Enter your keyword

Por que é tão importante fazer o cálculo do ROI no RH da empresa?

Por que é tão importante fazer o cálculo do ROI no RH da empresa?

Por que é tão importante fazer o cálculo do ROI no RH da empresa?

Os profissionais de Recursos Humanos enfrentam uma onda de novos desafios no ambiente empresarial: a transformação do setor em intermediário estratégico para os negócios. Dentre as muitas ferramentas utilizadas nesse processo, o cálculo do ROI no RH é, sem dúvidas, uma das mais importantes.

O Retorno sobre o Investimento, mais conhecido como ROI (Return on Investment), é muito utilizado nos dias atuais pela área de Recursos Humanos, devido à sua capacidade em oferecer diversas vantagens para o setor.

A principal função do ROI é calcular a porcentagem de retorno obtida em determinado investimento. O problema é que muitas empresas ainda desconhecem a importância do cálculo do ROI no RH para os negócios. Pensando nisso, falaremos um pouco mais sobre essa ferramenta. Confira!

Qual é a importância do cálculo do ROI no RH?

O mundo dos negócios exige que os resultados sejam sempre apresentados de forma quantitativa, ou seja, por meio de números. Para o setor de RH, a apresentação de resultados em números é ainda mais relevante, já que o departamento é, geralmente, mencionado pelos custos gerados, quase nunca pelos resultados oferecidos.

O cálculo do ROI no RH, justamente por se apresentar em resultados quantitativos, é capaz de auxiliar no maior reconhecimento dessa área, perante as demais de uma empresa. Por meio dos resultados obtidos, o ROI também permite uma fácil identificação de possíveis problemas de investimentos com baixo retorno para uma melhor e mais eficiente tomada de decisão.

Gestão Estratégica de RH

Como o cálculo do ROI é feito?

O cálculo do ROI no RH é realizado por meio de uma fórmula bem simples, como vemos abaixo:

ROI = Receita – Custo/Custo

Para que você possa entender melhor, suponhamos que uma empresa aplicou R$ 10 mil em um investimento e obteve um ganho de R$ 100 mil:

ROI = (100.000 – 10.000)/10.000

ROI = 9

O resultado apresentado foi de que o retorno sobre o investimento (ROI) foi de 9 vezes mais do que o investimento inicial. Caso você prefira demonstrar o resultado utilizando a porcentagem, já que é muito comum o seu uso no linguajar corporativo, basta multiplicar o resultado por 100.

Quais vantagens o cálculo do ROI no RH oferece?

Proporciona maior embasamento na tomada de decisões

O cálculo do ROI no RH proporciona um caminho mais seguro no processo de tomada de decisões. Isso porque aponta, por meio de seus claros resultados, as táticas que renderam frutos e as estratégias nas quais não compensa mais investir.

Isso pode otimizar grandiosamente a saúde financeira da empresa, já que fica mais fácil identificar os gastos que apresentem retorno ineficaz. Da mesma forma, a identificação de investimentos promissores também se dá por um caminho mais fácil e seguro.

Ajuda a mensurar os ganhos

O cálculo do ROI também possibilita analisar a performance dos lucros obtidos e se eles foram suficientes em relação às expectativas. Dessa forma, fica evidente a relevância da realização desse cálculo para toda e qualquer ação corporativa.

Isso porque os resultados apresentados possibilitam aos gestores otimizar a utilização dos recursos da empresa. Dessa forma, quando algo não estiver indo bem, é mais fácil identificar sua origem e partir para outro caminho, evitando possíveis prejuízos.

Visa a propósitos reais e possíveis

A utilização do ROI na rotina de uma corporação permite ao negócio uma verdadeira experiência de autoconhecimento. Por meio da análise dos resultados, fica mais fácil compreender como a empresa funciona e qual a sua real posição no mercado.

Dessa forma, estabelecer novos propósitos, sempre mirando no futuro da corporação, passa a ser uma nova experiência. Isso porque conhecer melhor o funcionamento da empresa no cotidiano auxilia a traçar objetivos que estejam alinhados com a sua missão e seu lugar no mercado.

Promove ganhos duradouros

É preciso estar ciente de que o cálculo do ROI promove resultados significativos, mas é também um processo que exige constância por parte dos envolvidos. Caso essa ferramenta passe a ficar na gaveta após um tempo de bons frutos, os velhos vícios de investimentos incertos e políticas de desperdício voltarão a fazer parte da rotina corporativa.

Se o objetivo de investir é justamente obter lucros satisfatórios e duradouros, a análise dos resultados do ROI deve ser também contínua. Dessa forma, diante de cenários de mudanças ou mesmo das metamorfoses de mercado, será sempre possível adaptar as estratégias e alcançar resultados mais eficazes com seu auxílio.


Viabiliza a motivação da equipe

O sonho profissional de muitos é integrar uma empresa com bom desempenho de mercado, não é mesmo? Por isso, investir no cálculo ROI pode também ir muito além dos resultados numéricos.

A visível melhoria no desempenho de mercado da empresa será notada tanto pelo seu ambiente externo quando pelo interno. Dessa forma, as chances de ter uma equipe muito mais motivada, dedicada e, consequentemente, produtiva, são consideravelmente maiores.

Os resultados também vão refletir no convívio corporativo, o que torna o ambiente da empresa muito mais agradável a todos. Uma empresa em potencial crescimento de mercado é também uma fonte de motivação para aqueles profissionais que desejam crescer.

Consolida os valores corporativos

O ROI pode também auxiliar uma empresa na consolidação de seus valores corporativos, se avaliado corretamente. Isso porque permite aos membros da equipe um melhor entendimento sobre as metas e os objetivos a serem alcançados.

Além disso, é também possível que haja uma melhoria na comunicação interna da organização, facilitando a compreensão sobre o que realmente funciona para o negócio. Como consequência, os funcionários passam a ter um olhar mais analítico e profissional para a organização. O resultado dessa soma é uma equipe mais motivada e engajada com a empresa.

Fazer do setor de RH um forte aliado das ações estratégicas de uma organização exige uma visão detalhada do funcionamento empresarial. De nada adianta o investimento em planos, tecnologia e inovação, se os resultados não forem avaliados. É justamente por isso que o cálculo do ROI é uma poderosa ferramenta corporativa. Quando utilizada da maneira adequada, traz uma série de benefícios para a organização, otimizando o fluxo de trabalho.

Fica evidente que fazer o cálculo do ROI no RH de uma empresa é fundamental para seu crescimento. Adotar ferramentas estratégicas capazes de impactar positivamente a saúde geral da organização é sempre uma boa escolha, e não só em termos financeiros.

Gostou de saber mais sobre os efeitos do cálculo do ROI em uma empresa? Deixe seu comentário aqui no post!

Informações sobre a autora:

Bianca Andrade
Psicóloga e Diretora de Recursos Humanos da Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.