Enter your keyword

Processos de RH: você sabe como otimizá-los na sua empresa?

Processos de RH: você sabe como otimizá-los na sua empresa?

Processos de RH: você sabe como otimizá-los na sua empresa?

Assim como qualquer outro setor da empresa, o RH tem procedimentos que precisam ser cumpridos. Afinal, é a execução de tarefas que garante o desempenho dentro do esperado. Ao mesmo tempo, é essencial pensar na otimização de processos de RH.

Com uma boa estruturação e ao seguir os passos adequados, é possível fazer com que o setor cumpra o seu papel e ajude o empreendimento. A adoção das melhores práticas, portanto, é determinante para o sucesso.

Na sequência, conheça algumas dicas sobre os processos de RH e entenda como eles podem ser otimizados.

Faça um planejamento de ações

Seguir com as obrigações do RH de forma improvisada não é o melhor caminho. Especialmente quando o objetivo é conquistar a otimização de desempenho, é fundamental ter um planejamento estratégico bem estruturado para a atuação.

Tudo começa pelo levantamento das necessidades e dos deveres do setor. Se a área tem que se preocupar com alguns aspectos, como contratação, treinamento e retenção de talentos, é essencial definir todas as obrigações principais.

Depois de criar um fluxo a ser seguido, as missões mais importantes recebem prioridade. Se o negócio tem sofrido com um time pouco qualificado, é preciso investir no treinamento e na capacitação. Se a taxa de rotatividade é o maior problema, trabalhar a motivação é indispensável.

Tenha metas bem definidas

Além de estabelecer quais são os processos de RH que devem ser executados, é preciso pontuar quais são os resultados de interesse. As metas e objetivos dão um direcionamento de como e quando agir, o que aumenta as chances de obter um bom desempenho.

A recomendação é definir um conjunto de metas atreladas a um cronograma. Estabeleça qual é o nível de resultados que tem que ser alcançado e use parâmetros que podem ser medidos.

Esses valores devem ser acompanhados e refletem os principais interesses da área. Por isso, têm que estar documentados para aumentar as chances de sucesso e de obter a motivação.

Entenda os objetivos estratégicos da empresa

Ao mesmo tempo, as metas previstas para o RH não podem ser dissonantes em relação às do negócio. Se o empreendimento deseja alcançar certo resultado, o RH tem que trabalhar para ajudá-lo de forma estratégica.

Por causa disso, é indispensável ter em mente quais são os interesses organizacionais. Quando a empresa deseja ter uma imagem melhor como empregadora, no chamado “employer branding”, as ações têm que ser voltadas nesse sentido. Então, isso significa pensar em meios de fortalecer o clima organizacional, resolver conflitos e ampliar a motivação.

Esse cruzamento entre o que o setor pretende e o que a empresa deseja é essencial para que as ações sejam alinhadas. Como consequência, é mais fácil estabelecer as prioridades específicas para cada caso.

Gestão Estratégica de RH

Organize a delegação de tarefas

O RH moderno e gerencial não é controlador ou centralizado como no passado. Não dá para concentrar todas as ações em poucos profissionais, pois isso gera sobrecarga e perda de oportunidades.

Então, os gestores têm que se preocupar em delegar tarefas de modo consistente e relevante. O ideal é mapear os colaboradores disponíveis na equipe e as atribuições necessárias para executar cada tarefa.

De posse dessas informações, é possível distribuir as responsabilidades em busca de um aumento de eficiência. Após a delegação, é essencial oferecer autonomia, mas sem descuidar do suporte e do acompanhamento de resultados.

Tudo isso ajuda na construção das metas estabelecidas, além de garantir maior engajamento da equipe de RH.

Melhore a comunicação interna

Não dá para alcançar ótimos resultados operacionais sem um bom fluxo de informações. Pense em um gestor da área comercial que precisa de novos vendedores com um perfil bem específico. O RH fica ciente da necessidade de contratação, mas não sabe quais são as características desejadas. Como resultado, a pessoa errada ocupa a vaga, o que gera prejuízos.

O mesmo vale para processos que dependam da alta troca de informações entre membros de um time, por exemplo. Sem a comunicação, o setor não consegue atingir o máximo potencial.

Isso torna indispensável a adoção de medidas que favoreçam a comunicação interna. Democratizar o acesso a certos dados e abrir canais para a troca de informações são apenas dois caminhos possíveis e que oferecem um excelente desempenho.

Acompanhe a performance

Não basta planejar e executar as ações referentes a essa área do empreendimento. É preciso ter controle porque, somente dessa forma, é possível alterar e melhorar os resultados.

Nesse sentido, defina métricas e indicadores de desempenho. Estabelecer análises referentes ao nível de satisfação dos colaboradores e à taxa de rotatividade, por exemplo, ajuda a medir a eficiência das medidas para a retenção. Já a análise dos custos de treinamento por funcionário e do retorno sobre investimento oferece insights quanto às capacitações.

Os dados têm que ser acompanhados de forma contínua, pois são grandes aliados na tomada de decisão. Com a comparação de desempenho ao longo do tempo, também fica mais simples definir quais são as oportunidades, os gargalos e as mudanças que devem ser implementadas.


Conte com o apoio da tecnologia e da consultoria

Para executar todas essas práticas de um jeito mais fácil, o uso de certos recursos é essencial. A tecnologia oferece um grande apoio para que o segmento consiga alcançar os resultados desejados, mas tem que ser usada da forma correta.

Selecionar um sistema de gestão é uma boa alternativa, já que os dados ficam móveis, centralizados e acessíveis. Isso fortalece a comunicação e a automação, de modo a ampliar a produtividade e a eficiência.

Além disso, é importante contar com uma equipe externa que entenda do assunto. Escolher e contratar uma consultoria de RH é um jeito de identificar problemas que nem sempre são vistos da ótica interna. Os profissionais podem, inclusive, ajudar na transformação digital, na estruturação do planejamento e na execução de tarefas, como a avaliação de desempenho.

O fato é que buscar apoio extra é muito importante para obter um bom resultado. Com o suporte adequado, fica mais fácil garantir a performance desejada.

Conquistar a melhoria nos processos de RH é essencial para que toda a empresa se beneficie. Com essas boas práticas, é possível consolidar uma atuação muito mais desejável e estratégica.

Não perca nenhuma novidade! Acompanhe-nos no LinkedIn, Facebook e Instagram e esteja sempre atualizado.

Informações sobre a autora:

Bianca Andrade
Psicóloga e Diretora de Recursos Humanos da Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.