Como sua empresa pode gerenciar o índice de rotatividade?
O índice de rotatividade refere-se à taxa de saída e entrada de colaboradores na empresa. Na gestão de pessoas, ele é um dos elementos mais importantes para entender melhor o cenário da movimentação de profissionais na organização.
Gerenciar esse número é fundamental, primeiramente, para analisar o clima do ambiente organizacional. Um índice elevado pode ser fruto da insatisfação ou da desmotivação dos colaboradores em relação ao local, por exemplo. Além disso, o gerenciamento é útil para diminuir os custos e melhorar a produtividade das equipes.
A seguir, veja como fazer a gestão do índice de rotatividade e aprenda a calculá-lo. Boa leitura!
Como fazer o gerenciamento do índice de rotatividade?
A retenção de talentos é um elemento desejável no empreendimento. Quando se consegue manter os profissionais na companhia há menos custos com processos seletivos e melhor aproveitamento do capital humano. Para isso, é preciso pensar em como reduzir o índice de rotatividade.
A seguir, listamos algumas dicas valiosas para realizar esse gerenciamento e diminuir a taxa de saída dos profissionais.
Reforce os cuidados na seleção
Muitas vezes, um colaborador deixa uma empresa por não se encaixar na vaga. Mesmo que o clima seja adequado, a falta de alinhamento entre cultura, valores e habilidades provoca a saída.
Contudo, o processo é praticamente irreversível depois da contratação, pois para romper o vínculo, a empresa terá custos. Nesse caso, o segredo está no cuidado com a seleção.
Cada passo deve ser aprimorado e bem pensado para escolher o talento mais adequado à vaga. Você deve considerar tanto o perfil técnico quanto o comportamental, assim como os valores do candidato. Dessa maneira, haverá mais chances de retenção.
Favoreça o clima organizacional
Outro motivo comum para a saída é o clima da empresa. A ocorrência frequente de conflitos no ambiente de trabalho pode aumentar o índice de rotatividade. Quando os profissionais se sentem menos motivados a trabalhar em equipe, os relacionamentos se sobressaem à atuação deles na companhia.
Então, é interessante pensar em criar um clima propício à colaboração e à interação. Se surgirem disputas ou dificuldades, é essencial mediar essas situações. Dessa forma, deve haver um esforço efetivo para conquistar a retenção.
Eleve a motivação
Já que a falta de motivação é um dos fatores de saída, a gestão também deve pensar em meios de reverter esse aspecto. É o caso, por exemplo, de criar uma política de benefícios, um plano de carreira e um sistema de reconhecimento.
Quando os colaboradores notam que podem se desenvolver e se sentem valorizados, tendem a vestir a camisa e permanecer na organização. Portanto, descubra quais são as razões para que eles permaneçam na empresa e ofereça os estímulos adequados.
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Estruture um plano de carreira
Ao ingressar nos quadros de uma empresa, os colaboradores têm expectativas relacionadas à sua evolução na organização. Afinal, ninguém quer passar a vida inteira no mesmo cargo e fazendo as mesmas coisas.
Por isso, criar um plano de carreira claro é essencial para reduzir o índice de rotatividade. Com ele, o colaborador vai saber exatamente até onde poderá chegar e o que precisa fazer para conseguir isso, o que o deixará muito mais engajado e motivado.
Crie uma política de benefícios
Oferecer bons salários é muito importante, mas nem sempre isso é o suficiente. Proporcionar benefícios interessantes aos colaboradores é um grande diferencial. Plano de saúde, auxílio gasolina, gym pass, flexibilidade de horário, programas de estudos e bônus por desempenho são alguns exemplos.
Assim, para diminuir a rotatividade, procure ouvir as necessidades dos funcionários e esteja sempre em busca de novas parcerias. Algumas medidas simples podem agregar muito valor para o ambiente corporativo.
Realize pesquisas de satisfação interna
Hoje em dia, a realização pessoal e a identificação com a organização são muito valorizados pelas novas gerações de colaboradores. Os benefícios, a cultura da empresa e o clima no ambiente de trabalho são tão relevantes, que muitas pessoas abrem mão de salários melhores para trabalhar em uma companhia que realmente admiram.
Por isso, o primeiro passo para reduzir o índice de rotatividade é entender o que está ocasionando a insatisfação. Para tanto, existem muitas ferramentas que podem ser usadas para estabelecer essas métricas, como questionários de eNPS — Employee Net Promoter Score.
Saber exatamente o que está ocasionando o turnover permite que a empresa realize ações mais certeiras. Você pode estar desperdiçando recursos com as estratégias erradas, quando a solução é bem mais simples do que imagina, por exemplo.
Invista na cultura do feedback
A comunicação interna é essencial para que colaborador e empresa mantenham suas expectativas alinhadas. É por isso que a cultura do feedback é tão importante para reduzir o turnover.
A partir dessa política, os colaboradores sabem exatamente quais seus pontos fracos e fortes e quais habilidades devem ser aprimoradas. Com isso, eles sentem que a empresa valoriza o seu trabalho, e essa atitude reduz a ansiedade, os ruídos dentro da equipe e ainda estimula o sentimento de reciprocidade entre os funcionários e a organização.
Quando esse índice pode ser usado a favor da empresa?
De maneira geral, a saída de um funcionário não é conveniente para a companhia. Contudo, em algumas situações, é possível usar o índice de rotatividade para resolver algumas dificuldades.
Apesar das consequências, a saída é favorável quando é interessante inovar, trazer novas ideias, ter mais profissionais atualizados ou agregar conhecimento. Para citar um exemplo simples, podemos dizer que, diante da necessidade de renovação da equipe, ou em um cenário de crise, poderia ser criado um processo de demissão voluntária.
Como calcular a métrica?
A forma mais eficaz de calcular a rotatividade é a partir de seu cálculo. Quando essa taxa é convertida em números, fica mais fácil compreender a evolução desse aspecto e o que precisa ser transformado.
Em geral, o cálculo é realizado para um período específico, como mês, semestre ou ano. A fórmula pode ser expressa da seguinte forma:
Índice de Rotatividade = [(Entrada + Saída de colaboradores) / 2] / Total de colaboradores
Nesse caso, imagine que, em um mês, 20 pessoas entram e 10 saem de uma companhia que tem, ao todo, 100 funcionários. O índice de rotatividade, nesse caso, é 15%, já que 20+10/2=15.
Também é possível adotar outras formas de cálculo. Elas podem, entre outras variáveis, levar em conta:
- número de funcionários dispensados sem ou com justa causa;
- número de pessoas que pediram demissão;
- número de saídas antes dos seis meses.
O índice de rotatividade é um elemento fundamental para a gestão de pessoas. Quando ele é identificado e gerenciado corretamente, pode auxiliar na redução dos custos e ainda trazer ótimos resultados para o empreendimento, especialmente, quando analisado em conjunto com os outros indicadores do RH, como o absenteísmo, por exemplo.
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Equipe Sociis RH
Achei-o artigo de suma importância e quê agregam a valores éticos e profissionais no setor de Recursos Humanos.
E um ótimo artigo há ser explorado para estudos acadêmicos.