Enter your keyword

Por que fazer recrutamento e seleção online? Confira 8 motivos

Por que fazer recrutamento e seleção online? Confira 8 motivos

Por que fazer recrutamento e seleção online? Confira 8 motivos

O método de recrutamento e seleção online se tornou o mais utilizado pelas empresas para encontrar novos talentos para seu quadro de funcionários. Plataformas de networking, como o LinkedIn, criaram uma maneira mais rápida e acessível de encontrar candidatos e ajudar os recrutadores a divulgar suas vagas.

Nele, é possível encontrar um grupo direcionado de candidatos, permitindo que os profissionais de Recursos Humanos pré-selecionem as contratações em potencial, com base nas informações de seus perfis. Existem muitos canais que viabilizam o recrutamento e seleção online e são inúmeros os seus benefícios para a empresa.

Mas você sabe como funciona esse processo digital e os motivos pelos quais deve investir nele? Preparamos este post para tirar suas dúvidas!

O que é e como funciona o recrutamento e seleção online?

O recrutamento online, também conhecido como e-recrutamento, é o processo de encontrar as pessoas certas para uma determinada vaga, usando a internet. A forma mais comum de fazer isso é postar vagas em sites de busca de empregos, publicidade online, listas de empregos, mídias sociais ou sites corporativos.

Isso pode gerar muitas respostas, mas atrair um grande número de candidatos em potencial é apenas parte do processo de recrutamento e seleção online. O benefício real desse sistema pode ser visto quando os recrutadores agilizam o processo, automatizando-o por meio de um software de gerenciamento de Recursos Humanos.

O fato é que o uso da internet para recrutamento tornou mais fácil encontrar candidatos e conduzir entrevistas, bem como processar a papelada necessária para contratar e treinar candidatos.

Por que investir no processo digital?

Existem muitas vantagens em fazer o recrutamento e seleção online para sua empresa. Confira os 8 principais motivos para adotar esse método!

1. Praticidade na atualização de dados

Se um candidato faz o envio de um currículo por e-mail ou, até mesmo, impresso, os dados contidos ali são tidos como definitivos. Caso queira atualizá-los, é necessário encaminhar outro arquivo, o que aumenta o período de coletar, analisar e armazenar.

O recrutamento online simplifica a alteração dos dados. Basta que o candidato ou a organização tenha acesso à plataforma e faça as alterações necessárias. Assim, ficam sempre em dia as informações sobre o usuário, como telefone, endereço, e-mail, formação, e experiências profissionais.

2. Facilidade de cadastramento e acesso

Praticamente qualquer pessoa pode postar um anúncio de emprego online, porque a maioria dos painéis de empregos estabelecidos torna o processo claro, fácil de entender e amigável. Tudo também é muito simples para o requerente, tornando mais rápido e fácil para as partes interessadas se inscreverem no local, em vez de enviar currículos e cadastros por escrito, usando o serviço postal, por exemplo.

 

3. Confidencialidade

Alguns empregadores preferem manter seus nomes ou empresas privadas no anúncio. Isso é especialmente verdadeiro quando uma função de trabalho ou organização é muito sensível ou complexa para ser anunciada online.

Com o recrutamento e seleção digital, os recrutadores podem ocultar o nome de suas empresas ou até pesquisar e entrar em contato com os candidatos diretamente, sem a necessidade de publicar um anúncio de emprego.

4. Redução do tempo de contratação

A maioria dos sites de recrutamento e seleção online usa automação, que permite às empresas começar a procurar currículos de candidatos qualificados minutos após o envio. O sistema avalia as escolhas iniciais, de acordo com os critérios especificados, e emite um alerta quando o currículo de um candidato atender a eles.

O recrutamento online é muito diferente de uma lista de empregos de um jornal convencional. Com ele, seus anúncios são expostos para os candidatos certos, 24 horas por dia.

5. Flexibilidade

Na Internet, você tem muito mais flexibilidade para controlar suas postagens e os currículos que recebe. Se você publica em um jornal e deseja mudar algo no anúncio de emprego, é difícil e, na maioria dos casos, você teria que pagar por uma publicação completamente nova.

Com postagens no ambiente virtual, a maioria das plataformas permite que você edite, atualize e exclua suas postagens e anúncios sempre que desejar.

6. Diminuição de custos

O processo de recrutamento e seleção online pode ser muito lucrativo, se for planejado. Os empregadores podem economizar tempo, design e custos de impressão, selecionando as plataformas específicas para anúncios de vagas. Com pesquisa e planejamento bem-feitos, as empresas podem descobrir quais sites são mais adequados para atrair os grupos de profissionais que deseja recrutar.

Junto ao processo inicial de publicidade, os setores de RH podem até cortar custos, automatizando processos de pré-seleção que, de outra forma, teriam de ser realizados pela equipe da área.

7. Melhor análise

A tecnologia utilizada para o recrutamento e seleção online permite automatizar o estudo e a avaliação dos candidatos e do próprio processo. Dessa forma, as plataformas digitais de emprego permitem filtrar os perfis profissionais, com base em vários parâmetros. A partir do Big Data, podemos analisar o alcance de uma oferta de emprego, por exemplo.

8. Comunicação mais eficiente

É importante para a marca e a reputação da sua empresa ter interações positivas com os candidatos, independentemente de eles passarem pela primeira fase ou serem selecionados para uma entrevista. Portanto, você deve se comunicar com todos que se candidataram a uma vaga em aberto.

Com o recrutamento e seleção online, isso se torna mais fácil e menos oneroso, pois você não precisa pegar o telefone ou enviar e-mails individuais, que demandam muito tempo. Em vez disso, se você usar um software de contratação moderno, poderá enviar mensagens personalizadas em massa para seus candidatos, de uma só vez.

 

Como fazer o recrutamento online?

Existem algumas dicas que podem ajudar na execução do recrutamento e seleção online. Veja!

Escreva as características da vaga

Tudo o que você precisa encontrar no candidato ideal deve estar na descrição de sua oferta de trabalho. Tenha certeza de que as habilidades, certificações e disponibilidade de que você precisa estão lá.

Faça um estudo de mercado

Consulte outras empresas ou negócios que tenham vagas semelhantes à que você vai oferecer, para criar um tabulador do salário que vai propor e os requisitos que você pode solicitar.

Compartilhe ofertas de emprego nas mídias sociais

A verdade é que as mídias sociais são o novo “boca a boca”. Portanto, se você deseja que sua vaga chegue a muitas pessoas, publique-a nessas plataformas. Dessa forma, os usuários poderão compartilhá-la e você terá centenas de interessados ​​​​em se inscrever ao cargo.

As vantagens do recrutamento e seleção online são claras. No entanto, o processo só pode ser realizado de forma eficiente, se você usar as ferramentas e tecnologia certas. O uso de um software de contratação moderno permite que você, sua equipe de RH e seus candidatos se beneficiem totalmente com a simplificação da escolha e contratação.

Ficou alguma dúvida sobre o tema ou gostaria de fazer alguma observação? Então, deixe seu comentário abaixo!

Equipe Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.