Enter your keyword

Integrar para informar e motivar novos colaboradores

Integrar para informar e motivar novos colaboradores

Integrar para informar e motivar novos colaboradores

A integração de funcionários, também chamada de ambientação, é um processo fundamental ao fazer novas contratações. Integrar colaboradores significa muito mais do que apresentar as metas, regras e metodologias da empresa em questão, mas, também, cumpre o importante papel de fazer que com eles se sintam verdadeiramente bem-vindos e inseridos no novo time.

Um bom processo de integração é o segundo passo (depois do processo seletivo) para direcionar as equipes para o alcance dos objetivos das empresas por meio da adaptação do funcionário à organização. Isso acontece porque é algo que cria um senso de envolvimento e pertencimento, o que está relacionado ao grau de comprometimento e desempenho que esse novo colaborador terá em seu novo cargo.

A seguir, descubra como essa integração de funcionários pode ser feita e quais são os seus melhores resultados.

Como trabalhar a integração de funcionários?

Integrações podem ser feitas por meio de diversos recursos e técnicas. São duas as palavras-chave para uma integração de sucesso:

  • conteúdo – deve ser de alta qualidade e extremamente alinhado à realidade da empresa;
  • interação – o novo funcionário deve ter liberdade total para tirar suas dúvidas e expor seus pontos de vista, o que pode ser uma ótima oportunidade para a área de Recursos Humanos colher feedbacks para aplicar em suas estratégias.

A apresentação de integração deve conter informações importantes como:

  • a missão, visão e valores da empresa;
  • os objetivos e desafios em vista;
  • exemplos de comportamentos, tanto os incentivados, quanto os não tolerados no ambiente de trabalho;
  • direitos e deveres dos funcionários;
  • esclarecimentos sobre o uso dos espaços físicos, benefícios, planos de carreira e processos;
  • descrição do(s) processo(s) de avaliação de desempenho e da estrutura organizacional;
  • informação sobre os canais de comunicação disponíveis para quando o colaborador desejar tirar dúvidas, fazer sugestões e assim por diante.

Não se esqueça de elaborar um plano de ação específico para cada setor da empresa ou atividade do funcionário. Uma abordagem diferenciada e direcionada é muito mais eficiente para gerar a desejada atuação em equipe.

Quais são as técnicas possíveis?

Cada empreendimento tem uma necessidade. Então, há várias formas de integrar funcionários e garantir que eles atuem da melhor maneira. Dependendo das exigências, é possível reunir mais de um método em busca dos melhores resultados.

Faça uma análise sobre quais são os gargalos do setor em questão e entenda qual é a abordagem exigida pelo perfil profissional. Assim, dá para encontrar a melhor combinação.

A seguir, veja quais são as possibilidades a serem consideradas.

Utilizar onboarding

O onboarding é um processo de entrada que garante que o colaborador se adapte à nova equipe, bem como às suas responsabilidades e direitos.

Para tanto, é fundamental criar um procedimento claro e direto, com os materiais corretos. É válido oferecer treinamentos, cultura e códigos de conduta e até uma lista de tarefas. A integração deve acontecer de forma progressiva para que, ao final, ele esteja adaptado à nova função e ao ambiente de trabalho.


Oferecer treinamentos de qualidade

Os treinamentos são uma parte crucial para a gestão de pessoas em todas as suas etapas — inclusive, na fase de integração de funcionários.

Para oferecer os resultados esperados, o treinamento tem que ser completo e direcionado para o que realmente importa. Não adianta apresentar conceitos ou expectativas que não têm aplicação prática. Em vez disso, é muito melhor reunir funcionários-chave de cada etapa e oferecer workshops e treinamentos imersivos, por exemplo.

Também dá para pensar em criar um sistema que inclui conhecer todos os pontos do negócio, como por meio da vivência por alguns dias. Com uma visão holística, o profissional consegue se sentir parte da empresa, além de oferecer feedbacks valiosos.

Criar cultura de boas-vindas

Não basta apenas mostrar o que o colaborador tem que fazer ou como ele deve agir. É importante que ele se sinta recepcionado e bem-vindo por todos do negócio, o que favorece o clima organizacional.

Então, é recomendado elaborar uma cultura de boas-vindas. Designar indivíduos para auxiliar os novos contratados em sua adaptação ajuda a criar relacionamentos e a fazer com que as pessoas se sintam apoiadas.

Para tanto, o foco está em cuidar e treinar a equipe atual. É importante que os colaboradores reconheçam a importância de serem bons anfitriões. Desse jeito, conseguem agir de um modo receptivo e que realmente encanta os novos profissionais. Esse primeiro contato é crucial porque afeta, inclusive, a visão sobre a empresa — então, tudo deve estar alinhado.

Estabelecer metas claras

Muitas vezes, os problemas da integração de funcionários acontecem porque os novos contratados não entendem quais resultados precisam atingir. Eles sabem como agir, mas não reconhecem que tipo de impacto devem causar.

Uma forma de lidar com isso é estabelecer metas claras, alcançáveis e que se adaptem ao nível de conhecimento. Mesmo que a princípio elas sejam pequenas, é um jeito de colocar os profissionais prontos para a ação.

A adoção desses objetivos é, acima de tudo, uma maneira de facilitar a entrega de resultados. Assim, o desempenho tende a atingir um valor crescente, conforme aumenta seu tempo de atuação no empreendimento.

Por que ver o processo de integração como investimento?

Algumas empresas ainda não veem o procedimento de integração como investimento. Mas o que pode ser mais valioso do que o comprometimento das equipes?

O mais enriquecedor de um processo de integração é que é revelado ao novo colaborador o quanto ele é importante na nova organização que o acolhe. Além disso, ele percebe o interesse em que ele tenha acesso a todas as informações e ferramentas necessárias para executar seu trabalho da melhor forma.

Como resultado, empregado e empresa saem ganhando! Ao final, o comprometimento e a produtividade de um profissional sem dúvida são impulsionados com um processo de integração bem feito, o que não necessariamente envolve altos custos.

A integração de funcionários é uma etapa essencial para garantir que os novos colaboradores atuem corretamente. Além disso, é um jeito de melhorar os relacionamentos e fortalecer a atuação, o que exige a escolha da técnica de integração adequada.

Para estar sempre atualizado com o setor de Recursos Humanos, acompanhe nossos perfis no Facebook, no LinkedIn e no Instagram.

Equipe Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.