e autonomia ou em transmitir a cultura do negócio, os impactos são refletidos em opiniões pouco animadoras.

Ao coletar dados e impressões das equipes, é possível entender em quais aspectos as lideranças falham e como podem melhorar. Isso permite, então, que a gestão implemente modificações que otimizem a atuação dos líderes. Ao final, o relacionamento é o principal favorecido.

AUMENTA A PRODUTIVIDADE

Todo profissional tem uma capacidade produtiva máxima e uma realizada. A ideia de gestão de pessoas, entre outras coisas, é reduzir essa lacuna. O aspecto psicológico é fundamental nesse processo. Em estudos científicos, já foi verificado um aumento de 12% da produtividade quando os profissionais estão felizes no trabalho.

Por isso, como o clima organizacional diz respeito aos sentimentos do colaborador sobre o ambiente de trabalho, os impactos nos elementos anímicos que elevam a produtividade, como motivação, felicidade, bem-estar e afins, são significativos.

TORNA A ORGANIZAÇÃO MAIS COMPETITIVA

Uma vantagem competitiva corresponde às condições internas ou externas que favorecem o sucesso da estratégia de negócios. Logicamente, muitas delas estão relacionadas ao capital humano da empresa.

No caso do clima organizacional, o trabalho pode trazer benefícios em duas direções. De um lado, o negócio terá profissionais engajados, produtivos e colaborativos para alcançar as metas organizacionais. De outro, será visto como um bom lugar para se trabalhar, sendo competitivo para atrair e reter talentos.

PROPORCIONA MELHORES INDICADORES FINANCEIROS

Especialmente com os benefícios percebidos em indicadores relacionados a custos e receitas, como produtividade, turnover e aumento do capital humano, os investimentos em clima organizacional se transformam em ganhos financeiros. A efetividade pode ser entendida por meio da análise do balanced scorecard.

Em um mapa estratégico, a melhoria da perspectiva financeira é a última etapa de uma cadeia de causa e efeito, que parte do aprendizado, passando pelos processos internos e pelos clientes da empresa.

Imagine, por exemplo, que um fabricante investe em uma pesquisa de clima. Esse aprendizado gerará mudanças nos processos para tornar o ambiente mais ameno.

Posteriormente, os reflexos serão sentidos na capacidade de satisfazer o cliente, ou seja, na produtividade, no atendimento etc. Por fim, os ganhos viram receitas e lucratividade.

DIMINUI O ABSENTEÍSMO E A ROTATIVIDADE

É sabido que uma cultura de trabalho saudável, forte e positiva é necessária para que qualquer organização funcione bem. Uma empresa não está apenas tentando servir seus clientes ou lucrar, ela também deve cuidar de seus funcionários. Eles devem ser tratados com justiça, ser reconhecidos por seu trabalho, etc.

Todos esses pontos se unem para formar a cultura da organização. É aí que entra a pesquisa de clima organizacional. Ela ajuda a unir essas questões e a evitar o absenteísmo e a rotatividade de funcionários. O fato é que um clima que não é saudável ou positivo causará muito desgaste dos profissionais, baixo moral, redução da produtividade e satisfação.

PREVINE A OCORRÊNCIA DE CRISES INTERNAS

A pesquisa de clima organizacional pode ajudar a prever possíveis crises dentro da empresa. Ao adotar essa ferramenta, você consegue encontrar também a solução para problemas que possam surgir em seus processos. Muitas vezes, acreditamos que o desconforto se deve a elementos externos, mas sabemos que a maior parte vem de dentro.

>> Leitura recomendada: Conflitos entre colaboradores: como eliminar esse problema?

QUAIS SÃO AS ETAPAS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL?

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O funcionamento de uma pesquisa de clima organizacional é bastante parecido com uma avaliação de satisfação de clientes. Trata-se de mensurar a entrega de valor da empresa em relação à criação de um ambiente de trabalho saudável e amigável.

PLANEJAMENTO

O primeiro passo é definir os objetivos da avaliação, elaborar perguntas e criar um plano de ação para o projeto. A ideia é identificar patamares esperados de clima organizacional para, posteriormente, entender o gap em relação ao que realmente se passa na empresa.

Vale ressaltar, portanto, que a pesquisa de clima se caracteriza por ser ampla, abrangendo benefícios, relacionamentos, satisfação com líderes, experiência do colaborador etc. Se a avaliação for focada em um único aspecto, como conflitos internos, será uma pesquisa de pulso.

QUESTIONÁRIOS

Durante a elaboração do questionário, é preciso pensar em perguntas pertinentes e que não são respondidas apenas com “sim” ou “não”. Permitir que os colaboradores numerem a satisfação de 1 a 10 e/ou oferecer questões de múltipla escolha possibilita ter um panorama específico.

Isso ocorre porque, para gerar um indicador de desempenho que possa ser acompanhado ao longo do tempo, os gestores precisam transformar informações em dados. Como exemplo de quesito presente nesse tipo de pesquisa, você pode inserir a pergunta: “de 0 a 10, quanto você concorda com as declarações abaixo?”. Entre as sugestões de respostas, você pode usar:

  • estou satisfeito(a) com salários e benefícios;
  • percebo que tenho boas oportunidades para crescer internamente;
  • o líder incentiva meu desenvolvimento na empresa;
  • estou satisfeito(a) com meu plano de carreira.

Perceba como, a partir de uma declaração, chega-se a um número e, posteriormente, a um percentual. Se o bloco de questões mencionadas se referir às oportunidades de crescimento, por exemplo, bastaria fazer a média entre as quatro questões e dividir o resultado pela pontuação máxima.

Conheça alguns modelos e métodos de pesquisa de clima organizacional que podem ser utilizados na identificação dos problemas relacionados ao ambiente de trabalho!


MODELO DE SBRAGIA

Nessa metodologia de pesquisa, são analisados 20 fatores ou indicadores para a avaliar o clima organizacional:

  • conformidade;
  • estrutura;
  • recompensa;
  • cooperação;
  • conflitos;
  • identidade;
  • padrões;
  • estado de tensão;
  • ênfase na participação;
  • proximidade da supervisão;
  • consideração humana;
  • autonomia presente;
  • prestígio obtido;
  • tolerância existente;
  • clareza percebida;
  • justiça predominante;
  • condições de progresso;
  • apoio logístico;
  • reconhecimento proporcionado;
  • forma de controle.

O modelo Sbragia avalia o clima organizacional com um fator psicológico do ambiente onde os profissionais estão inseridos, observando as percepções de cada um em relação à estrutura e aos processos e todo o efeito causado no desempenho e satisfação em trabalhar na empresa.

Essa percepção é relativa, dependendo dos objetivos e expectativas de cada profissional. O que é positivo para um, pode ser negativo ou apenas satisfatório para outros — com a pesquisa, a empresa consegue identificar os pontos principais e encontrar um equilíbrio para atender a todos.

MODELO DE KOLB

O modelo de Kolb utiliza sete fatores como indicadores na percepção do clima por meio da opinião dos funcionários:

  • conformidade;
  • clareza organizacional;
  • calor humano e apoio;
  • liderança;
  • responsabilidade;
  • recompensa;
  • padrões.

Essa metodologia avalia o clima real e o clima ideal, identificando como os profissionais se sentem em relação ao que vivenciam no momento e como eles gostariam que fosse. Com o diagnóstico, é possível verificar onde estão as principais diferenças entre os dois cenários e aplicar medidas de melhorias para aproximar-se ao máximo da projeção de ambiente agradável idealizada pelos funcionários.

MODELO DE LITWIN E STRINGER

O modelo avalia o clima organizacional depois de analisar nove fatores:

  • estrutura;
  • responsabilidade;
  • desafios;
  • recompensa;
  • cooperação;
  • conflitos;
  • identidade;
  • padrões.

Nesse modelo o foco está na liderança e como os diferentes estilos podem influenciar na criação de diferentes climas organizacionais. Para chegar aos fatores de análise, os testes foram realizados com três tipos de lideranças — formal, informal e moderadamente formal.

Cada líder assumiu perfis diferentes dentro da organização, com comportamento entre crítico e distante, familiar e incentivador com recompensa pelo desempenho. Os resultados mostraram como as pessoas reagem, criando um clima conforme o perfil do líder.

Na aplicação desse modelo dentro da empresa, é possível identificar se o estilo de liderança impacta o ambiente e qual perfil é o ideal para proporcionar um clima organizacional favorável à produtividade e crescimento do negócio.

MÉTRICAS DE ACOMPANHAMENTO EM LONGO PRAZO

Métricas-da-PCO

Os indicadores de desempenho podem se referir a resultados ou causas. Ao final da pesquisa de clima, os gestores devem entender se o colaborador se sente inserido em um ambiente ameno, positivo e colaborativo ou em um lugar tóxico, negativo e alienante.

Para isso, as métricas utilizadas consideram as causas que podem conduzir a esses dois polos. Assim, as perguntas podem ser direcionadas para os pontos abaixo:

  • relações internas – líderes e colaboradores, líderes entre si e funcionários entre si;
  • relações externas – interação com fornecedores, clientes e parceiros;
  • cultura organizacional – satisfação com os valores manifestados pela empresa;
  • sistemas de incentivos – benefícios, planos de carreira, entre outros;
  • contrato de trabalho – jornada, folgas, deveres etc.;
  • local de trabalho – higiene, organização, ergonomia de móveis e máquinas, disponibilidade de recursos;
  • bem-estar e saúde – estresse, esgotamento, disposição etc.;
  • marca empregadora – opinião sobre a empresa, chance de recomendá-la para outra pessoa etc.

REUNIÕES INTERNAS

Em seguida, é o momento de comunicar aos colaboradores sobre a realização. Demonstre a necessidade de dar respostas honestas e garanta o anonimato, para que todos se sintam seguros.

Um ponto que sempre ajuda o engajamento dos participantes é esclarecer os possíveis benefícios, como o aprimoramento dos planos de carreira, as melhorias das condições de trabalho e a resolução de conflitos internos.

APLICAÇÃO DA PESQUISA

A aplicação da pesquisa pode ocorrer por meio de questionários físicos ou eletrônicos. A vantagem do segundo grupo é facilitar o cruzamento das informações, bem como transformar notas em indicadores de desempenho organizacional.

Com todos os dados coletados, eles serão cruzados, compilados e analisados. É possível então verificar padrões por área, gênero ou idade, por exemplo. A partir da coleta das informações, é hora de fazer reuniões com os principais responsáveis, como o gestor da área de menor satisfação, e definir ações para melhorar os resultados.

COMUNICAÇÃO DE RESULTADOS

Após a análise dos dados, é hora de comunicar os resultados. A comunicação é muito importante pois, por meio dela, os funcionários ficam sabendo o que os outros também acham do negócio. Isso oferece perspectiva e pode até estimular o debate.

Além disso, é uma forma de mostrar que de fato eles foram ouvidos e que medidas serão pensadas para a melhoria do ambiente e questões levantadas.

QUAL O MOMENTO IDEAL DE APLICAÇÃO DA PESQUISA?

A pesquisa de clima é um termômetro do ambiente de trabalho e das relações que ocorrem nesse contexto. Assim como nas avaliações de desempenho, ela deve ser retomada de tempos em tempos para que a empresa acompanhe a evolução do cenário e faça melhorias.

A periodicidade anual é bastante comum, pois coincide com o planejamento financeiro da empresa. No entanto, períodos menores podem ser interessantes para quem é afetado pela sazonalidade. Por exemplo, em uma loja de eletrônicos, pode ser interessante entender a variação do clima nos períodos de maior venda.

Por sua vez, as pesquisas de pulso — por serem voltadas para problemas específicos — são utilizadas sempre que os gestores identificarem um problema em potencial. Logo, as duas modalidades se complementam para manter um ambiente de trabalho saudável.

POR QUE CONTRATAR UMA EMPRESA PARA APLICAR A PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL?

Mesmo com uma equipe interna de RH, técnica e estrategicamente preparada para realizar a pesquisa de clima, pode ser que o resultado alcançado seja diferente do esperado. Muitos funcionários costumam se sentir inibidos pela proximidade do relacionamento com os colegas da mesma empresa.


Com o trabalho realizado pela empresa especializada, a imparcialidade pode reduzir esse tipo de problema. Veja algumas das principais razões para contratar um parceiro para realizar a etapa!

GARANTE O ANONIMATO

Um dos ingredientes fundamentais para que a pesquisa de clima organizacional seja consistente é a sinceridade. No entanto, algumas questões podem gerar o receio de sofrer retaliações. É o caso de quem tem uma impressão ruim da liderança, mas não se sente confortável para expressar o descontentamento.

EVITA VAZAMENTOS

Para evitar essas situações, contar com o apoio de uma equipe externa e especializada de RH é a melhor saída. Afinal, se tudo for realizado por pessoas de dentro da organização, podem ocorrer vazamentos de informações, gerando um impasse quanto à execução.

REALIZA A ANÁLISE CONSISTENTE DOS DADOS

Por fim, a empresa tem a oportunidade de analisar os dados de maneira consistente e visualizar cenários/alternativas que, talvez, a equipe interna não esteja atenta, por estar diretamente envolvida e ser parte do processo.

COMO TER SUCESSO EM SUA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL?

Agora que você sabe tudo sobre pesquisa de clima organizacional, é preciso saber como fazê-la de modo eficiente. Veja algumas dicas!

DEFINIR E TER CLAREZA DOS OBJETIVOS

Ter clareza sobre os objetivos da empresa e de suas áreas de atuação é um ponto essencial para todos os colaboradores, pois suas tarefas e estratégias devem estar sempre orientadas para a concretização dos mesmos.

Com a pesquisa de clima ocorre o mesmo, por isso, é primordial definir quais são os objetivos da pesquisa e mais, comunicá-los aos colaboradores antes de sua realização — você pode querer detectar os motivos da falta de produtividade ou algum gargalo em um departamento da organização, por exemplo.

Se o colaborador não conhece a finalidade da pesquisa, pode não dar a devida importância a essa ferramenta. Logo, os resultados podem ficar comprometidos.

ELENCAR AS PERGUNTAS CERTAS

Uma vez definidos os objetivos, você já sabe quais perguntas formular. Vale lembrar que você só deve abordar assuntos que sabe que poderá melhorar ou modificar de alguma maneira. Caso contrário, duas coisas podem acontecer:

  • insatisfação dos funcionários ao perceber que suas expectativas não foram atendidas;
  • a equipe deixará de considerar a avaliação do ambiente de trabalho como algo sério, quando constatar que não produz mudanças.

Além disso, se você aplicar apenas as perguntas fechadas, o colaborador não terá a oportunidade de expressar opiniões ou comentários que possam ser relevantes. Dependendo do propósito da pesquisa, considere incluir perguntas abertas e simples, mas importantes.

Caso esta seja a primeira vez que você aplica uma pesquisa de ambiente de trabalho, considere a possibilidade de contar com especialistas para definir o processo e te orientar na criação das pesquisas.

COMO A SOCIIS RH PODE TE AJUDAR?

É de extrema importância contar com a ajuda especializada de uma empresa de consultoria de RH na realização da pesquisa de clima organizacional, como a SOCIIS RH. Ela disponibiliza o que há de mais inovador e eficiente em termos de estratégias para a realização dessas pesquisas.

Ela é altamente capacitada para definir o melhor método de aplicação e também para nortear o gestor de RH na tarefa de determinar as etapas da pesquisa e desenvolver as perguntas certas.

Mas não é só! Você conseguirá atuar de forma eficiente, utilizando as melhores metodologias de RH e também terá uma ampla visão de estratégias que auxiliarão na otimização do clima organizacional.

Por fim, essas informações e dicas sobre como fazer pesquisa de clima organizacional podem fazer toda a diferença para ajudar no crescimento das empresas, independente do porte. Por esse motivo, leve em consideração implementá-la em sua organização e, assim, possibilitar a criação de soluções para os seus funcionários.

Gostou do texto? Agora que você sabe como a pesquisa de clima organizacional pode ser vantajosa para sua empresa, entre em contato com a SOCIIS RH! Você ficará surpreso com a nossas soluções de consultoria para beneficiar os gestores de RH.

Equipe Sociis RH

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