Enter your keyword

6 dicas para escolher os melhores fornecedores de RH

6 dicas para escolher os melhores fornecedores de RH

6 dicas para escolher os melhores fornecedores de RH

Tornar o RH da empresa mais estratégico é fundamental para atingir o sucesso e, para obter esse efeito, é necessário pensar nas necessidades do negócio e atuar de forma completa. Talvez o setor precise melhorar o clima organizacional ou alterar a política de benefícios, o que exige conhecimento específico. Sendo assim, ter os melhores fornecedores de RH faz toda a diferença.

Em um mercado com tantas opções, nem sempre é simples escolher a alternativa adequada. Para consolidar a otimização do investimento, o processo de decisão deve ser baseado em fatores relevantes e que ajudarão a obter novos efeitos.

Para auxiliá-lo na tarefa, veja 6 dicas para escolher os melhores fornecedores de RH e descubra como ficar com a melhor opção para sua empresa.

1. Avalie as qualificações da empresa

Um dos objetivos de contratar um fornecedor externo, como uma consultoria, é otimizar a qualificação para a execução de processos. Na hora de fazer uma pesquisa de clima organizacional, por exemplo, ter o apoio de uma consultoria especialista faz a diferença para obter o melhor desempenho.

Por isso, uma das primeiras avaliações deve ser quanto às qualificações do fornecedor. Verifique, por exemplo, quais são as especialidades atendidas e quais são os carros-chefes da atuação.

Para ter maior segurança, entenda qual é a qualificação dos especialistas, afinal, ter um time altamente capacitado é determinante para obter resultados melhores e para garantir que a contratação seja um sucesso. O ideal é que a especialidade da consultoria, por exemplo, atenda às necessidades específicas do seu setor de RH.

2. Fuja dos superconsultores ou de promessas excessivas

Os melhores fornecedores de RH trazem uma abordagem integrada, voltada para etapas fundamentais do processo. Uma boa consultoria do ramo, em geral, oferece diversos serviços estratégicos, desde que estejam interligados e contribuam para os resultados.

Contudo, é fundamental fugir dos superconsultores, pois, se um fornecedor promete ser especialista em tudo é provável que ele não tenha os conhecimentos aprofundados em nada do que é importante. A atuação deve ser direcionada para gerar os efeitos esperados, então o ideal é evitar quem promete agir em todas as frentes.

Também é preciso tomar cuidado com promessas excessivas ou quase milagrosas. Por melhor que um fornecedor seja, ele não será capaz de gerar efeitos que não se relacionem ao RH. Então, redobre a atenção com fornecedores que prometem e até garantem certos resultados, pois eles provavelmente não serão atingidos.

3. Busque empresas que utilizam tecnologia

A entrada de tecnologia nos empreendimentos já é uma realidade que vai além das máquinas modernas. O uso de sistemas eficientes e de soluções de automação trazem praticidade, eficiência e otimização dos custos. É o caso de uma empresa que adota um ERP para a produção ou um CRM para gerenciar os dados dos clientes.

Ao pesquisar os melhores fornecedores de RH, esse aspecto não deve ser ignorado, uma vez que o uso da tecnologia traz velocidade aos processos e, principalmente, confiabilidade aos resultados. Se a intenção é avaliar certas informações, por exemplo, a tecnologia é de grande auxílio para evitar erros ou dados que são deixados de fora.

Então, verifique qual é a integração entre o fornecedor e a tecnologia e veja se eles trazem uma proposta de uso de recursos automáticos e tecnológicos. Em caso afirmativo, é mais fácil gerar integração, transferência de conhecimento e consolidar a eficiência.


4. Compare os preços apresentados

Assim como todo investimento, a escolha entre os melhores fornecedores de RH também deve considerar o orçamento disponível. A ideia é evitar gastos excessivos e que poderiam até prejudicar o andamento de outras ações necessárias do setor.

Portanto, é preciso realizar uma comparação de preços, solicitando as propostas para os fornecedores que se destacam e verificando quais são os custos envolvidos. Na hora de fazer o confronto, analise o planejamento de execução do trabalho e veja se as soluções têm a ver com o que o empreendimento necessita e se os custos são condizentes.

Não se esqueça de analisar o custo-benefício e, mais que apenas avaliar as cifras, não deixe de pensar em qual é a relação entre os gastos e os efeitos obtidos. Dependendo do tipo de atuação, o retorno pode ser muito mais interessante em determinada opção, ainda que o custo inicial seja maior. Portanto, não deixe de pensar de maneira estratégica sobre os gastos.

5. Conheça o core business do fornecedor

Para ter certeza que sua empresa está diante dos melhores fornecedores de RH, não deixe de analisar o core business do fornecedor. A ideia é compreender quais são os principais serviços oferecidos, os valores, a missão e a abordagem.

É uma maneira de entender a especialidade, mas com profundidade. O principal objetivo é descobrir como o parceiro realiza seus processos, quais são os serviços de maior destaque e se há soluções complementares para o seu empreendimento.

Compreender o jeito como o futuro parceiro age é um jeito de verificar se há identificação com o negócio. Assim, a contratação é muito mais personalizada, benéfica e tem chances ampliadas de ser bem-sucedida.

6. Avalie a integração com a equipe interna

Os melhores fornecedores de RH não atuam apenas no fluxo externo para a área interna. Eles também são capazes de obter a integração com o time do estabelecimento para gerar efeitos positivos que perduram.

Imagine uma consultoria de RH que é contratada, mas que realiza uma retenção muito firme de conhecimento. A equipe interna ficará deslocada e não entenderá o que fazer para evitar os principais problemas no futuro. A solução, então, torna-se temporária, em vez de agregar valor.

Para que isso não aconteça, verifique como ocorrerá a integração com a equipe interna. O fornecedor é responsável pela maior parte do trabalho, mas é interessante incluir o time interno do setor, ajudando até na capacitação futura e permitindo que problemas mais simples sejam resolvidos.

Os melhores fornecedores de RH apresentam equilíbrio entre preços, conhecimento e atuação. Ao fazer a avaliação desses fatores, será fácil identificar quais são as oportunidades ideais para o seu empreendimento e como é possível obter resultados otimizados.

E já que você está em busca de um fornecedor qualificado, entre em contato com a SOCIIS RH e descubra como nosso time pode ajudá-lo!

Equipe Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.