Enter your keyword

Onboarding de funcionários: o que é e quais os benefícios?

Onboarding de funcionários: o que é e quais os benefícios?

Onboarding de funcionários: o que é e quais os benefícios?

Os desafios do mercado são muitos, e o quanto antes um novo contratado estiver integrado ao negócio da empresa, mais competitiva ela será. É nesse cenário que o onboarding de funcionários se consolida como uma estratégia para otimizar os recursos de uma organização.

Ao preparar os colaboradores para aderir à cultura organizacional e explicar as particularidades do negócio, é possível colher uma série de benefícios. Entre eles, a redução do turnover e o aumento da produtividade.

Quer saber mais sobre onboarding de funcionários? Então, continue a leitura!

O que é onboarding de funcionários?

De modo geral, onboarding de funcionários pode ser entendido como o embarque de novos contratados na empresa. O processo abrange desde iniciativas de boas-vindas até a formação do profissional para que ele conheça a empresa de forma ampla, e dessa forma, possa se adaptar melhor ao time de trabalho e aos processos.

Trata-se de uma importante etapa de desenvolvimento do profissional na empresa. Com o onboarding, o colaborador pode desenvolver os conhecimentos, habilidades e os comportamentos para executar da melhor maneira as suas funções, de forma rápida e certeira.

 

Quando começar o processo de onboarding de colaboradores?

O processo de onboarding de funcionários pode ser feito já nos primeiros contatos do candidato com a empresa, ou seja, nas entrevistas e dinâmicas de grupo. Para isso, o recrutador deve passar as informações sobre a companhia aos poucos.

Já no primeiro dia de trabalho, o profissional estará mais familiarizado com a organização e mais preparado para assimilar outras informações acerca da companhia.

Quais os benefícios do onboarding de funcionários?

Agora que você já sabe o que é onboarding de colaboradores, confira, a seguir, quais as vantagens que essa estratégia pode trazer para a organização.

Retenção de talentos

Bons salários e benefícios são excelentes atrativos para a marca empregadora de uma empresa. Mas a nova geração de trabalhadores não considera apenas esses fatores na hora de decidir onde deseja trabalhar.

Quando a empresa se compromete com o desenvolvimento de seus funcionários, concedendo informações importantes para a execução de suas atividades, eles são inseridos com maior facilidade à cultura organizacional. Isso eleva o senso de pertencimento e contribui para um clima organizacional positivo.

Aumento da produtividade

De posse das informações acerca da empresa e de suas funções, o profissional terá condições de efetuar as suas entregas de forma mais ágil. Além disso, incorre em menos erros, já que ele tem uma visão macro de toda a organização, e sabe a quem recorrer em caso de dúvidas.

Maior nível de engajamento

Ao saber qual a sua função na empresa e o que a companhia espera dele, o funcionário terá condições de se desenvolver de forma mais rápida, engajando-se nos propósitos da organização, o que gera resultados efetivos para o negócio.

Redução do turnover

Quando os profissionais são bem recebidos na empresa, eles se sentem mais bem orientados e também acolhidos, o que favorece a permanência deles na corporação. Dessa forma, os colaboradores tendem a passar mais tempo na organização, conferindo importantes diferenciais competitivos para a companhia.

Diante do exposto, fica claro que o onboarding de funcionários é uma estratégia fundamental para otimizar os recursos da empresa. Caso sua companhia não disponha de uma equipe para realizar esse processo, é possível contar com uma empresa especializada, o que confere maior efetividade a ele.

Se você gostou deste artigo sobre onboarding de funcionários, compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso ao tema!

Equipe Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.