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Business partner para RH: entenda o que é e como funciona

Business partner para RH: entenda o que é e como funciona

O Business Partner para RH tem o papel de contribuir para uma atuação estratégica dos profissionais de RH e potencializar os resultados da empresa. Esse cargo tem deveres a cumprir dentro do espaço empresarial, visando à aprimoração da relação entre o departamento de Recursos Humanos e o de Negócios.

É seguro dizer que há benefícios em manter esses departamentos mais próximos. Entre os principais, temos o faturamento anual da empresa e um bom convívio no espaço organizacional.

Deseja conhecer um pouco mais sobre o Business Partner? Então você está na página certa! Fizemos uma seleção com informações valiosas sobre a atuação desse profissional. Siga com a leitura!

O que é o Business Partner para RH?

O Business Partner ocupa um cargo essencial na organização; graças a esse profissional, as empresas podem ter colaboradores mais engajados e alinhados com o propósito da organização.

De forma geral, seus deveres envolvem a implantação de estratégias para aproximar o departamento de RH do setor de Negócios. Ele ganha cada vez mais respeito e espaço no mercado, já que há muitos benefícios em fortalecer a colaboração entre os funcionários.

O Business Partner realiza uma melhor liderança e atendimento ao público-alvo, trabalhando em parceria com outros profissionais importantes na organização em busca de aprimorar tarefas empresariais.

Como o Business Partner surgiu no RH?

São muitos os benefícios de uma boa comunicação entre os colaboradores da empresa, especialmente entre aqueles que trabalham no departamento de RH e no de Negócios. No entanto, antes do Business Partner, essa comunicação não era tão estreita, e algumas defasagens preocupavam a gestão dos empreendimentos.

Na década de 1990, foi publicada a obra Human Resources Champions, que tratava especificamente dessa falta de alinhamento entre as equipes de RH e de Negócios.

O autor, Dave Ulrich, demonstrou em seus escritos que, se essas equipes tivessem uma boa comunicação, seriam mais produtivas. Ele também apresentou alguns exemplos de como uma jogada estratégica pode determinar o futuro e o faturamento de toda a empresa.

Toda ação dos colaboradores tem uma reação que pode ser positiva ou negativa, tudo depende de como está o relacionamento entre eles. Nesse sentido, podemos relacionar isso com o papel do Business Partner. Sem esse profissional, uma empresa pode passar por situações constrangedoras com seus colaboradores. É exatamente isso que ele deve evitar!

Outra informação importante sobre o Business Partner para RH é que esse profissional é frequentemente encontrado em empresas de grande porte. Isso acontece porque, nesses grandes negócios, há departamentos específicos para cada atividade corporativa realizada, o que acaba gerando um afastando entre diferentes times.

 

Qual é o papel desse profissional dentro da empresa?

Como mencionamos anteriormente, o Business Partner pode tornar as comunicações no ambiente corporativo mais amigáveis. Algo que pode ser difícil considerando o porte de cada empresa.

Como exemplo, temos as grandes indústrias. Devido ao grande número de funcionários, é difícil que os profissionais — que trabalham no mesmo ambiente, mas em departamentos distintos — tenham uma comunicação eficaz.

Vale destacar que até empresas pequenas lidam com esses problemas; ou seja, o Business Partner pode colaborar com suas estratégias em diferentes espaços de trabalho.

Confira mais algumas informações sobre esse profissional nos tópicos abaixo!

Preparação do Business Partner

Esses profissionais devem enriquecer a cultura da empresa e a experiência dos funcionários. É imprescindível que o Business Partner para RH se baseie em estudos, dados e análises para tomar decisões acertadas, especialmente aquelas de grande importância na empresa.

É fundamental que eles tenham uma qualificação apropriada — como o ensino superior e especializações —, bem como experiências valiosas para exercer a sua função.

Onde age o Business Partner para RH?

O Business Partner trabalha como um mediador nas empresas, especialmente em corporações com muitos departamentos e funcionários. Esse profissional deve atuar em parceria com os líderes, com o objetivo de desenvolver um cronograma que ajude a bater metas.

O processo de alinhamento feito pelos consultores internos também pode envolver a participação de gestores e diretores. Ou seja, o Business Partner jamais trabalha sozinho — as reuniões e encontros devem envolver os superiores da gestão empresarial.

Como o Business Partner deve ser escolhido?

Há alguns requisitos que o Business Partner deve cumprir antes de ser recrutado. Primeiramente, ele deve estar informado sobre a economia e as finanças da empresa em que pretende trabalhar.

Além disso, é fundamental que esses profissionais ouçam e questionem os desafios da organização. O foco no bem-estar de todos os colaboradores é outro ponto importante, afinal, o Business Partner vai trabalhar especificamente com/para isso.

Agilidade, análise e versatilidade — essas são algumas habilidades que conquistam as organizações que estão em busca de um Business Partner. Afinal, eles vão precisar lidar com as relações entre os colaboradores de uma determinada empresa, cada um com perfil diferente.

Entretanto, as estratégias utilizadas por esse profissional não devem ser rasas, devem sempre ter algum tipo de embasamento técnico que justifique seu uso na prática.

Quais habilidades esse profissional deve ter?

Compreendemos que o Business Partner para RH é indispensável para empresas de médio e grande porte, mas quais habilidades esse profissional deve ter? Separamos as mais importantes nos tópicos abaixo para ajudar na identificação do perfil do consultor. Confira agora mesmo quais são!

Boa comunicação

O Business Partner para RH tem o dever de melhorar a gestão empresarial, considerando a comunicação e o desempenho dos colaboradores. Com uma excelente habilidade de dialogar, ele pode ser um ótimo mediador e realizar consultorias.

Ser flexível

Sabendo que esses consultores precisam entender o lado financeiro, bem como o lado dos relacionamentos, é importante que eles estejam interessados em ambos os setores. Somente assim vão ajudar a construir uma empresa mais competitiva e determinada.

Capacidade de influenciar pessoas

O Business Partner sabe mais do que ninguém sobre o comportamento dos colaboradores de uma empresa. Esse profissional, acompanhado de outros membros importantes, precisa saber como persuadir as pessoas. Essa habilidade facilita o diálogo com todos os funcionários, principalmente em momentos difíceis.

Por que contar com a Sociis para colaborar nesse momento?

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Agora você já sabe tudo sobre Business Partner para RH! É de grande importância ter esse profissional para ajudar toda a empresa a seguir em ascensão por tempo indeterminado. Ressaltamos a necessidade de ter a ajuda de uma empresa especializada para manter uma boa gestão do relacionamento entre os departamentos mencionados. Os colaboradores vão ser cada vez mais produtivos!

O que achou do texto? Caso tenhamos despertado o seu interesse em nosso serviço de consultoria, entre em contato conosco! Você vai se surpreender com as vantagens de utilizar nossas soluções em prol de uma melhor gestão de Recursos Humanos e Negócios.

Equipe Sociis RH

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