Enter your keyword

Integrar para informar e motivar novos colaboradores

Integrar para informar e motivar novos colaboradores

Integrar para informar e motivar novos colaboradores

A integração de novos funcionários, também chamada de ambientação, é um processo fundamental ao fazer novas contratações.

Integrar colaboradores significa muito mais do que apresentar as metas, regras e metodologias da empresa em questão, mas também cumpre o importante papel de fazer que com eles se sintam verdadeiramente bem-vindos e inseridos no novo time.

Um bom processo de integração é o segundo passo (depois do processo seletivo) para direcionar as equipes para o alcance dos objetivos das empresas por meio da adaptação do funcionário na organização, já que cria um senso de envolvimento e pertencimento, o que está intimamente relacionado ao grau de comprometimento e desempenho que esse novo colaborador terá em seu novo cargo. É, também, o momento ideal para esclarecer dúvidas sobre a empresa, desde as mais básicas até as mais complexas.

Como trabalhar melhor a integração de novos funcionários?

Integrações podem ser feitas por meio de treinamentos que podem contar com o uso de ferramentas como vídeos, textos, apresentações em Power Point e atividades mais dinâmicas. As palavras-chave para uma integração de sucesso são CONTEÚDO, que deve ser de alta qualidade e extremamente alinhado à realidade da empresa, e INTERAÇÃO, pois o novo funcionário deve ter liberdade total para tirar suas dúvidas e expor seus pontos de vista, o que pode ser uma ótima oportunidade para a área de Recursos Humanos colher feedbacks para aplicar em suas estratégias.

A apresentação de integração deve conter informações importantes como a missão, visão e valores da empresa; os objetivos e desafios em vista; exemplos de comportamentos incentivados e não tolerados no ambiente de trabalho; direitos e deveres dos funcionários; esclarecimentos sobre o uso dos espaços físicos, benefícios, planos de carreira e processos; descrição do(s) processo(s) de avaliação de desempenho e da estrutura organizacional; informação sobre os canais de comunicação disponíveis para quando o colaborador desejar tirar dúvidas, fazer sugestões etc.

Processo de integração como investimento

Algumas empresas ainda não veem o processo de integração como investimento, mas o que pode ser mais valioso do que o comprometimento das equipes? O mais enriquecedor de um processo de integração é que revela-se ao novo colaborador o quanto ele é importante na nova organização que o acolhe e que há interesse em que ele tenha acesso a todas as informações e ferramentas necessárias para executar seu trabalho da melhor forma. Empregado e empresa saem ganhando! O comprometimento e a produtividade de um colaborador sem dúvida são impulsionados com um processo de integração bem feito, o que não necessariamente envolve altos custos.

Entre em contato para que possamos lhe auxiliar!


Jornalista e Relações Públicas, Colaboradora do Blog Da Sociis RH

Informações sobre a autora:

Daniella Maria
Jornalista e relações públicas,
colaboradora do blog da Sociis RH

 

Sem Comentários

Comente

Your email address will not be published.