Enter your keyword

Como realizar um processo de avaliação e promoção na empresa?

Como realizar um processo de avaliação e promoção na empresa?

Como realizar um processo de avaliação e promoção na empresa?

O processo de avaliação e promoção de funcionários constitui uma ferramenta fundamental na gestão de recursos humanos de uma empresa. É somente por meio do conhecimento do perfil e do desempenho de seus colaboradores que uma empresa consegue identificar quem poderá ser promovido.

Uma avaliação de desempenho bem elaborada ainda permite que a empresa identifique pontos fracos do ponto de vista técnico de seu quadro. As áreas que precisam de mais reforço da parte dos gestores por meio de cursos, por exemplo, ficam em evidência com esse tipo de análise.

Então, que tal continuar a leitura para saber o que fazer? Descubra alguns aspectos importantes e os critérios que você deve utilizar na hora de avaliar os candidatos à promoção dentro da empresa!

A competência técnica é fundamental

É necessário avaliar o nível do conhecimento técnico do funcionário durante qualquer processo de avaliação e promoção. Afinal, para preencher o novo cargo, o colaborador deve apresentar as habilidades necessárias, inclusive formação acadêmica compatível. A experiência acumulada no cargo atual também conta.

Caso não tenha no momento todas as skills, ele pode se capacitar por meio de cursos ou em treinamentos na própria empresa, desde que demonstre interesse e capacidade.

A proatividade é necessária para superar adversidades

Trata-se de uma característica cada vez mais procurada pelas empresas. Isso porque os profissionais devem ser capazes de resolver questões por conta própria. Afinal, qual empresa quer manter um colaborador que não age com antecedência, evitando ao máximo os problemas futuros?

O relacionamento com outros colaboradores conta bastante

O colaborador, seja o talento que atue em determinada área, seja um líder de setor, deve ter habilidade para se relacionar muito bem com os demais membros da equipe, a fim de fortalecer o grupo.

Sem a colaboração em conjunto, será mais difícil alcançar o sucesso. Ouvir a opinião dos colegas sobre o avaliado é sempre uma boa opção.

A flexibilidade é cada vez mais importante

No mundo do trabalho de hoje, novas realidades e situações estressantes se apresentam a cada dia. Por isso, flexibilidade e capacidade de adaptação são pontos fortes do funcionário a ser promovido. Provavelmente servirá de exemplo, inclusive, para os demais colegas de trabalho.

A ética deve ser observada

Ser uma pessoa ética não apenas no ambiente profissional, mas também na vida pessoal, representa um ponto positivo no processo de avaliação e promoção. Afinal, o colaborador ideal é aquele que age de forma correta, sem atropelar nenhum colega ou passar por cima das regras da empresa.


O trabalho em equipe faz parte do jogo

O gestor deve não apenas conduzir as tarefas de um grupo. Ele deve estimular o trabalho em equipe e conhecer o ritmo de cada participante do time, para que o resultado seja eficiente e de qualidade. Saber se comunicar bem com os colegas é parte integrante dessa habilidade.

Depois de conferir os critérios importantes para realizar um processo de avaliação e promoção, você já pode colocar o mecanismo em prática, de modo que a empresa só terá a ganhar.

Observe todas as competências, técnicas e comportamentais, necessárias a plena entrega dos objetivos organizacionais e as características do negócio. Depois defina valores ou pesos para cada habilidade, conforme os critérios citados, e faça a mensuração do processo.

Este conteúdo sobre o processo de avaliação e promoção na sua empresa vai ajudar nos seus mecanismos de gestão de recursos humanos? Deixe seu comentário aqui no blog, conte para a gente!

Equipe Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.