Enter your keyword

Consultoria de RH: como avaliar o seu custo-benefício?

Consultoria de RH: como avaliar o seu custo-benefício?

Consultoria de RH: como avaliar o seu custo-benefício?

A consultoria de RH é um negócio formado por profissionais capacitados, experientes e que fazem a diferença no seu empreendimento.

Graças à atuação da equipe, é possível identificar problemas diversos e possibilidades de otimização. A partir desses pontos, o setor se torna especialmente estratégico.

Inclusive, é preciso ficar atento à necessidade de recorrer a esse serviço. Falta de produtividade ou de integração no time de RH, baixa aderência às metas e estruturação inadequada são indícios que inspiram cuidados. Com a consultoria certa, os problemas podem ser resolvidos rapidamente.

Mais que um custo, a contratação funciona como um investimento, com excelente retorno para a empresa. Por isso, veja quais são os benefícios que auxiliam a análise de custo-benefício da consultoria de RH. Vamos lá?

Permite a avaliação completa do clima organizacional

Quando o clima no ambiente de trabalho não é adequado, algumas das consequências negativas são a falta de engajamento por parte dos colaboradores e o excesso de conflitos no espaço.

Tudo isso contribui para o subaproveitamento da força de trabalho e impede o RH estratégico de alcançar o seu máximo potencial.

Com a atuação de uma consultoria capacitada, entretanto, esse problema pode ser contornado. Com uma pesquisa altamente direcionada e customizada, os dados são avaliados mediante os fatores que têm maior relevância.

Assim, é possível correlacionar os resultados com a taxa de absenteísmo, por exemplo. A partir da identificação das causas do problema, são planejadas estratégias de otimização.

Além de garantir que a pesquisa seja feita corretamente, a atuação da equipe externa permite que os dados coletados sejam verdadeiramente úteis.

Ajuda a dimensionar as políticas salariais e de benefícios

Para atrair e manter os profissionais adequados, um dos fatores mais importantes é a recompensa financeira e em forma de benefícios. Salários abaixo do mercado muitas vezes são grandes motivadores para que as pessoas saiam do empreendimento.

Ao mesmo tempo, um RH sobrecarregado não consegue redimensionar esses aspectos. Além disso, a falta de visibilidade externa atrapalha o benchmarking.

Ou seja, com a consultoria de RH, ter uma visão clara das oportunidades é menos complexo. Juntamente aos dados de mercado, é possível definir recompensas adequadas e competitivas.

Otimiza o recrutamento de talentos

Atrair as pessoas certas é uma das partes mais estratégicas de um RH. O setor precisa realizar a triagem de currículos e fazer entrevistas e escolhas que estejam alinhadas com as necessidades e expectativas dos gestores. Em um cenário de poucas oportunidades e muitos concorrentes, é algo que se torna especialmente trabalhoso.

A consultoria de RH atua justamente para fazer uma seleção interessante. Os profissionais conseguem cooptar os candidatos de perfil adequado à função que será exercida e ainda melhoram a integração com a equipe.

Isso não apenas otimiza o onboarding, como também diminui os custos com etapas seletivas e contribui para reduzir a taxa de insatisfação com a contratação.

Com processos de seleção mais eficientes, o custo-benefício de cada inclusão profissional se eleva, bem como o de ter a consultoria por perto.

Favorece a capacitação de colaboradores

Depois que os talentos são atraídos, é fundamental ter um plano para desenvolvê-los — é algo que amplia a capacidade do capital humano e ainda colabora para a imagem da empresa.

Ter um bom plano de capacitação leva, por exemplo, à conquista de um employer branding fortalecido. Além de tudo, é um jeito de garantir diferenciação no mercado e uma atuação conveniente por parte dos colaboradores.

A vantagem de ter uma consultoria de RH a cargo dessa função é que as estratégias são altamente personalizadas e voltadas para os diferenciais e as necessidades do seu negócio.

Com treinamentos customizáveis, os resultados são mais intensos e favoráveis, o que leva ao máximo aproveitamento do valor investido.


Contribui para a redução da taxa de rotatividade

Um dos maiores problemas das empresas atuais é a elevada taxa de rotatividade dos colaboradores. Uma pesquisa do Reino Unido, por exemplo, mostrou que 2 em cada 3 trabalhadores pretendem sair de seus empregos ao longo do ano.

Com uma consultoria de RH, é possível contornar o problema. A criação de um clima de trabalho adequado e a capacitação dos funcionários são fatores que contribuem para a motivação e permanência. Já a contratação estratégica é determinante para que haja integração e obtenção de melhores resultados.

Portanto, atuar junto a essa equipe permite gastar menos com processos seletivos e com custos admissionais e demissionais.

Além disso, é uma forma de criar times mais coesos e que atingem com mais facilidade as métricas organizacionais que são estabelecidas.

Amplia a produtividade do empreendimento

Outro ponto positivo para a consultoria de RH é que a atividade desse grupo é fundamental para a elevação da produtividade.

Em primeiro lugar, uma equipe motivada, engajada e que consegue se desenvolver sem as interrupções causadas pela perda de colaboradores é mais produtiva.

capacitação contínua, por sua vez, contribui para que os gargalos sejam resolvidos, o que leva ao melhor desempenho de toda a empresa.

O setor de recursos humanos, naturalmente, não fica de fora. Os funcionários conseguem se dedicar a funções mais estratégicas, ganham agilidade de atuação e, assim, atuam de um modo muito mais gerencial — e tudo isso economiza tempo e dinheiro.

Ajuda a identificar e corrigir problemas diversos

Dependendo do tamanho e do ramo de atuação, um empreendimento pode ter outros problemas relacionados à gestão de pessoas. A necessidade de automatizar tarefas, por exemplo, talvez encontre como barreira a falta de preparação para a execução da solução.

Há, ainda, diversos outros gargalos e possibilidades de perdas financeiras. Quando as situações não são identificadas e sanadas, a empresa perde capacidade de desenvolvimento.

A consultoria de RH, por sua vez, surge como uma oportunidade de visualizar e corrigir os problemas. Com uma visão mais ampla e objetiva do empreendimento, questões que nem sequer eram consideradas pela equipe são solucionadas.

Além de todos os benefícios anteriores, a atuação ainda contribui para a diferenciação da concorrência e para o fortalecimento no mercado.

Desse modo, a contratação deixa de ser um custo e assume o papel fundamental de investimento visando à melhoria.

Todas essas vantagens trazem retornos significativos para a empresa, que podem ser medidos e analisados. Logo, a consultoria de RH, por ter um alto valor agregado, deve ser considerada para embasar a decisão.

Como ter o apoio certo é fundamental, entre em contato com a Sociis RH e conheça as capacidades da nossa equipe!

Informações sobre a autora:

Bianca Andrade
Psicóloga e Diretora de Recursos Humanos da Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.