Enter your keyword

Descubra 10 características de um bom líder e como alcançá-las

Descubra 10 características de um bom líder e como alcançá-las

Descubra 10 características de um bom líder e como alcançá-las

A liderança é a arte de comandar e inspirar pessoas, influenciando-as de forma positiva e unindo-as para um objetivo comum. Mais do que apenas dar ordens, o líder tem um papel fundamental nas organizações – é ele quem motiva o time e consegue enxergar o melhor de cada colaborador, levantando o espírito do grupo. 

Mas, afinal, quais são as características de um bom líder que precisam ser desenvolvidas e valorizadas? Neste post, listamos 10 habilidades que farão com que a liderança tenha uma atuação muito mais positiva. Descubra quais são elas. 

O que é ser um líder?

É importante entender que existem diferenças entre o chefe e o verdadeiro líder. Enquanto o primeiro exerce uma relação de poder autocrático com seus subordinados, a figura do líder é muito mais inspiradora, exercendo uma relação democrática e influenciando pelo bom exemplo. 

Outro ponto interessante é que o líder nem sempre precisa estar no topo da cadeia hierárquica da organização para ser ouvido ou seguido. Quando tem as características de liderança, o profissional tende a ser visto como uma figura influenciadora, por isso, é importante capacitá-lo e colocá-lo em posições de chefia, para potencializar e valer-se de seu espírito de liderança. 

Qual a importância de um líder entre os colaboradores

importancia-de-um-lider-entre-colaboradores

Um bom líder não apenas ajuda a empresa a conseguir melhores números e resultados. Ele também é parte importante no fortalecimento da cultura organizacional, já que age de acordo com os valores e propósitos da companhia e inspira seus liderados a fazerem o mesmo.  

>> Leitura recomendada: Qual a diferença entre clima e cultura organizacional? Veja aqui!

Por conta disso, o profissional deve trabalhar de forma alinhada aos objetivos e necessidades da organização e precisa conhecer a fundo os indivíduos que compõem sua equipe, para extrair o máximo de suas potencialidades e elevar o desempenho do time. 

Um líder capacitado e preparado influencia não só seus liderados, mas também o clima organizacional como um todo, tornando o ambiente de trabalho mais agradável e colaborativo. 

Líderes despreparados, por sua vez, tendem a favorecer a rotatividade e o absenteísmo, além de impactarem na motivação e no comprometimento da equipe, prejudicando a produtividade e os resultados do negócio. 

10 características de um bom líder

Os líderes de sucesso marcam a trajetória dos profissionais que trabalham com eles. Mas o que esses indivíduos têm, que os diferenciam dos demais? Algumas habilidades técnicas e comportamentais fazem toda a diferença em uma boa liderança. 

A seguir, vamos conferir 10 características que um bom líder tem e entender por que elas são tão valorizadas. Confira.

1. Tem inteligência emocional

A inteligência emocional é uma das características mais importantes em um líder de sucesso e é extremamente valorizada no mercado de trabalho. Ela se refere à capacidade do indivíduo de controlar e expressar suas emoções e lidar com relacionamentos interpessoais. 

Dessa forma, um profissional que tem essa habilidade bem desenvolvida consegue lidar melhor com conflitos e pressão, além de passar segurança para os liderados e fazer com que eles se sintam à vontade para se abrirem. 

Para desenvolver a inteligência emocional é importante que o profissional busque autoconhecimento para gerenciar suas próprias emoções, deixando de lado obstáculos como insegurança, ansiedade e medo. 

2. Trabalha com empatia

Outra habilidade muito valorizada nas lideranças é a empatia, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro. É preciso que o profissional tenha em mente que nem todas as pessoas são iguais, por isso, nem sempre sentem, compreendem e se expressam da mesma forma. 

Lideranças empáticas, portanto, são aquelas que se afastam da visão clássica de chefia, que apenas distribui tarefas, e buscam se aproximar verdadeiramente dos colaboradores, conhecendo seus pontos fortes e fracos. 

Assim, para desenvolver mais empatia, é importante aumentar a convivência com os liderados, ouvindo-os atentamente e criando laços de confiança. O primeiro passo é lembrar que os membros do time são profissionais como você, que têm inseguranças e dificuldades, mas que, se motivados, podem mostrar todas as suas potencialidades. 


3. Inspira o time

Bons líderes demonstram paixão pelo que fazem e, naturalmente, inspiram seus liderados a também darem o seu melhor. Mesmo diante de desafios, eles influenciam as pessoas ao seu redor e não deixam o desânimo afetá-los. 

Por conta dessa característica, são excelentes no trabalho em equipe, levantando a energia do grupo e desafiando os colaboradores a saírem da zona de conforto e aumentarem seus resultados

Para desenvolver essa habilidade, no entanto, é preciso estabelecer uma relação de confiança e respeito com os liderados. Além disso, o profissional deve buscar autoconhecimento e automotivação para se conectar com o trabalho e, assim, inspirar e motivar os demais. 

4. Sabe dar e receber feedbacks

Os feedbacks são ferramentas extremamente importantes para uma boa gestão de pessoas. É por meio deles que os colaboradores podem entender onde precisam melhorar e conseguem passar suas percepções do que não está indo bem na gestão. 

Assim, uma das principais características de um bom líder é saber dar e receber feedbacks de forma aberta e madura. É importante que a liderança esteja disposta não só a fornecer, mas também a receber críticas construtivas, mostrando seu lado humano e vulnerável e sua disposição em melhorar. 

É importante, também, trabalhar em prol do desenvolvimento dos talentos, levando em conta os feedbacks dados. Assim, o líder deve usar os erros como oportunidades de aprendizado e auxiliar os profissionais a buscarem capacitação contínua para alavancar seus resultados e sua carreira.

5. Passa segurança a seus liderados

Já comentamos neste post as principais diferenças entre o chefe e o líder. Dessa forma, enquanto o chefe intimida e exerce poder sobre sua equipe, o líder procura estabelecer relações de confiança, encorajando seus liderados na busca por um bom trabalho. 

Vale destacar que a segurança passada pelo líder está intimamente ligada à confiança e ao carisma do profissional. Assim, líderes que não demonstram confiança no time e que atuam por meio de um microgerenciamento, dificilmente estabelecerão uma boa relação. 

A dica para construir essa segurança é trabalhar a sua própria autoconfiança. Quando o líder demonstra que sabe o que está fazendo e para onde está indo, os colaboradores se sentem mais seguros para acompanhá-lo na jornada.

6. Dá um bom exemplo

O líder deve ser o exemplo de postura que ele espera de seus colaboradores. Lideranças que chegam atrasadas todos os dias, por exemplo, mas cobram pontualidade de seus liderados, são encaradas como hipócritas e pouco confiáveis. 

Assim, para conquistar o respeito e a influência dos colaboradores, é preciso que o líder siga verdadeiramente a cultura organizacional e incentive seu time a fazer o mesmo. 

>> Leitura recomendada: Saiba qual é o significado de cultura organizacional

A dica é realizar um exercício de autocrítica, identificando erros que você pode estar cometendo e buscando estratégias para melhorá-los. Uma boa postura é fundamental para qualquer líder, afinal, é nele que os colaboradores devem se espelhar. 

7. Se comunica com eficiência

comunicacao-eficiente-do-lider

Outra habilidade que deve ser trabalhada nas lideranças é a comunicação. Esse, é um dos principais recursos de uma gestão, por isso, é fundamental que o profissional consiga se comunicar de forma clara e objetiva, sem que suas mensagens cheguem de forma enviesada. 

A falta de uma boa comunicação pode resultar em uma piora no desempenho dos profissionais e no clima organizacional, além de impactar na segurança que os colaboradores têm sobre o trabalho da liderança. 

Para melhorar sua capacidade de comunicação é importante ser transparente e utilizar ferramentas como os feedbacks e a escuta ativa. Além disso, busque adequar a mensagem ao tom de voz necessário e seja claro quanto às suas expectativas. 

8. É capaz de tomar decisões e resolver problemas

A capacidade de tomada de decisões é outra característica importante em um bom líder. Ele precisa conseguir tomar decisões rápidas e certeiras, além de ter uma visão orientada para a resolução de problemas. 

Lembre-se que os membros da equipe, provavelmente, procurarão o líder sempre que algo inesperado acontecer. Por isso, esse profissional deve estar pronto para oferecer conselhos estratégicos e tomar as rédeas da situação, se necessário. 

Essa habilidade pode ser desenvolvida e aperfeiçoada de maneira constante para garantir uma evolução na carreira. A dica é utilizar métricas e indicadores para embasar a tomada de decisões em dados, o que trará mais segurança. 

9. Encoraja o pensamento estratégico

Um bom líder é aquele que busca o desenvolvimento de carreira de seus liderados, assim, ele estimula o time a potencializar seus pontos fortes e encoraja novas ideias. 

Esse tipo de orientação pode ser realizada por meio de sessões de brainstorming, programas de inovação e mais autonomia na gestão, possibilitando que a equipe proponha estratégias inovadoras para solucionar problemas. 

10. Reconhece e recompensa o bom desempenho

Por fim, o líder deve saber como reconhecer e valorizar o bom trabalho, fazendo com que os profissionais se mantenham motivados e engajados e percebam como sua atuação impacta positivamente o negócio. 

Mais do que apenas reconhecer, é importante que a liderança busque formas de recompensar os colaboradores que se destacam, seja com folgas e mais flexibilidade de horários ou por meio de bonificações e prêmios.

Concluindo, essas características de um bom líder são fundamentais para que sua gestão seja eficiente e inspiradora, tornando os colaboradores mais encorajados a fazerem um bom trabalho e buscarem sempre melhores resultados. 

Esse tipo de habilidade pode ser desenvolvido ao longo da carreira, de forma contínua, por meio de programas de treinamento e formação de lideranças. 

Quer entender melhor como desenvolver bons líderes dentro da organização e qual a importância desse tipo de investimento para a empresa? Confira nosso artigo sobre formação de líderes. 

Informações sobre a autora:

Bianca Andrade
Psicóloga e Co-Founder da Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.