Enter your keyword

Confira as 7 principais tendências em gestão de pessoas para 2021

Confira as 7 principais tendências em gestão de pessoas para 2021

Confira as 7 principais tendências em gestão de pessoas para 2021

As metodologias de gestão evoluíram bastante nos últimos tempos, principalmente, após um ano atípico e desafiador, como foi 2020. Sendo assim, o que esperar para planejar as ações e quais serão as novas tendências em gestão de pessoas para 2021?

Embora os recursos tecnológicos tenham proporcionado benefícios importantes para o dia a dia nas empresas, a gestão de pessoas também passa por constantes mudanças. Essa evolução é essencial para elevar a qualidade de vida no trabalho, ter produtividade e eficiência.

Se você deseja conduzir o negócio com o máximo de excelência e contribuir para o sucesso individual e coletivo, é imprescindível acompanhar as mudanças. Pensando nisso, confira, neste post, 7 tendências em gestão de pessoas para 2021, e saiba como inovar e melhorar os resultados!

A importância de conhecer as tendências em gestão de pessoas

O mercado muda de forma constante e exige que a gestão empresarial se adapte, e ainda desenvolva métodos para se destacar. Trata-se de um desafio para os gestores e uma responsabilidade grande em manter a produtividade, a qualidade e alcançar melhores resultados.

Para a gestão de pessoas, acompanhar as tendências é ainda mais importante, pois os colaboradores são os principais responsáveis pelo sucesso do negócio. Além disso, a inovação auxilia a fortalecer a cultura e cria novos comportamentos de gestão para aprimorar a rotina de trabalho.

Nesse contexto, conhecer e manter a empresa atualizada sobre as tendências em gestão de pessoas é uma forma para ter metodologias modernas. Assim, é possível promover o engajamento dos colaboradores, a melhoria nos resultados e nos processos do RH

7 tendências em gestão de pessoas para 2021

Com um cenário repleto de mudanças devido a situações políticas, econômicas e sociais, a gestão de pessoas ganhou protagonismo — como um conjunto de metodologias capazes de melhorar diversos aspectos importantes, como a motivação, o bem-estar e a produtividade.

Para 2021, as tendências prometem melhorar ainda mais a qualidade da gestão. Veja quais são as principais!

1. Trabalho híbrido

O trabalho híbrido é uma das principais tendências para a gestão de pessoas, principalmente, pelas limitações impostas no ano de 2020. É um modelo que se mostrou vantajoso para as empresas e colaboradores, sendo importante para quebrar paradigmas e garantir benefícios interessantes, como:

  • aumento da autonomia;
  • redução dos atrasos;
  • facilidade na gestão do tempo;
  • redução de custos;
  • maior produtividade e engajamento.
 

2. Comunidade de colaboradores

A comunidade de colaboradores é uma tendência que está cada vez mais presente, promovendo maior interação e comunicação da equipe. Para os gestores, é a oportunidade ideal para desenvolver estratégias para melhorar o clima organizacional e o desempenho coletivo.

 

3. Bem-estar dos trabalhadores

Um das melhores formas de ter uma boa gestão de pessoas é priorizar o bem-estar dos colaboradores, pois assim, eles rendem mais e permanecem motivados. Além disso, contribui para evitar problemas no ambiente corporativo e promover a qualidade de vida.

Para tanto, as tendências mais fortes são os cuidados com os seguintes fatores:

  • melhores condições de trabalho;
  • cuidado com a ergonomia;
  • atenção com a saúde mental;
  • capacitação da liderança;
  • inovação de espaços de trabalho.
 

4. Automatização de processos

O departamento de Recursos Humanos lida, diariamente, com inúmeras informações, dados e processos que precisam ser gerenciados com eficiência. Sendo assim, a tendência é que esses setores contem com apoio de consultorias e recursos modernos para automatizar os processos e melhorar resultados.

5. Foco na cultura da empresa

A cultura de uma empresa demonstra os valores e missão no segmento em que atua, inclusive, no comportamento e desempenho dos funcionários. Dessa forma, o foco na cultura é uma das grandes tendências para consolidar os negócios no mercado e garantir uma experiência enriquecedora aos clientes.

6. Treinamentos online

A capacitação e especialização dos profissionais sempre foi algo que causou muita resistência, devido às mudanças necessárias na rotina do profissional. Contudo, os treinamentos online oferecem facilidades importantes para garantir a oferta de treinamentos com toda comodidade.

Nesse sentido, os espaços virtuais permitem que os funcionários realizem cursos de maneira remota, com o uso de softwares e plataformas. É a oportunidade ideal para manter os profissionais atualizados, ajustando-se perfeitamente a qualquer tipo de rotina.

7. Recrutamento e seleção online

A contratação de profissionais é um grande desafio para todo negócio, pois é preciso encontrar pessoas que tenham capacitação e perfis compatíveis com a empresa. O processo é trabalhoso e, até pouco tempo, exigia a presença física dos candidatos em todas as etapas, além de ocupar o tempo da equipe.

Diante desse cenário, a utilização de recursos digitais para o recrutamento e seleção é uma tendência forte, pois oferece benefícios ao time e facilidades aos candidatos. Tudo, sem perder a qualidade nas etapas e possibilitando conhecer o perfil de cada pessoa interessada nas vagas.

Entretanto, contar com apoio especializado para implementar processo de recrutamento e seleção online é fundamental para atingir os objetivos. Sobretudo, para garantir uma avaliação precisa dos candidatos para encontrar o profissional ideal para a empresa.

>> Leitura recomendada: [E-book] 03 Pontos imprescindíveis aos processos seletivos estratégicos

Acompanhar as tendências é essencial para todo negócio

As tendências em gestão de pessoas surgem para facilitar o trabalho e aumentar a eficiência dos gestores e lideranças empresariais. São evoluções que contribuem para as empresas buscarem formas para melhorar processos internos e alcançarem os objetivos no mercado.

Por isso, acompanhar todas as novidades em gestão de pessoas e implementar na empresa, de acordo com o planejamento estratégico, é fundamental. Além de otimizar o trabalho da equipe e dos líderes, melhora o clima organizacional e aumenta a competitividade do negócio.

Contudo, ter apoio de uma consultoria especializada em Recursos Humanos é a melhor alternativa para auxiliar na modernização da gestão de pessoas. Ou seja, é uma forma de ter soluções estratégicas para manter a gestão sempre inovadora e eficaz.

Para tanto, a SOCIIS RH é a melhor opção para garantir a excelência na gestão de pessoas na sua empresa. Com uma equipe de especialistas, oferece serviços de alta qualidade, como pesquisas de clima organizacional, avaliação de desempenho, treinamentos customizáveis, avaliação psicológica e muitos outros.

 

É o apoio ideal para acompanhar a evolução do mercado de trabalho, ter ambientes agradáveis e com o máximo desempenho coletivo e individual. Esses são itens imprescindíveis para ter diferenciais importantes e se destacar da concorrência.

Como você percebeu, as tendências em gestão de pessoas prometem revolucionar as atividades e proporcionar vantagens exclusivas. Portanto, estar aberta a mudanças e evoluir a gestão é fundamental para toda empresa que deseja alcançar o sucesso.

Se você gostou do post e quer saber como alcançar resultados incríveis com a gestão de pessoas, não perca tempo! Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a alcançar seus objetivos! 

Equipe Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.