Enter your keyword

O que é psicologia organizacional e como ela pode ajudar a sua empresa?

O que é psicologia organizacional e como ela pode ajudar a sua empresa?

O que é psicologia organizacional e como ela pode ajudar a sua empresa?

Empresas tendem a ter muitos ganhos com um gestor de pessoas. Esse profissional tem como um dos objetivos analisar o comportamento organizacional como um todo, ao mesmo tempo em que tem foco no colaborador individual.

Assim, a psicologia organizacional é uma área voltada aos ambientes corporativos e ligada à gestão de pessoas, com a finalidade de promover o equilíbrio da empresa.

Esse equilíbrio é alcançado por meio de várias ações, que mantêm os interesses da empresa alinhados às necessidades dos colaboradores. Além disso, para resultados eficientes, essa área segue o chamado RH 4.0, buscando a sintonia com objetivos estratégicos e com a tecnologia.

Continue a leitura e entenda um pouco melhor como a psicologia organizacional atua em uma instituição!

Realizando a orientação profissional

A orientação profissional não é realizada apenas com grupos adolescentes que ainda estão visando se inserir no mercado de trabalho. Muitas empresas promovem o recrutamento interno, realocando os profissionais que já trabalham ali para outras funções com as quais tenham mais afinidade e rendam mais. Ninguém melhor que um psicólogo organizacional para ajudar nessa etapa, inclusive por ele ser o único habilitado a realizar testes específicos, com embasamento científico e autorização do Conselho Federal de Psicologia.

Promovendo a cultura organizacional

A cultura organizacional tem relação com os valores compartilhados pelos funcionários de um estabelecimento. Ela se reflete no modo como eles se comportam, em como se vestem, em como resolvem os problemas diários. Ela, também, influencia na satisfação do trabalhador com a empresa. Assim, quando a cultura é positiva, mais felizes os funcionários são.

Um dos deveres da psicologia organizacional é realizar um estudo, a fim de entender o que pode ser modificado para que o ambiente e os valores estabelecidos sejam sempre satisfatórios.

Ajudando a escolher o melhor perfil de candidato

Não é um processo simples conseguir identificar quais são os candidatos que têm maior possibilidade de desempenhar seu papel nas funções. Há muito mais particularidades importantes do que apenas boas experiências. Essa área atua estudando quais atributos são desejáveis para cada um dos cargos na instituição, de acordo com os objetivos organizacionais.

Fazendo treinamento e desenvolvimento

Ainda que o processo de recrutamento e seleção tenha sido feito com excelência, não é incomum os colaboradores precisarem de alguns ajustes nos conhecimentos ou nas habilidades, de vez em quando.

Uma avaliação psicológica 360 graus no RH é um dos métodos mais modernos para avaliar o desempenho de um trabalhador na empresa e oferecer um feedback de acordo com várias opiniões. Um psicólogo organizacional pode ajudar a conduzir esse processo, compreendendo qual o tipo de comportamento a ser desenvolvido em cada pessoa.


Reduzindo o turnover

Um turnover alto pode ser consequência de várias questões negativas existentes na empresa, como: assédio, pouco reconhecimento profissional, salários baixos, clima negativo ou mesmo expectativas irreais dos funcionários. Os motivos podem ser vários e, muitas vezes, é necessário um grande estudo e um bom entendimento do comportamento e das emoções humanas. E nisso, o psicólogo organizacional fornecerá os seus conhecimentos específicos.

Assim, a psicologia organizacional tem muito a contribuir com uma empresa, tornando o espaço corporativo mais satisfatório, a cultura mais forte, os colaboradores mais motivados e, consequentemente, aumentando o desempenho da organização.

Gostou do conteúdo? Deixe-nos um comentário se quiser acrescentar algo ou dizendo se ficou com alguma dúvida!

Equipe Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.