Enter your keyword

Inovando o RH: entenda a importância de ter um RH inovador na sua empresa

Inovando o RH: entenda a importância de ter um RH inovador na sua empresa

Inovando o RH: entenda a importância de ter um RH inovador na sua empresa

O setor de Recursos Humanos, o famoso RH, é um dos mais importantes dentro de qualquer empresa e, quanto mais bem estruturado maiores são as chances de bons resultados.

Muitas organizações estão investindo e inovando o RH, pensando nesse setor como mais do que equipes de recrutamento e seleção, atuando fortemente com processos e ferramentas importantes de gestão.

Para ter sucesso nos objetivos do negócio é preciso olhar para o RH. Como o seu setor está estruturado? Quanto a inovação é importante para a otimização de seus processos? Vamos falar mais sobre isso?

A inovação e crescimento

Se antes o RH era visto apenas como o setor que recebia currículos e contratava pessoas, ele tem cada vez mais se colocado como estratégico e essencial na prestação de serviços para os profissionais das empresas.

Por ser uma área que atrai, engaja e retém talentos, este setor possui grandes responsabilidades, afinal, é ele que está de olho em um dos maiores bens da empresa: os colaboradores.

O RH também responde pelo alinhamento de estratégias de treinamento e desenvolvimento de pessoal, tentando entender os principais gaps produtivos e as dores das pessoas e de gestores, de forma a manter engajadas as equipes.

É claro que essas não são tarefas exclusivas dele, diversas ações são feitas com outros times, inclusive com o apoio dos superiores de cada área. Mas é essencial entender sua importância que, atrelada à inovação, faz com que seus processos sejam menos operacionais e se tornem mais estratégicos dentro das empresas. Inovação esta que, dentro das empresas, tem a ver com produtividade e resultados.

É evidente que inovar o RH tem a ver com tecnologia, mas não é apenas isso, afinal, esse é um setor orientado às pessoas e que, necessariamente, precisa de bons talentos para que os resultados sejam colhidos conforme o esperado.

Vantagens de um RH inovador

Organizações que já estão inovando o RH percebem diversos benefícios em todos os seus setores e resultados, como:

  • Fortalecimento da marca empresarial, o employer branding, colocando a imagem da empresa como um local desejado de trabalho
  • Otimização dos processos internos e maior produtividade
  • Engajamento e motivação dos colaboradores
  • Desenvolvimento da gestão e de lideranças
  • Aumento da qualidade dos serviços e produtos

Como trabalhar inovando o RH?

Agora que você sabe um pouco mais sobre a importância da inovação do RH e alguns dos seus benefícios, já deu para entender que, alinhado à tecnologia e talentos, este setor pode fazer toda a diferença para uma organização.

Separamos algumas práticas importantes para que sua organização caminhe em busca da inovação e de bons resultados. Confira!

Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia mudou a forma de trabalho nas empresas e as relações sociais. No caso do RH, é muito importante contar com softwares e ferramentas que auxiliem os colaboradores em suas tarefas, desde o recrutamento e seleção, mapeamento de perfis, acompanhamento de resultados e gestão, até universidades corporativas e estratégias de desenvolvimento.

Isso faz com que os Recursos Humanos tenham uma dinâmica melhor de trabalho, integrada a outros setores da companhia, além de terem mais base de dados para atuação de forma estratégica.

Invista nos colaboradores

Os colaboradores são parte essencial das empresas. Escolher talentos que se encaixem nos valores e cultura da empresa é essencial, porém é preciso ir além e ser capaz de fornecer soluções para a evolução de cada um deles.

O RH inovador busca incentivar os colaboradores, pensando, também, no consequente resultado que isso trará para a empresa.

 

Diversifique modelos de trabalho

Mais do que benefícios, salários e programas de desenvolvimento, é importante que o RH avalie os modelos de trabalhos e de processos estabelecidos.

O home office, por exemplo, é um exemplo desse modelo de trabalho. O trabalho remoto, que já estava forte, se intensificou em 2020 e é tendência cada vez maior dentro dos setores em que isso é possível.

Pensar em qualidade de vida para o trabalhador faz todo sentido em propostas inovadoras e que fortalecem a imagem das empresas.

Implemente a gamificação

Independente do estágio em que se encontra o colaborador na empresa, seja recrutamento, integração e onboarding ou treinamento, quanto mais motivador e próximo dele for o RH, melhor será sua experiência com o restante da organização.

A gamificação é uma forma de auxiliar nessa aproximação. A metodologia de apresentar cenários de jogos, pontuações ou rankings, engaja colaboradores e traz resultados concretos e mensuráveis para a análise dos setores e pessoas.

Aposte na diversidade e no ativismo corporativo

Ter foco em diversidade não é apenas uma tendência bacana a ser seguida, mas é essencial para que o RH fortaleça a imagem e cultura organizacional. 

Uma empresa que aposta em diversidade tem grandes chances de sair do ponto comum, além de gerar grande aprendizado interno e melhoria no clima organizacional.

Outra questão importante é pensar no coletivo, ou seja, olhar além do ambiente empresarial e pensar nos problemas da sociedade, com intenção de tomar atitudes para minimizá-los.

Cada vez mais os colaboradores e clientes valorizam as empresas e se identificam com as causas propostas por elas. Dessa forma, pode ser interessante que sua empresa desempenhe um papel mais ativo em questões como esta.

Os Recursos Humanos são essenciais para que o ativismo corporativo funcione, educando colaboradores e os chamando e estimulando para as conversas.

Trabalhar inovando o RH é importante para as pessoas e processos e, além de práticas novas, é preciso manter o bom fluxo de comunicação e o incentivo do comprometimento de cada colaborador, em busca de soluções e estratégias que gerem resultado para a organização.

É evidente que as empresas buscam crescer e aumentar suas vendas e isso só acontece com processos estruturados e pessoas engajadas. Dessa forma, olhar de forma diferente para este setor faz toda a diferença nos objetivos estratégicos dos negócios.

O seu RH trabalha estrategicamente em seu negócio? Agora que você sabe mais sobre a importância de traçar ações para inová-lo, em que você acha que seu setor pode melhorar?  

Aproveite que agora você sabe mais sobre o tema e vamos trabalhar juntos para o engajamento de seus colaboradores? Experimente nossa plataforma gratuitamente e conte com nossa ajuda para seu crescimento! 

Conteúdo produzido por Engage

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.