Enter your keyword

Como o setor de RH pode trazer vantagem competitiva para o seu negócio?

Como o setor de RH pode trazer vantagem competitiva para o seu negócio?

Como o setor de RH pode trazer vantagem competitiva para o seu negócio?

Uma das grandes preocupações das empresas hoje em dia é a de estar sempre à frente de seus concorrentes e, consequentemente, obter resultados financeiros satisfatórios. Seja qual for a área em que a empresa atua, é necessário que ela acompanhe as mudanças tecnológicas que ocorrem, como estas impactam em seu ramo de atuação e a forma como repercutem nas escolhas dos clientes, além de ter um setor de RH atuante e estratégico, caso contrário, sua estratégia vai por água a baixo.

Para evitar perder espaço no mercado, é primordial que as organizações tenham equipes e colaboradores capacitados, prontos para inovar e acompanhar as mudanças que ocorrem a passos largos. Mas, como investir nos colaboradores? É sobre esse assunto e o papel do setor de RH que vamos falar neste post.

Gestão Estratégica de RH

Como investir na gestão de pessoas pode trazer vantagens para a organização?

Com o avanço das tecnologias e aceleração das mudanças, fica cada vez mais difícil projetar cenários no médio e longo prazo. Por outro lado, se investirmos cada vez mais em capacitação e conhecimento, tornamos mais suave a travessia por essas mudanças. Nesse sentido, é mister, para empresas e colaboradores, a busca incessante pelo conhecimento e aprendizado

Quando se trata de aprimorar conhecimentos, se atualizar sobre assuntos pertinentes da profissão e aprender cada vez mais, os funcionários e a empresa devem estar com os objetivos bem alinhados. Afinal, não adianta a empresa cobrar desempenho se não houver a contrapartida e o reconhecimento pelo esforço desprendido, ou seja, o trabalho e engajamento para gerar resultados devem ser uma via de mão dupla.

Vale ressaltar também que o problema da falta de capacitação não é resolvido apenas contratando profissionais formados ou com experiência na área. Como citamos acima, a tecnologia evolui freneticamente, portanto, em algum momento esse colaborador, ainda que bem preparado, vai precisar atualizar seus conhecimentos.

Qual o papel do setor de RH para agregar vantagem competitiva?

O setor de RH tem como principal objetivo gerenciar o clima e a satisfação dos colaboradores dentro da organização. Manter equipes motivadas, melhorar o rendimento dos colaboradores, pensar em planos de carreira, aplicar políticas salariais, ministrar treinamentos e tudo que envolve o bem-estar dos funcionários, fazem parte do rol de atribuições da área. Mas, para além desses papéis, ele precisa ser estratégico para a empresa e criar condições que favoreçam a vantagem competitiva.

Uma gestão estratégica do setor de RH é aquela que envolve aspectos difíceis de serem imitados pela concorrência, que pratica o reconhecimento e está direcionada para resultados. É aquela que sabe que ter uma equipe bem preparada e pronta para os desafios não será o suficiente se a mesma não possuir a motivação necessária para agir. Apesar de ser interna e particular a cada colaborador, a motivação pode ser estimulada.


Como uma consultoria especializada pode ajudar?

Uma consultoria especializada em Recursos Humanos pode auxiliar nesta estimulação. Ela é capaz de identificar os fatores que melhor poderão aumentar o engajamento dos times e repercutir diretamente nos resultados. Com um time de consultores preparados e um olhar externo, a consultoria ajudar a visualizar aspectos até então negligenciados. Ela também tem condições para dar suporte na implementação de estratégias como um bom plano de cargos e salários, plano de carreira, definição de políticas salariais, planos de ação e treinamentos, métodos de avaliação, dentre outros.

Ficou curioso para saber mais sobre o assunto da gestão estratégica de pessoas, baixe gratuitamente o nosso e-book “Guia Definitivo Sobre Gestão Estratégica de RH”.

Equipe Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.