Enter your keyword

Conheça a importância da gestão de cargos e salários para a sua empresa

Conheça a importância da gestão de cargos e salários para a sua empresa

Conheça a importância da gestão de cargos e salários para a sua empresa

A gestão de cargos e salários é parte essencial do trabalho cotidiano em um departamento de recursos humanos. Essa é a área que fica responsável por organizar os cargos dentro da empresa e atribuir a eles salários compatíveis.

Essa atuação do RH afeta diretamente os resultados da organização. Dependendo das decisões tomadas, ocorre uma melhora ou piora do seu desempenho. Por isso, é essencial agir de maneira estratégica para garantir bons níveis de produtividade. Para entender melhor a importância da gestão de cargos e salários, continue lendo a seguir.

O que é a gestão de cargos de salários?

O mercado nunca esteve tão competitivo. Com o número crescente de profissionais buscando colocação e empresas recrutando, é preciso ter bons métodos para garantir boas contratações. Devemos ser estratégicos na definição das funções e dos valores de remuneração.

A gestão de cargos e salários é justamente a parte do RH que fica responsável por desenhar e definir os cargos para contratação. Consequentemente, também envolve as definições de salário, para garantir valores compatíveis com o mercado.

Tudo parte do capital humano e da compreensão de que esse é o principal ativo em qualquer empresa. Entendemos que os colaboradores são os principais responsáveis pelo sucesso ou fracasso dos negócios. Por isso, ter uma gestão ativa para cuidar de suas demandas é fundamental.

Plano de carreira vs. Plano de cargos e salários

É quase impossível falar de gestão de cargos e salários sem falar sobre carreira. Enquanto o primeiro conceito descreve as condições de contratação em determinada empresa, o segundo termo (carreira) fala sobre a jornada do profissional no mercado de trabalho.

Para melhor abordar esse conceito, vamos partir do conhecimento que você já tem sobre a gestão. O plano de cargos e carreiras é uma área interna do RH. Ela garante o foco nas necessidades da empresa para desenhar as funções necessárias para seus negócios.

Ainda que a gestão precise se adaptar ao perfil de cada colaborador, suas políticas não estão permanentemente ligadas a ele. Isso significa que caso o profissional seja promovido ou demitido, aquele cargo e salário continuam existindo.


Do outro lado, o plano de carreira é mais focado no trabalhador. Ele abrange toda a jornada percorrida por aquele profissional na empresa, até chegar em seu cargo atual. Esse caminho não pode ser acidental. Ele deve ser construído de maneira a garantir um crescimento gradual e contínuo rumo às habilidades necessárias para o trabalho.

Enquanto a gestão de cargos e salários garante boas condições para a empresa, é importante que o RH cuide também das necessidades de seus colaboradores. Isso deve ser feito com a construção de um bom plano de carreira.

A importância de uma gestão estratégica

Contar com uma gestão de cargos e salários eficiente é fundamental para qualquer empresa que quer conter seus gastos. Quando seguimos um planejamento, é possível prever quais serão os próximos passos para o crescimento dos profissionais. E assim, o departamento financeiro consegue antecipar valores com promoções e contratações que estão no radar.

O principal objetivo de ter uma gestão ativa e estratégica é garantir contratações mais assertivas: nem mais nem menos funcionários do que o necessário. Assim, evitamos o acúmulo de funções e garantimos mais tempo para trabalhar com foco na qualidade. A definição clara das responsabilidades de cada cargo ajuda imensamente nesse sentido.

Do lado dos colaboradores, contar com uma descrição clara sobre as atribuições de cada cargo afeta positivamente na motivação. O profissional sabe exatamente o que esperam dele e pode focar seus esforços de acordo. Esse cenário melhora também a proposta de valor de sua organização como contratante. Ao contrastar empresas com cargos e salários compatíveis, o profissional vai acabar escolhendo aquela que apresenta mais oportunidades de crescimento.

Os efeitos positivos de uma gestão estratégica ficam cada vez mais claros com o passar do tempo. A organização passará a ser vista com bons olhos e atrair profissionais cada vez mais talentosos. Assim, criando um fortalecimento da marca e uma melhoria no recrutamento.

>> Leitura recomendada: [E-book] Guia definitivo sobre gestão estratégica de RH

Como ter boa gestão de cargos e salários

Há muito trabalho envolvido para garantir uma boa gestão de cargos e salário em sua organização. Para te ajudar a manter o controle, reunimos a seguir os principais pontos que precisam ser observados.

Diagnóstico de necessidades

Como não poderia deixar de ser, tudo começa pelo planejamento. O primeiro passo da sua gestão de cargos e salários deve ser o diagnóstico das necessidades. É a partir dele que fica claro se as funções atuais atendem às demandas da produção.

O profissional de RH deve analisar o quadro de colaboradores e o trabalho para entender se o organograma atual dá conta de tudo que precisa ser feito. Durante esse momento de preparativos, é essencial contar com apoio de profissionais representantes dos setores para ter maior complexidade no diagnóstico.

Análise da saúde financeira

Pode ser que durante a fase anterior seja verificada a necessidade de novas contratações. O próximo passo é compreender, junto ao setor financeiro, se existe caixa para contratar.

Por mais que novas contratações possam melhorar a qualidade do trabalho, esse movimento não pode custar a existência da empresa. Por isso, é importante analisar com cuidado a saúde financeira e assim verificar a viabilidade de novas contratações.

Descrição dos cargos

Você diagnosticou as necessidades, confirmou a viabilidade financeira e agora já tem em mente quais profissionais contratar. Em seguida, o desafio será passar tudo que você imaginou para o papel. Esse passo é essencial para garantir um recrutamento assertivo.

A descrição dos cargos é o documento que registra e oficializa as atribuições de cada posição. Ele é elaborado pelo departamento de RH e é fundamental para a gestão de pessoas desde o recrutamento até a análise de desempenho.


O objetivo aqui é esclarecer quais são as atribuições e expectativas para o profissional que vier a ocupar o cargo. Além disso, também devem constar os conhecimentos específicos e formação exigidos.

Definição dos salários

Obviamente, a definição de salários também é parte importante da gestão de cargos e salários. A demarcação do valor que será pago precisa ser feita a partir da faixa salarial, que define o valor mínimo e o valor máximo que pode ser pago ao profissional.

É preciso ser razoável para construir uma política salarial que garanta sustentabilidade aos negócios. Ou seja, seu planejamento deve incluir também a possibilidade de aumentos no futuro. Ainda, é fundamental oferecer valores compatíveis com o restante do mercado. Para conquistar bons profissionais precisamos oferecer bons salários.

Plano de carreira e progressão

Mais cedo neste artigo, falamos sobre o plano de carreira e sua importância para o trabalhador. Para além do salário, as pessoas desejam crescer profissionalmente no trabalho. Por isso, construir um caminho para esse crescimento é parte essencial da gestão de cargos e salários.

Existem alguns modelos diferentes que você pode adotar em seus planos de progressão.

Algumas organizações seguem o método clássico de carreira linear, onde existe um caminho único para o colaborador crescer. Outras, podem preferir o modelo de carreira em Y. Nesse caso, existe uma bifurcação onde o profissional deve escolher entre seguir o caminho linear ou se aprofundar na especialização técnica.

Por último, temos o modelo conhecido como carreira em W. Aqui, além dos caminhos já citados, surge uma terceira possibilidade de ocupar uma posição de liderança dentro de sua área técnica.

Política organizacional

A política organizacional consolida todos os valores e práticas adotadas pelo departamento de RH de maneira oficial. Esse documento deve ser um reflexo da cultura organizacional da empresa, uma carta aberta para os colaboradores que estão sob sua gestão.

São basicamente três caminhos possíveis para chegar até sua política organizacional. Primeiro, o gestor pode partir das práticas atuais e registrá-las de maneira formal. Esse modelo pode não funcionar para empresas que estão começando. Nesse caso, a segunda alternativa é criar a política organizacional a partir das necessidades verificadas no planejamento.

Mas, pode ser que parte do que está estabelecido funcione, mas careça de melhoria. Para esse cenário, o terceiro caminho seria combinar os dois modelos anteriores. O departamento de RH vai analisar a política atual para avaliar o que deve ser mantido e o que precisa ser descartado.


Comunicação interna

De nada adianta ser estratégico em todas as fases da sua gestão de cargos e salários e não ser capaz de transmitir o que foi decidido para os colaboradores. A divulgação é tão importante quanto a construção de uma política organizacional sólida.

A comunicação interna deve ser protagonista nesse último momento de sua gestão de cargos e salários. É importante que o organograma fique claro para todos. Assim, os profissionais entendem melhor a importância do seu trabalho para o todo. Também, podem perceber com mais facilidade a divisão de trabalho de acordo com as funções e responsabilidades.

Quando bem-feita, a comunicação fortalece a empresa e garante vantagens para atrair e reter talentos no quadro de colaboradores.

>> Leitura recomendada: Guia completo para uma comunicação interna efetiva

Seja estratégico e garanta resultados melhores

Se você for tomar apenas uma lição desse artigo, certamente deve ser a importância de agir estrategicamente. Gestores que pensam bem antes de agir, conseguem se antecipar aos problemas e garantir bons resultados para a organização.

A estratégia deve aparecer em todas as fases do processo, do planejamento à comunicação de sua política organizacional. Ao garantir boas escolhas em cada etapa, você vai observar resultados progressivamente melhores!

Equipe Sociis RH

Um Comentário

  1. Karine
    mar 25, 2023

    Conteúdo excelente

Comente

Seu e-mail não será publicado.