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Como manter os funcionários engajados?

Como manter os funcionários engajados?

Como manter os funcionários engajados?

Apesar de reconhecerem a importância, muitos gestores têm dúvidas de como manter os funcionários engajados e, consequentemente, mais produtivos. Dessa forma, é fundamental buscar por técnicas de gestão que viabilizem esses objetivos.

Ao identificar como manter os funcionários engajados a empresa consegue uma melhora do clima organizacional e também dos resultados alcançados. Pensando nisso, selecionamos 8 dicas a seguir!

8 dicas de como manter os funcionários engajados

Manter a motivação no trabalho é fundamental para alcançar resultados sólidos de negócio, podendo contar com uma equipe com baixa rotatividade de profissionais, o que motiva o grupo e melhora o trabalho integrado. Confira 8 dicas a seguir!

1. Lideranças

O papel das lideranças é essencial em como manter os funcionários engajados, pois é o líder direto que vai identificar as forças e fraquezas da equipe, inclusive uma falta de comprometimento por parte dos colaboradores.

Apesar da importância de contar com a estrutura da empresa, como uma cultura que promova o engajamento, o líder poderá lidar com as situações cotidianas relacionadas a essa questão, como falta de motivação, preocupação, profissionais sobrecarregados e outras.

2. Plano de carreira

Para que um profissional esteja engajado com a empresa no longo prazo, ele deve ter perspectivas de crescimento profissional e um plano de remunerações condizentes. Portanto, o plano de carreira é um elemento importante para que o colaborador fique predisposto a crescer na empresa.

3. Propósito no trabalho

Uma das dicas de como manter os funcionários engajados refere-se a dar sentido à atividade exercida, com um propósito na função realizada de forma que o profissional veja que ela realmente impacta os resultados da marca e é parte indispensável de um todo.

4. Metas claras

O estabelecimento de metas claras para os profissionais permitem que eles saibam o que é esperado deles, tornando mais viável que eles trabalhem para conseguir cumprir essas demandas.

Para saber como manter os funcionários engajados é importante que os gestores também façam a cobrança quanto aos resultados entregues, no entanto, deve-se proporcionar as ferramentas e processos para que os profissionais alcancem os objetivos propostos.

5. Reconhecimento

O reconhecimento profissional é um dos elementos centrais em como manter os funcionários engajados. Isso porque uma das maiores frustrações nas empresas refere-se à falta de reconhecimento do desempenho dos profissionais por parte dos gestores.

O reconhecimento deve ser demonstrado tanto verbalmente, quanto nas ações, com novas oportunidades de atuação, remuneração e planos de bonificação.

6. Qualificação profissional

Para alcançar os objetivos postos e poder crescer o profissional deve estar constantemente em aprimoramento, o que depende de ações de qualificação, como treinamentos, cursos, palestras, entre outros formatos.

Além de buscar aprimorar as competências atuais é fundamental que se desenvolvam novas habilidades, como capacidade de comunicação, análise de mercado, relacionamento, criatividade, entre outras.

7. Feedbacks

Os feedbacks são importantes nas soluções de como manter os funcionários engajados. Isso se deve a necessidade tanto de reconhecimento quanto de apontamentos individuais sobre o que pode ser aprimorado e sobre as características que têm prejudicado o desenvolvimento profissional do colaborador ou mesmo da equipe.


8. Cultura voltada às pessoas

Em geral, os profissionais começam em um novo emprego com muitas expectativas e engajados com os objetivos do negócio. Uma cultura voltada às pessoas permite que esse sentimento permaneça mesmo muito depois da chegada do profissional, pois ele sente-se valorizado e contribuindo para a companhia.

Portanto, ao buscar estratégias de como manter os funcionários engajados a empresa precisa ter consciência da necessidade de investimento nos profissionais, pois um negócio que não valoriza os recursos humanos que possui, dificilmente conseguirá manter esse engajamento no médio e longo prazo.

Informações sobre o autor:

Eduardo Maróstica
Especialista em Vendas e Atendimento ao Cliente, Estrategista de Negócios, Consultor, Palestrante e Professor

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