Enter your keyword

Entenda o que é upskilling e como aplicar esse conceito no RH

Entenda o que é upskilling e como aplicar esse conceito no RH

Entenda o que é upskilling e como aplicar esse conceito no RH

Você sabe o que é upskilling? Antes de apresentarmos esse tema, devemos saber que esse conceito é uma tendência no mercado de trabalho. Além do upskilling, os empreendedores também estão utilizando o reskilling. Ambas as técnicas estão se tornando cada vez mais importantes no mundo dos negócios.

Muitas pessoas consideram upskilling o segredo para o sucesso no espaço corporativo. É preciso identificar as formas de utilizar as estratégias corretamente para aproveitar os benefícios no desenvolvimento e crescimento do seu negócio.

Preparamos este artigo para apresentar o funcionamento desses dois conceitos empresariais tão importantes. Se você está com dúvidas ou tem interesse em saber como aproveitar as vantagens dessas técnicas, siga com a leitura!

Afinal, o que é upskilling?

Upskilling é considerado um componente de suma importância, que auxilia no crescimento a longo prazo e na renovação empresarial. O termo refere-se ao processo de aprimorar as habilidades e conhecimentos dos colaboradores de uma organização. Esse conceito tem foco em treinar os funcionários para que eles cresçam no mercado de trabalho, tornando-se mais qualificados e renomados.

Esses colaboradores também são beneficiados por se destacarem em seus cargos nas organizações. Substituir um funcionário antigo pode custar caro, por isso, os empresários estão optando por investir na formação e na capacitação dos que já têm. É um investimento muito mais barato do que contratar um profissional novo sem experiências na área.

Com treinamentos periódicos e supervisão de gestores, os colaboradores ficam aptos a subir de cargo. Além disso, eles se destacam entre os demais trabalhadores da empresa, servindo de inspiração aos colegas de trabalho. O diferencial do upskilling está no aperfeiçoamento do profissional na mesma área.

Por que upskilling é importante para os profissionais e para a empresa?

Agora que você já sabe o que é upskilling, devemos conferir a sua importância. Qual a razão dos indivíduos no espaço corporativo estarem tão interessados nesse conceito? A resposta para essa pergunta é simples. Esse método é eficaz e garante que os profissionais não fiquem com suas habilidades ultrapassadas. Muito pelo contrário, elas são aperfeiçoadas ao longo dos anos.

O upskilling garante que os profissionais não vão se tornar obsoletos, ou seja, eles vão seguir atualizados. Quando os gestores de RH investem nessa técnica, isso demonstra que eles estão realmente preocupados com a carreira e com o futuro de todos na empresa. É uma forma de motivação para terem treinamento frequentemente e aprimorarem suas aptidões.

Desse modo, os profissionais conseguem subir de cargo até chegarem ao nível mais alto em uma organização. Geralmente, eles começam com o nível pleno, passam pelo sênior e tornam-se especialistas ou líderes. Tudo depende da dedicação desses profissionais em não desistirem de aprender assuntos novos em relação ao seu trabalho.


Qual o conceito de reskilling?

Upskilling e reskilling são conceitos diferentes. Reskilling significa requalificar, ou seja, os profissionais adquirem novas habilidades para trabalhar em outra área da empresa. Imagine um profissional que trabalha como analista e, após alguns meses, esse mesmo indivíduo passa a ocupar um cargo de gerente. Tudo depende da sua dedicação e do investimento por parte da empresa.

O reskilling se trata de desenvolver talentos internos, providenciando treinamentos que aprimorem as habilidades de um profissional. Isso permite que eles cresçam em outras posições e adicionem valor à empresa.

Sendo assim, podemos dizer que, se o upskilling aperfeiçoa as habilidades já existentes para um profissional seguir na mesma área, com o reskilling o trabalhador adquire novas competências para ocupar cargos em outras áreas na mesma empresa.

Qual a importância de desenvolver talentos internos?

Tanto o upskilling quanto o reskilling tornaram-se indispensáveis no mundo corporativo. Você sabia que o talento da sua equipe influencia todas as demais operações empresariais? Até o setor de atendimento ao cliente e as partes burocráticas podem ser prejudicadas por profissionais sem qualificação.

Sem uma estratégia apropriada, as empresas podem sair perdendo e ficar atrás da concorrência, ou pode acontecer de uma empresa ter o seu faturamento reduzido para contratar novos profissionais, quando seria viável investir nas técnicas de profissionalização.

Como upskilling e reskilling são aplicados no desenvolvimento de equipes?

Quando se trata de desenvolvimento em equipe percebemos as diferenças entre upskilling e reskilling com mais clareza. Em busca de uma equipe mais qualificada, começamos com upskilling. Esse primeiro conceito envolve o aperfeiçoamento de habilidades existentes em um profissional. Já o reskilling, é o momento de aprender novas aptidões para trabalhar em um novo cargo ou empresa.

>> Leitura recomendada: [E-book] Guia para construir uma equipe de alta performance

Qual o papel do RH no upskilling?

Não somente os empresários e os diretores da empresa, mas também os gestores de RH devem prestar muita atenção nos demais profissionais. As equipes de RH devem acompanhar as tendências relacionadas ao upskilling, com foco em criar treinamentos e investir na educação dos profissionais que já fazem parte da corporação. Tudo isso envolve dedicação, esforço e persistência ao colocar os planos em prática.

Para que futuramente os empreendedores não tenham problemas com pessoas sem qualificação, eles devem fazer uma triagem. O ideal é conferir durante os processos seletivos quais profissionais devem ser encaminhados ao treinamento e sanar suas dúvidas.

Os colaboradores do RH têm a grande responsabilidade de acompanhar esses profissionais e manter as empresas somente com profissionais dedicados. Eles já são encarregados de realizar os processos seletivos e encontrar os melhores profissionais. Sabendo o que é upskilling, é possível colocar tudo em ordem, mantendo os funcionários da empresa produzindo a todo vapor. É indispensável reforçar que o RH tem um papel de extrema importância para o futuro saudável do mercado de trabalho.

Agora você já sabe o que é upskilling e reskilling, assim como seu funcionamento e benefícios no mercado de trabalho. Se você busca ter uma equipe qualificada e disposta a crescer, invista nos seus profissionais. Além de manter uma energia positiva, não será preciso contratar novos candidatos.

Esperamos que tenha gostado do texto. Esses assuntos transformam a vida dos empreendedores, especialmente aqueles que começaram a empreender há pouco tempo. Fique à vontade e faça um comentário no post do blog. Vamos adorar saber o que você tem a nos contar!

Informações sobre a autora:

Bianca Andrade
Psicóloga e Co-Founder da Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.