Enter your keyword

Processo seletivo remoto: contrate o profissional ideal a distância

Processo seletivo remoto: contrate o profissional ideal a distância

Processo seletivo remoto: contrate o profissional ideal a distância

O processo seletivo remoto se popularizou há algum tempo devido ao avanço das tecnologias de comunicação pela internet. Ele era comumente empregado nos processos de de recrutamento e seleção em que havia uma distância física significativa entre o recrutador e o candidato que se desejava contratar e/ou entrevistar.

No entanto, mais recentemente com as mudanças provocadas pelo Covid 19, o processo seletivo remoto tornou-se uma necessidade imperativa. Em um cenário onde o isolamento social e o trabalho home office são preponderantes, o processo seletivo remoto veio como uma solução viável e eficaz. 

Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe esse texto e conheça como essa prática pode ser realizada pela empresa e por que essa é uma abordagem que veio para ficar. Confira! 

Motivos para realizar contratações remotamente

Como vimos anteriormente, há situações em que devido a impossibilidade da presença física do candidato na sede da empresa, a realização da seleção remota se torna necessária. No entanto, existem outras vantagens que estão inerentes a esse processo. Vejamos a seguir.

Facilidade de gerenciamento do processo

Como é realizado totalmente por meio tecnológico, o gerenciamento e condução do processo é bem mais ágil do que o presencial.

Isso porque o setor de RH pode se munir de plataformas e softwares que centralizam todo o escopo do projeto desde a fase de divulgação da vaga até a entrevista, incluindo inclusive a parte de digitalização da documentação do candidato aprovado. 

Mais insumos para avaliar o candidato

O processo seletivo remoto também permite oferecer inúmeras informações sobre o candidato, tal qual o modelo tradicional/presencial. Isso porque quando o candidato se inscreve ele deverá fornecer informações que podem ser utilizadas como base para o mapeamento comportamental dele.

É o caso, por exemplo, da empresa utilizar informações das redes sociais para avaliar se os traços e comportamentos dos entrevistado estão de acordo com as diretrizes da empresa. 

Construir um banco de talentos

O processo seletivo remoto pode ser suficiente para resolver uma situação de contratação atual, mas também para contratações futuras. Sabemos que no caso especial do cenário de pandemia é algo que tem uma duração limitada.

Portanto, com o fim dessa situação a empresa poderá retornar a normalidade das suas operações. Para essa retomada, ela pode utilizar o banco de talentos já formado durante o processo seletivo remoto. 


A eficiência do processo seletivo remoto

Muito se questiona se os processos seletivos de forma remota podem manter a mesma qualidade dos processos presenciais. A resposta é afirmativa. Isso porque nesse processo seletivo ainda estarão vigentes os aspectos para avaliar o candidato da versão presencial.

Por exemplo, ele deverá ser pontual no momento da entrevista, deverá se portar de maneira adequada diante a câmera do seu dispositivo de vídeo e ter o cuidado de ser entrevistado em um lugar reservado. 

Esse processo não apenas está de acordo com as demandas atuais como também prepara a empresa para um futuro próximo. Com avanço da tecnologia e o processo de globalização vai se tornar cada vez mais comum a necessidade de utilizar tecnologias de videoconferência e banco de dados informacionais para contratação de novos colaboradores.

Essas foram algumas informações sobre processo seletivo remoto. Para que esse processo seja mais eficiente é importante considerar a contratação de uma empresa de recrutamento e seleção que tenha vasta experiência no mercado. Essa empresa terá a responsabilidade de realizar todo o processo de divulgação da vaga, triagem de currículos e entrevista. 

Quer conhecer uma empresa com esse potencial? Entre em contato com a Sociis RH. Reunimos as melhores estratégias para a sua organização contratar os melhores do mercado.

Equipe Sociis RH 

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.